Não foi proposital, mas é impossível olhar para as fotos desse apartamento sem pensar em ‘cinquenta tons de cinza’ – não pelo filme, mas pela variedade de tonalidades da cor que aparece no imóvel.
O desafio da arquiteta Bibiana Menegaz era transformar o imóvel dos anos 1980 em um apartamento moderno e contemporâneo, que refletisse a personalidade do morador, um jovem solteiro e bem-sucedido, e que fica pouco tempo em casa, já que é piloto.
A ideia era deixar o imóvel completamente personalizado. E espaço para soltar a criatividade não era o problema, já que eram 130 m² de uma tela em branco. O pedido do cliente era para um conceito de luxo e, ao mesmo tempo, minimalista, com design urbano, mas sem perder a sensação de aconchego de quando estamos em casa.
relacionadas
Com total liberdade para integrar os ambientes, a primeira medida a ser tomada foi derrubar algumas paredes. A ideia de um ambiente único e maior é perfeita para facilitar a visão total de quem está em qualquer parte do cômodo, assim como a continuidade visual. Confira mais detalhes desse projeto, capturado pelas lentes do fotógrafo Marcelo Donadussi:
Ambientes integrados
Com a remoção da parede que aparecia bem no meio do cômodo inicialmente, um novo visual já podia ser contemplado, com a integração das salas de jantar e estar. Para conseguir fazer a divisão dos espaços de maneira suave, o forro de gesso, junto com a luminotécnica e o piso, que setorizam as partes. Para um efeito moderno e impactante foram instalados tipos diferentes de forro que, a um primeiro olhar, parecem flutuar abaixo do teto.
50 tons de cinza
A sala de TV é bem confortável, com estofados que são um verdadeiro convite para uma tarde preguiçosa. Monocromático, o espaço brinca com a cor cinza e suas diversas tonalidades, que aparecem em cada cantinho da sala.
Um cantinho verde
Por mais que o morador tenha uma vida agitada e fique pouco tempo em casa, ainda assim não é desculpa para não ter um pedacinho da natureza no apartamento. Por isso, o ideal, nesses casos, é sempre apostar em plantas que gostem de sombra e demandem pouca manutenção.
Cozinha gourmet
Quando está em casa, o morador gosta de receber amigos. Por isso a aposta certeira foi em uma cozinha gourmet, que tem espaço suficiente para o dono do imóvel cozinhar enquanto coloca o papo em dia com os convidados. Para melhor conforto das visitas, banquetas para acomodar quem bebe um bom vinho enquanto petisca.
Ambiente bem equipado
Uma cozinha bem equipada é o sonho de qualquer pessoa que goste da arte culinária. Nesse ambiente, nada fica a desejar. Bem sóbrio, e ainda seguindo a mesma cartela de cores do restante do apartamento, a cozinha tem design com linhas retas e minimalista. Acabamentos de alto padrão também são vistos de longe, como o tampo da ilha, em corian cinza com cuba usinada. Para completar o espaço, eletrodomésticos de inox, como a geladeira de porta dupla, a coifa, a lava-louças, o forno e o micro-ondas.
Acesso camuflado
Atrás da ilha, os armários altos com portas em melamina preta ajudam também a camuflar a porta que dá acesso à lavanderia. Quando fechada, ninguém imagina que ali é a entrada para um outro cômodo. Quando aberta, torna-se um corredor comprido e espaçoso.
Lavanderia planejada
Como é retangular e estreita, a melhor opção para a área de serviço era apostar em marcenaria planejada. Com grandes janelões que pegam toda a extensão do cômodo, o imóvel é rico em iluminação natural. Para manter a claridade, a aposta foi em armários e bancadas cinza claro, continuando ainda no mesmo tom usado no restante do imóvel e com um toque moderno e minimalista. O tanque, esculpido no granito, fica ao fundo, ao lado da máquina de lavar roupas.
Publicidade
Quarto principal
O principal dormitório preza principalmente pelo conforto. Com móveis em linhas retas, e sem muitos objetos de decoração – já que o morador aposta sempre na praticidade. A grande janela é perfeita para deixar os raios de Sol invadir o quarto todas as manhãs, e a cabeceira ainda esconde uma luz de led, que dá a sensação de conforto ao apagar as luzes principais.
Cômodo espaçoso e cheio de detalhes sutis
De um lado, a grande janela. Do outro, um guarda-roupas espelhado, com porta de correr. O quadro ao lado da cama é o ponto alto da decoração, e no canto oposto, um único criado-mudo. Ao fundo, a porta que dá acesso ao banheiro, num tom amadeirado bem próximo ao do piso.
Banheiro da suíte
Mais uma vez, o cinza impera, também no banheiro. O porcelanato cinza contrasta com o branco da bancada. O espelho flutuante, com luz atrás, ajuda a criar o clima contemporâneo e intimista. O revestimento tem ainda acabamento unificado, tanto no chão como nas paredes, que contribui para a ideia de amplitude.
Revestimento específico para área molhada
Do lado direito da bancada do banheiro esconde-se a espaçosa área molhada, com revestimento que imita madeira – e que dá aquela sensação gostosa de conforto – e ducha direto do teto, para um toque futurista. O box de vidro transparente é perfeito para complementar o cantinho do banho.
Ambiente minimalista
Do lado esquerdo da bancada de silestone branco, a área ainda seca, com o vaso sanitário também escolhido cuidadosamente, já que tem linhas retas, continuando na ideia de minimalismo no espaço.
Quarto multiuso
Embora resida sozinho, como o apartamento é espaçoso, o morador ainda tem um outro quarto à sua disposição, perfeito para as visitas. Cômodo multifunções, de um lado recebe a cama alta e imponente, do outro, a escrivaninha, já que o ambiente ainda faz as vezes de home office. O quadro com formas geométricas, e também na mesma cartela de cores, dá continuidade à atmosfera minimalista do lugar.
Banheiro social
O banheiro social mantém as linhas retas no mobiliário, e o uso certeiro do cinza escuro no gabinete com a cuba em silestone branco, que se destaca no ambiente, que ainda ganhou um armário espelhado com luz de led embutida.
Esse projeto tão lindo prova que uma decoração minimalista também pode ser intimista, desde que cada detalhe seja pensado com cautela. As cores unificam todo o apartamento, que é completamente sóbrio e, sem dúvidas, muito aconchegante, perfeito e na medida certa para um jovem solteiro. Aproveite e confira dicas incríveis para usar cores neutras na decoração.