O bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana) é uma planta cheia de simbolismo e fácil de cuidar. É uma espécie ideal para cultivar no interior de ambientes. Apesar de sua aparência com caule grosso e do nome, a planta não é um bambu e pertence à família das Ruscaceae, a mesma de outras dracenas. Veja bons motivos para ter um bambu-da-sorte na sua casa e os cuidados necessários.
Significado do bambu-da-sorte
O bambu-da-sorte é originário da África, mas se popularizou no Oriente, especialmente na cultura chinesa. Segundo a tradição, a planta atrai sorte, fortuna, prosperidade e ainda afasta energias negativas dos ambientes. A planta também representa novos ciclos e é normalmente utilizada como presente no início de novas etapas da vida: como mudanças para um novo lar, nascimentos ou Ano Novo.
Para o Feng Shui, a quantidade de hastes atribui um significado diferente à planta:
- Uma haste: simplicidade;
- Duas hastes: sorte no amor;
- Três hastes: longevidade, felicidade e riqueza;
- Quatro hastes: estabilidade;
- Cinco hastes: criatividade;
- Seis hastes: sucesso;
- Sete hastes: boa saúde;
- Oito hastes: crescimento e fertilidade;
- Nove hastes: grande fortuna;
- Dez hastes: realização;
- Vinte e uma hastes: grande riqueza e saúde duradoura para toda a família.
Além disso, caso a planta seja um presente, esses efeitos são potencializados.
Publicidade
Como cuidar de um bambu-da-sorte
O mais legal é que essa planta requer poucos cuidados e pode viver facilmente dentro de casa, já que prefere sombra e claridade leve. Além disso, você pode cultivá-lo tanto na água quanto na terra. Confira as dicas da jardinista Flávia Kremer para que seu bambu-da-sorte tenha longevidade:
- Iluminação: o ideal é manter a planta em meia-sombra ou sombra total; nunca na luz direta, porque o sol direto pode queimar suas folhas. De tempos em tempos, gire o vaso para garantir que todas as folhas recebam luz igualmente.
- Regas: o bambu precisa de solo úmido, mas não encharcado. Então, a rega deve ser de 2 a 3 vezes na semana. Prefira água filtrada ou mineral.
- Adubação: coloque um adubo solúvel em água como NPK 10-10-10 ou adubo para orquídeas uma vez por mês durante a primavera e o verão. Dilua a metade da quantidade indicada. Aplique no solo ou na água de cultivo.
- Substrato: faça uma mistura de terra vegetal com areia para seu cultivo. Se necessário, reponha de 2 a 3 vezes por ano.
- Vasos: se cultivado na terra, o bambu-da-sorte deve ficar em um vaso fundo de cerâmica. Por ter um crescimento lento, pode levar vários anos para ser necessário replantá-lo em um vaso maior. Para cultivá-lo na água, prefira um vaso de vidro ou outro recipiente transparente, para visualizar o desenvolvimento de suas raízes.
- Poda: use uma tesoura limpa para cortar folhas que estiverem murchando ou danificadas. Você também pode retirar folhas para torcer as hastes.
- Propagação: para fazer mudas de bambu-da-sorte, corte a haste em várias seções, garantindo que cada uma tenha ao menos um nó, de onde sairão novos brotos. Plante cada pedaço em um novo vaso.
O bambu-da-sorte é bastante fácil de cuidar e é uma planta muito decorativa, combinando com praticamente qualquer estilo de decoração. Como já foi dito, uma das vantagens do bambu-da-sorte é que ele pode ser cultivado tanto na água quanto na terra. Aprenda a seguir como fazer o cultivo em água e ter uma variação dessa bela planta em sua casa!
Como cultivar bambu-da-sorte na água
O cultivo do bambu-da-sorte na água é bastante elegante, simples e minimalista. Veja como fazer:
- Separe uma muda de bambu-da-sorte, com cerca de 15 cm de comprimento;
- Escolha um recipiente de vidro limpo, pode ser um vaso ou pote;
- Acomode a muda no recipiente de vidro e encha com água filtrada até cobrir a base da muda.
Como torcer um bambu-da-sorte
Outra forma de cultivar o bambu-da-sorte é um vaso com suas hastes trançadas. Esse visual fica bastante escultural e é bastante simples de fazer. Aprenda:
- Escolha hastes de bambu-da-sorte que tenham a mesma altura e espessura similar, caso necessário faça cortes inclinados com a tesoura para ajustes;
- Remova as folhas ao longo do caule e deixe somente as folhas nas pontas;
- Pegue um vaso e coloque uma haste em cada canto e faça suas pontas se cruzarem;
- Prenda as hastes no encontro com um amarrilho plástico;
- Pegue mais uma haste, coloque paralela a uma das hastes e prenda no cruzamento do próximo nó com a outra haste;
- Pegue outra haste e coloque no sentido contrário da anterior e prenda nos pontos de cruzamentos dos nós das outras hastes;
- Siga o mesmo processo com outras hastes até trançar a quantidade desejada;
- Preencha o vaso com pedriscos;
- Coloque água no vaso até o topo.
O processo para trançar ou torcer as hastes do bambu-da-sorte é simples, mas é preciso delicadeza no manuseio. Use fitas aramadas e faça o movimento de acordo com o número de caules e da aparência que deseja dar a sua planta. As possibilidades para ornamentar essa planta são infinitas! Lembre-se de trocar com frequência a água do seu bambu-da-sorte.
Publicidade
Preço e onde comprar
Os preços variam conforme o modelo, tamanho e a presença (ou não) de tranças nas hastes. Mas, na média, um bambu-da-sorte pode custar de R$30 a R$200. Confira opções para você comprar online:
Imagem | Produto | Features | Link |
---|---|---|---|
Planta Artificial Bambu Da Sorte 1 Metro | Confira o preço | ||
Planta Artificial Bambu Sorte 2 Metros | Confira o preço |
relacionadas
10 fotos para te convencer a ter um bambu-da-sorte
Viu só como é fácil cuidar de um bambu-da-sorte? Além disso, a planta deixa o ambiente mais agradável e colabora com o bem-estar. Veja ideias inspiradoras de como inserir a planta na decoração da sala, do quarto e até mesmo do banheiro:
O bambu-da-sorte, além de possuir uma beleza singular, é conhecido por atrair boas energias para o seu lar. E, se você adora folhagens e quer trazer um ar mais vivo para sua casa, conheça também a zamioculca, outra planta linda e próspera para cultivar em ambientes internos.
Amei as dicas vou cultivar 👏👏🥰🥰👍
Sucesso no seu cultivo! 🪴
Eu tenho, ganhei de presente da minha irmã, mas o meu, está com as folhas amarelas, como fazer que ela de folhas novamente?
Olá Daniela, o bambu-da-sorte pode estar sofrendo com excesso de água. Ao regar deixe o solo úmido, nunca encharcado, e espere secar levemente entre uma rega e outra. Para saber quando regar novamente, coloque o dedo no solo e sinta se está seco. É melhor optar por utilizar água filtrada para colocar na planta, caso use água da torneira, deixe descansar durante a noite em um recipiente aberto antes de regar a planta. Além disso, se a planta estiver em um espaço muito escuro, considere movê-la para um local mais iluminado, mas sem sol direto. Espero que as dicas te ajudem a recuperar o seu bambu-da-sorte!
Olá bom dia ! Tenho um bambu da sorte porém ele esta desenvolvendo umas pintas brancas nas folhas pode me dizer porque?
as pintas brancas nas folhas do seu bambu-da-sorte podem ser fungos ou cochonilhas. Limpe folhas com água e sabão neutro e use óleo de neem.