A delicadeza do agapanto conquistou espaço na decoração. Originária da África do Sul, a espécie é muito cultivada em canteiros e famosa no paisagismo, pois fica linda quando combinada com outras plantas. Suas flores são uma ótima opção para ornamentar diversos modelos de jardins e ambientes internos. Confira as dicas de cultivo da paisagista Ana Paula Lino, além de fotos e vídeos.
Características do agapanto
O agapanto, ou Agapanthus, é uma planta ornamental conhecida, principalmente, pela beleza de suas flores. Segundo Ana Paula Lino, a espécie também é chamada de lírio-do-nilo, lírio-africano e “flor do amor”, por isso, simboliza afeto entre amigos e familiares. Além de resistir às temperaturas baixas e diferentes tipos de pragas e doenças, é uma planta fácil de cuidar.
As cores mais comuns de suas flores são azul, branco e violeta. A espécie possui hastes florais longas e frondosas, o que a torna ideal para ornamentar ambientes internos. “A flor é muito presente na ornamentação de casas e igrejas, bem como na decoração de casamentos e outras festas”, afirma Lino.
Publicidade
O agapanto é o tipo de flor perfeito para compor áreas externas, como canteiros, campos e maciços. Também é uma boa opção para emoldurar a frente de muros, calçadas e passarelas.
relacionadas
Como cuidar do agapanto
O agapanto é uma planta resistente, exige pouca manutenção e pode ser cultivada em qualquer região. Entretanto, claro, a espécie exige cuidados, por exemplo, um solo rico em matéria orgânica e boa iluminação. Abaixo, confira as orientações da paisagista Ana Paula Lino:
- Irrigação: “o agapanto deve ser mantido em solo levemente úmido e suas regas devem ser feitas apenas quando o substrato estiver seco”. Ana Paula ressalta que a irrigação deve ser equilibrada, sem deixar o solo encharcado ou seco demais.
- Adubação: “a espécie pode ser adubada com húmus de minhoca e NPK 10-10-10. A aplicação deve ser feita antes do período das chuvas”.
- Luminosidade: o agapanto aprecia ambientes de sol pleno e exige no mínimo 5h de sol direto por dia. “A ausência de luminosidade pode impedir por completo o seu florescimento”, afirma a profissional.
- Solo: “o solo ideal deve conter uma parte de terra de qualidade, uma parte de esterco e uma de areia de construção”. Lino também recomenda a correção do solo com calcário para facilitar o plantio.
- Mudas: “a propagação da flor ocorre por meio de divisão de touceiras e bulbos, que são encontrados facilmente em floriculturas e lojas na internet”.
- Floração: o agapanto floresce sempre no final da primavera e no verão. As flores costumam surgir de 6 a 12 semanas após o plantio dos bulbos.
Ana Paula conta que o azul é uma cor rara no Reino Vegetal, e existem poucos plantas no mundo com essa caraterística. Para a paisagista, as flores azuladas garantem belas combinações no jardim. Que tal começar o seu cultivo? Confira mais dicas no próximo tópico.
Vídeos sobre agapanto: curiosidades e dicas de cultivo
Neste tópico, acompanhe uma seleção de vídeos com dicas e curiosidades sobre o agapanto. Além de uma adubação correta, é importante saber podar, fazer mudar e conhecer técnicas de plantio. Confira!
Mais dicas de cultivo do agapanto
Confira curiosidades sobre o agapanto. O vlog traz informações práticas de cultivo, principais variedade e cores, além de ideias criativas de decoração com a flor. O grande destaque do vídeo é uma dica preciosa para tratar doenças causadas por fungos, que podem atingir a planta. Assista e anote todas as orientações extras.
Publicidade
Dicas para podar o agapanto
Nesse vídeo, você encontrará dicas de manejo e orientações de plantio adequado para o agapanto. O vlog também ensina como manter a beleza da flor por meio da poda. A prática resulta na eliminação das folhas secas, o que traz mais saúde à planta e favoresce seu florescimento.
Como fazer mudas de agapanto
O agapanto é uma plantinha que se propaga rapidamente, então, você terá novas mudinhas logo, logo! Nesse vlog, aprenda a fazer mudas por meio da divisão de touceiras de um modo fácil e prático! Vale a pena assistir, pois o vídeo traz o passo a passo do plantio, explicando também todos os cuidados adequados.
Plantio de agapanto em jardim
O cultivo de agapantos em áreas externas é muito comum. Acompanhe o vídeo para aprender a fazer o plantio por meio de bordaduras em jardins. A técnica é ideal para compor calçadas e passarelas, aliás, traz muito estilo aos ambientes. Sem dúvida, vale muito a pena assistir!
Saiba que além de aproveitar toda a beleza do agapanto em canteiros e jardins, você também pode montar arranjos de flores. No próximo tópico, a flor do amor exibe sua graça!
Publicidade
10 fotos de agapanto que mostram a beleza da flor
Seja em um vaso decorativo na sala, em um canteiro na calçada ou ornamento um jardim, o agapanto deixa o espaço mais aconchegante e, até mesmo, romântico. As fotos abaixo mostram a planta em diferentes cores e ambientes. Acompanhe:
1. O agapanto é uma planta ornamental
2. A espécie tem flores nas cores azul, branco e violeta
3. E hastes florais que podem chegar a até 1 metro de altura
4. As flores trazem charme para um jardim simples
5. Ficam lindas em canteiros e forrações
6. Podem ser combinadas com outras plantas
7. E são uma boa opção para margear caminhos
8. Veja que composição moderna e estilosa
9. Explore a criatividade na criação de arranjos.
10. Sem dúvida, o agapanto não passará despercebido na decoração!
Como a especialista informou, o agapanto é perfeito para criar composições com outras plantas. Por isso, conheça a amarílis, que possui flores majestosas, e crie um belo contraste no seu jardim.