Já pensou em incluir uma banqueta em sua decoração? Por serem peças que não ocupam muito espaço, elas são perfeitas para todos os tipos de propostas e metragens, principalmente para quem não deseja comprometer a área livre para a circulação na cozinha ou em ambientes integrados.
Há centenas de modelos e tamanhos disponíveis no mercado que ajudam a compor a personalidade do ambiente na medida certa. E para escolher a peça ideal, basta definir primeiramente qual estilo deseja seguir, e qual o tamanho é ideal para a sua bancada, mesa ou bistrô. Se a ideia é incluir as banquetas em uma área onde elas possam ser usadas tanto na cozinha como na a sala de estar, investir em uma opção confortável é um diferencial, para que você ou seus convidados sintam-se mais à vontade para permanecer por ali um bom tempo durante o bate-papo.
A designer de interiores Karina Lapezack explica o que devemos procurar em uma banqueta perfeita: “Primeiramente, deve se atentar à qualidade do material. Se for estofada, que seja de fácil limpeza, pois na cozinha sempre existe o risco de sujar com algum molho, alimento ou gordura. Se for de outro material mais resistente, deve ao menos aguentar a umidade de um produto de limpeza, por exemplo”.
relacionadas
6 dicas para escolher a banqueta ideal para a cozinha

Foto: Reprodução / GF Projetos
E para dar continuidade às dicas infalíveis da profissional para escolher a melhor banqueta para a sua decoração, separamos alguns pontos imprescindíveis que devem ser levados em conta na hora da compra:
Publicidade
1. Qual o espaço de circulação necessário?

Foto: Reprodução / GF Projetos
“É importante manter uma distância mínima de 70 centímetros entre a banqueta e qualquer coisa que ficará em torno dela, seja uma parede, outro móvel, etc.”, explica Karina. Esse espaço é necessário para que não aconteça de alguém esbarrar no móvel. Além de ser um inconveniente, a pessoa pode até se machucar.
2. Qual a altura recomendada para banquetas de cozinha?

Foto: Reprodução / GF Projetos
Segundo a designer, a altura deve seguir o padrão da mesa de apoio, sendo ele uma bancada, mesa ou bistrô: “Geralmente, em cozinhas, utilizamos banquetas médias para uma altura de balcão de 90 centímetros, e alta para bancada acima de 1,05 m, mas tudo depende do gosto e estilo de vida de seus usuários, pois sendo idosos ou crianças, é aconselhado utilizar a altura de uma cadeira. Há também as banquetas reguláveis, que neste último caso citado, são as mais indicadas.
3. Dê preferência para banquetas com altura regulável

Foto: Reprodução / Lider Interiores
E falando em banquetas reguláveis, esta é uma opção favorável para quem deseja utilizá-las em outras funções na casa, como complementar o número de assentos na sala de estar ou jantar, por exemplo. “Cada um ajusta da forma que se sentir mais confortável na hora de usar”, complementa Karina.
Publicidade
4. Banquetas com encosto são mais confortáveis

Foto: Reprodução / Figueiredo Fischer Arquitetos
Principalmente para quem deseja passar um tempo a mais sentado nas banquetas. Quando não há apoio para as costas, certamente o usuário se sentirá desconfortável e logo correrá para o sofá.
5. O acabamento da banqueta não precisa ser igual ao da cozinha

Foto: Reprodução / Quattrino Arquitetura
Lapezack explica que a banqueta pode ser a adição de um ponto de cor e/ou textura na composição da decoração. Mas isso não é uma regra. Você pode deixá-la padronizada ao acabamento da sua cozinha ou sala de estar, mas também pode incluir mais personalidade colocando-as como um diferencial.
6. Atenção ao apoio dos pés

https://www.instagram.com/p/CJLjFFklmNo/
Uma banqueta com apoio para os pés é primordial para o conforto do usuário, e garantir firmeza na postura da coluna. Se um adulto passar muito tempo com as pernas “penduradas”, corre o risco de ter inchaço posteriormente. O apoio para os pés evita esse problema.
50 fotos de cozinhas com banquetas que você vai amar
Depois de conhecer algumas dicas e modelos populares, é hora de se inspirar com os melhores projetos com banquetas na cozinha. São diversos estilos e possibilidades que certamente te ajudarão a encontrar a peça dos seus sonhos:
Publicidade
1. Modelo cromado com encosto

