Bambu mossô: como cultivar e inspirações para usá-lo na decoração

Karla Stephen


Atualizado em 12.04.24

O bambu mossô é muito utilizado em ambientes internos e jardins. Símbolo de prosperidade e sorte, a espécie é a queridinha para decorar escritórios, apartamentos e condomínios. Nativa da China, além de ser uma planta fácil de cuidar, ela traz elegância ao ambiente. Acompanhe um guia com dicas profissionais para cultivá-la.

Índice do conteúdo:

Como cuidar de bambu mossô

O bambu mossô, ou phyllostachys pubescens, é uma planta ornamental com boa adaptação às diferentes temperaturas e climas. Para manter a espécie sempre saudável e com folhas bonitas, basta ter atenção ao cultivo, oferecendo bons nutrientes e luminosidade à planta. Abaixo, confira as dicas da paisagista Ana Paula Lino para cultivar o mossô.

1. Irrigação

Foto de bambu mosso 102 - 1

Matheus Ilt

Publicidade

Assim como toda espécie de bambu, o mossô aprecia um solo levemente úmido. No entanto, é importante evitar o encharcamento do substrato, pois o excesso de água pode apodrecer as raízes da planta. Dessa forma, Ana Paula recomenda que as regas sejam feitas apenas quando o solo estiver seco.

2. Adubação

A adubação do bambu mossô pode ser feita com húmus de minhoca e aplicada a cada 2 meses. A espécie também pode receber adubo feito com folhas, pois são ricos em nutrientes e fáceis de encontrar no mercado de plantas.

3. Luminosidade

“O mossô é ideal para ser cultivado a sol pleno, ele deve receber no mínimo 4h de sol direto por dia”. Segundo Ana Paula, a falta de luz solar pode prejudicar a saúde da planta, ocasionando a queda de suas folhas. Para o cultivo em ambientes internos, o mossô também precisa de atenção e deve receber luminosidade com boa frequência.

4. Cultivo

“O substrato ideal deve ser feito com duas partes de terra de boa qualidade, uma parte de areia grossa de construção e uma parte de esterco ou húmus de minhoca”, explica Ana Paula. Para o cultivo em vaso, a paisagista recomenda o uso de recipientes largos, que devem ter no mínimo 40 cm de altura e de diâmetro.

Publicidade

5. Mudas

“As mudas do mossô podem ser feitas com a divisão de rizomas, ou seja, pequenas mudas que ficam embaixo do solo”. Ana Paula ressalta que é possível cultivar a planta através de sementes, porém, nesse caso, a germinação é mais lenta.

6. Como entortar o bambu mossô

Segundo Ana Paula, quando o mossô ainda está em fase de crescimento, o seu caule começa a gerar uma nova casca, chamada de bainha. Para que ele fique em formato de curva, basta retirar essa casca da planta. Assim, ela continuará crescendo, porém em formato curvilíneo.

Para o mossô crescer saudável ao longo do tempo, Ana Paula recomenda a manutenção de seu substrato. A paisagista afirma que é preciso afofar o substrato de duas a três vezes por ano, adicionando também mais terra de qualidade ao vaso.

Saiba mais sobre o bambu mossô para cultivar sorte em seu lar

Após conferir dicas da especialista, aproveite para se inteirar com novas curiosidades e informações sobre o bambu mossô. A seleção de vídeos traz várias dicas que te ajudarão a ter sucesso no cultivo. Acompanhe!

Como plantar bambu mossô em vaso

Publicidade

Nesse vídeo, o youtuber traz informações práticas para plantar o bambu mossô em vaso. Você vai aprender o passo a passo do plantio e quais substratos utilizar no processo. Vale a pena assistir e anotar as dicas de cuidado do mossô nos primeiros meses após o plantio.

Mais dicas para cuidar do bambu mossô

A jardinista Flávia Kremer compartilha mais dicas para cultivar o bambu mossô. Ela fala sobre cuidados básicos, luminosidade e adubação. Também ensina uma técnica antiga usada para modelar a planta, deixando-a ainda mais ornamental. Assista e anote as orientações extras!

