Está preparado para viver o futuro? Quem era criança na década de 1960 provavelmente cresceu assistindo ‘Os Jetsons’. No desenho animado, de Hanna-Barbera, o lar da família dá um show de automação residencial. Atualmente, é possível ter algo muito semelhante, desde robôs aspiradores até segurança de ponta. Uma casa inteligente oferece diversas soluções cotidianas, que você conhecerá no decorrer da matéria. Acompanhe!
O que é automação residencial ou casa inteligente
O engenheiro José Roberto Muratori, especialista em automação residencial, e o corretor de imóveis André Plati explicam o que significa automatizar uma casa. As expressões ‘domótica’, ‘casas inteligentes’, ‘casas conectadas’ e ‘smart home’ também são usadas para se referir ao mesmo conceito.
Segundo André, a automação residencial “é uma nova experiência em moradia, que proporciona conexão e controle de sua casa e aparelhos eletrônicos”. Assim, os sistemas automatizados podem ser controlados e monitorados remotamente. Os dispositivos são integrados para realizar tarefas de forma autônoma, responder aos comandos de voz e adaptar-se às preferências dos moradores. Como resume José, “a ideia é tornar o controle e utilização da casa mais simples e eficiente”.
Publicidade
A comodidade é o benefício mais evidente, porém não é o único. É possível pensar uma casa inteligente para evitar desperdícios e otimizar os gastos. “No geral, a soma de novas tecnologias de automação vem junto com IOT (a Internet da Coisas) e facilitará cada vez mais nossas vidas, baixando nossos custos, oferecendo mais conforto e, principalmente, integração”, comenta André. No próximo tópico, conheça as vantagens da automação residencial.
relacionadas
Vantagens da automação residencial
André conta que “quase tudo que tem acionamento eletrônico” pode ser automatizado. “Os controles mais comuns e utilizados são cortinas, persianas, câmeras, interfones, aparelhos de ar-condicionado, aquecedores, sistemas de som e luz, banheiras, portas e portões de acesso, sensores de presença, projetores, irrigação e até mesmo alimentador para pets!”. A seguir, acompanhe as vantagens de ter uma casa inteligente.
Automatização de tarefas rotineiras
Com a automação residencial, você pode programar tarefas rotineiras, como acender as luzes ao chegar em casa, trancar as portas automaticamente ao sair ou ter uma cafeteira que prepara café fresquinho todas as manhãs.
Segurança de ponta
A segurança de ponta é uma das vantagens mais atraentes da casa inteligente. Com câmeras de vigilância, sensores de movimento e fechaduras digitais, você pode monitorar sua residência remotamente, reforçando a proteção contra invasões.
Economia de energia
Certamente, você já se deparou com a dúvida: como economizar energia? Por meio da automação residencial, é possível controlar com eficiência a iluminação, o aquecimento e a refrigeração, resultando em uma diminuição significativa dos gastos. Ainda, termostatos inteligentes ajustam automaticamente a temperatura com base em preferências e horários, evitando desperdício.
Publicidade
Conforto e conveniência
Você está na cozinha e quer apagar a luz da sala. Em outra situação, está longe do tocador de música e quer diminuir o volume. Com dispositivos controlados por voz, como assistentes virtuais, basta um comando para o seu desejo ser atendido! Inclusive, é possível programar a geladeira para fazer compras.
Acessibilidade
Para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, uma casa inteligente oferece recursos que facilitam o acesso às funções essenciais, como abrir portas ou controlar a iluminação. Esses fatores auxiliam na independência, bem como na qualidade de vida.
Todas essas vantagens exigem um investimento, entretanto, quanto mais as tecnologias evoluem, mais acessíveis elas se tornam. Segundo José, “um indicador normalmente utilizado pelo mercado é estimar o preço de um projeto de automação em algo que varia de 3% a 5% do valor do imóvel para sistemas com maior grau de tecnologia”. Além disso, como você verá no próximo tópico, é possível automatizar a residência gradualmente.
Como montar uma casa inteligente
A primeira dica de José é contratar “empresas habilitadas e que possuam referências de projetos já executados. Profissionais desse segmento de mercado devem ser treinados e certificados junto aos fabricantes”. Abaixo, confira outras dicas sobre automação residencial:
- Comece devagar: para ter uma casa inteligente, você não precisa comprar todos os dispositivos de uma vez. Comece devagar e adicione gradualmente outros itens conforme sua necessidade e orçamento permitirem. Assim, sem pressa, você se familiarizará com a tecnologia e entenderá quais recursos são mais relevantes para o seu estilo de vida.
- Defina suas necessidades: identifique quais são os principais aspectos que você deseja automatizar em sua casa, como iluminação, segurança, energia, entre outros. Isso ajudará a orientar suas escolhas e investimentos.
- Escolha os dispositivos certos: pesquise os dispositivos inteligentes que atendam às suas necessidades, por exemplo, lâmpadas Wi-Fi, assistentes virtuais, termostatos inteligentes, fechaduras digitais e sistemas de segurança.
- Tenha uma boa internet: considere investir em um roteador Wi-Fi de alta velocidade e em pontos de acesso adicionais, se necessário, para garantir uma cobertura abrangente. Uma conexão estável é fundamental para o funcionamento eficiente dos dispositivos inteligentes.
- Cuide da segurança: mantenha os dispositivos atualizados com as versões mais recentes do firmware e use senhas fortes para proteger sua rede Wi-Fi. Considere também a instalação de antivírus para garantir a proteção contra ameaças cibernéticas.
Para finalizar, André ressalta a importância de “não economizar no fator segurança, prezando por empresas especializadas em automações residenciais. E, principalmente, evitar comprar equipamentos ‘por conta’ e tentar fazer sozinho o trabalho de um profissional”.
Sem os superlativos do desenho animado, com os produtos corretos e mão de obra especializada, você pode começar a montar a sua casa inteligente e se sentir um verdadeiro Jetson! Outra possibilidade da automação residencial é criar um cinema em casa.
Publicidade