Foto: Reprodução / Monise Rosa Arquitetura
A composição de cores neutras ofereceu uma delicadeza especial com as banquetas prateadas, que deram um toque muito sutil de requinte ao ambiente.
2. Cadeiras e banquetas padronizadas

Foto: Reprodução / Monise Rosa Arquitetura
Neste projeto, o morador criou um visual único para a sala de jantar integrada a área gourmet. A altura das banquetas seguiu a linha do balcão, e encaixaram perfeitamente abaixo do móvel.
3. Duas cores

Foto: Reprodução / IARQ Londrina
O balcão de cimento queimado ganhou bancos altos de aço, um de cada cor. O seu design descontraído quebrou um pouco da seriedade da decoração, além de adicionar leveza por conta das cores.
4. Banquetas baixinhas para o balcão

Foto: Reprodução / IARQ Londrina
Os bancos de madeira natural com assentos pretos possuem um design que remetem aos famosos bancos de boteco, um diferencial para a decoração contemporânea desta cozinha.
5. Servindo as refeições na ilha da cozinha

Foto: Reprodução / PB Cadeiras
A superfície clara desta espaçosa ilha ganhou um espaço além da base para acomodar as modernas banquetas. Repare que o modelo permite que o usuário a regule na altura mais confortável, logo, os convidados mais altos não precisam se preocupar em bater os joelhos.
6. Preto, branco e prata

Foto: Reprodução / Utilazer
As peças escolhidas para esta cozinha possuem um estofado que garante todo o conforto do assento, além de seguir a cartela de cores da decoração com maestria.
7. Transparência para o ambiente moderninho

Foto: Reprodução / Max Mello Arquitetura
Com a bancada vermelha como grande destaque do ambiente, a saída foi incluir banquetas mais discretas. Mas, ainda assim, elas têm seu charme. O assento anatômico de acrílico casou perfeitamente com a sua base prateada.
8. Área monocromática

Foto: Reprodução / Max Mello Arquitetura
Mesmo com os tons semelhantes formando um ambiente monocromático, a textura da bancada e das banquetas são diferentes, formando assim uma harmonização agradável na decoração.
9. É uma banqueta ou uma obra de arte?

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer
A decoração toda em linhas retas ganhou um belo destaque com as banquetas que mais parecem uma escultura. Sua estrutura de aço deu ainda mais onipotência a peça.
10. Uma cozinha espaçosa merece uma bancada central

Foto: Reprodução / A1 Arquitetura
A banqueta modelo tulipa é super versátil e prática, por ser de tamanho regulável, leve e fácil de limpar. Neste projeto, a opção na cor preta ganhou destaque ao lado da ilha de madeira natural.
11. Uma versão clean totalmente apaixonante

Foto: Reprodução / Roberto Migotto
Aqui, o modelo tulipa na sua versão branca preencheu toda bancada de estilo escandinavo, que conta com uma cartela de cores clean misturada a materiais naturais, como a madeira.
12. Modelos estofados e com encosto são os mais confortáveis

Foto: Reprodução / Juliana Pippi
…E a sugestão da profissional é optar por materiais impermeáveis, para facilitar a manutenção e garantir uma limpeza perfeita.
13. Um design mais sofisticado

Foto: Reprodução / Juliana Pippi
Se o orçamento permitir, invista em uma peça diferenciada, que inclua ainda mais personalidade à sua decoração. Os materiais nobres utilizados nas banquetas desta decoração garanteam um resultado muito mais requintado.
14. Cadeiras x banquetas