Outras curiosidades sobre o bambu mossô

Nesse vlog, o jardineiro Randall traz informações sobre o manejo correto do bambu mossô. Ele ensina a cultivar a planta em ambientes internos, garantindo muitas possibilidades na decoração. Assista e aproveite as dicas valiosas de cultivo.

Seguindo todas as orientações, o mossô certamente crescerá saudável e trará muita beleza para sua casa e jardim. Caso receba boa luminosidade e nutrientes ao longo da vida, a espécie poderá viver por até 15 anos.

35 fotos de bambu mossô para inspirar a sua decoração

O cultivo do bambu mossô traz elegância e sofisticação para os ambientes. Abaixo, confira 35 ideias para ornamentar a sua casa com essa bela planta:

1. O uso do bambu na decoração é sinônimo de tranquilidade

2. No entanto, o bambu mossô também traz sofisticação para os ambientes

3. A espécie é nativa da China

4.Porém está cada vez mais presente na decoração brasileira

5. O mossô é o queridinho na ornamentação de apartamentos

6. Combina com vários modelos de jardim

7. Assim como na decoração de salas

8. Ele pode ser cultivado tanto em áreas internas como externas

9. Além de combinar com diferentes estilos decorativos

10. O bambu é muito utilizado na ornamentação de sala-de-estar

11. Para esse tipo de ambiente, a dica é inovar na escolha do vaso decorativo

12. Você pode escolher vasos com uma coloração mais neutra e elegante

13. Ou apostar em diferentes formatos

14. Em uma decoração mais clean, a planta mostra todo o seu charme

15. Olha esta combinação linda!

16. A composição fica ainda mais bonita quando a iluminação é aproveitada corretamente

17. Esta iluminação superior, por exemplo, valorizou a decoração

18. Na sala-de-jantar, o mossô não passa despercebido

19. Neste espaço, o bambu trouxe leveza à ornamentação

20. Combine o mossô com outras plantas

21. Ainda dentro de casa, a espécie é ótima para decorar espaços entre um ambiente e outro

22. Assim, a área fica ainda mais sofisticada

23. Aliás, a composição com móveis pode dar funcionalidade ao local

24. Também são muitas as possibilidades para a área externa

25. O bambu deixará sua área de lazer decorada mais bonita

26. Faça o contorno de jardins com muito estilo

27. Ou use o bambu para decorar muros e canteiros

28. Você pode usar a criatividade no uso de outras plantas

29. E deixar o seu cantinho ainda mais verde e aconchegante

30. Caso o ambiente não receba luminosidade, opte pelo mossô artificial

31. Ele também é perfeito para quem tem um dia a dia agitado

32. E garante um efeito decorativo muito bonito

33. Aliás, você pode personalizá-lo ao seu estilo

34. Com todas essas inspirações, é fácil se apaixonar pelo bambu mossô

35. Com certeza, a sua casa ficará ainda mais bonita com a presença dessa planta

Gostou das dicas? Você está pronto para usar toda a sofisticação e charme do bambu mossô em sua casa ou jardim! Para deixar a sua decoração mais bonita, cultive também a bromélia-imperial. Ela é ideal para ambientes externos e fica linda com composições de bambus.

comentários
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Karla
Karla

Bom dia meu bambu está com as folhas secas e umas bolinhas acho q são bichinhos brancos. O ambiente que ele fica bate o sol da tarde mas está por trás de uma cortina. As folhas estão secas e ele com caule verde claro será q tem como recuperar?
Gratidão pela linda e informativa página

Andressa Oliveira
Tua Casa
Andressa Oliveira
Respondendo a  Karla

Esses sinais podem indicar a presença de fungos ou cochonilhas no seu bambu-da-sorte. Limpe as folhas com uma solução de detergente neutro e água e depois pulverize um óleo mineral sobre a planta. Melhore a ventilação ao redor da planta também para reduzir a umidade excessiva, o que ajuda a prevenir o crescimento de fungos.