Foto: Reprodução / Olegário de Sá & Gilberto Cioni
Nesta cozinha integrada, a mesa que serve de divisória de ambientes ganhou dois modelos de assento: de um lado cadeiras pretas, da mesma cor da bancada, e do outro, integrando também a sala de estar, as modernas banquetas, quebrando o monocromático das peças.
15. Assento rolha

Foto: Reprodução / Lúdica Arquitetura
Um projeto totalmente fora do convencional, com uma bancada super moderna, feita de concreto, aço e madeira. E para dar mais textura a este visual foram incluídas as banquetas com assento de camurça. Sua base de aço vazado acompanha a solidez dos outros materiais utilizados.
16. Estilo barzinho

Foto: Reprodução / Milena Bomediano Arquiteta
O estilo industrial é uma grande tendência atualmente, e os assentos de aço compõem este tipo de decoração com maestria, harmonizando o chão de cimento queimado com a bancada de madeira.
17. É comum encontrar as eficientes banquetas em decorações modernas

Foto: Reprodução / Juliana Pippi
Principalmente quando se trata de interiores com ambientes conjugados, como este da imagem. Além de otimizarem espaço, contribuem esteticamente na decoração de maneira informal.
18. Filha única

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte
Espaços mais compactos pedem por soluções práticas, e neste ambiente, a única banqueta regulável cumpriu esta função: ela serve para aproveitar uma refeição na bancada da cozinha americana, e também como um assento a mais para a sala de estar.
19. Uma saída para não prejudicar a circulação

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte
Para cozinhas americanas pequenas, é imprescindível que os bancos permaneçam do outro lado da bancada, na linha do ambiente que for conjugado. Assim a circulação não é prejudicada enquanto o usuário prepara ou consome as refeições.
20. Pretinho básico para a cozinha colorida

Foto: Reprodução / Juliana Conforto
A saída para esta cozinha integrada foi equilibrar o colorido utilizado na parte interna do ambiente com outros recursos neutros, como a geladeira, bancada, e claro, as banquetas.
21. Encaixe perfeito para as banquetas

Foto: Reprodução / Juliana Conforto
Se a ideia é deixar as banquetas para o lado de dentro da cozinha, é importante deixar um recuo abaixo da bancada para encaixa-las perfeitamente. Este espaço também é importante para acomodar com conforto as pernas, sem que o usuário tenha que ficar com os joelhos encostados no móvel.
22. Quanto mais, melhor

Foto: Reprodução / Amis Arquitetura & Design
Se o espaço permitir, preencha toda a linha da bancada com um número maior de banquetas. Assim você terá mais espaço para acomodar seus convidados, e ainda cria um preenchimento harmonioso abaixo da bancada.
23. Aproveitando todos os espaços

Foto: Reprodução / Gabriele Barotto
Neste projeto arquitetonicamente planejado, a quina do móvel foi muito bem aproveitada para receber uma pequena mesa, que recebeu dois banquinhos modernos e cleans.
Veja mais fotos de decorações com banquetas
Projetos especiais que podem te dar uma mãozinha na sua escolha:
24. Estilo futurista

Foto: Reprodução / Gabriele Barotto
25. Conjugado com a sala de jantar

Foto: Reprodução / Carolina Vilela
26. Combinando com o gabinete

Foto: Reprodução / Braccini + Lima Arquitetura
27. Branco para a cozinha clean e de extremo bom gosto

Foto: Reprodução / Juliana Lahoz
28. Estilo lanchonete moderninha

Foto: Reprodução / Juliana Pippi
29. O tamanho ideal para acomodar debaixo da bancada

Foto: Reprodução / Renata Basques
30. O contraste entre o rústico e o moderno

Foto: Reprodução / Marília Veiga
31. Quando os materiais das banquetas se alinham à decoração da sala

Foto: Reprodução / Érica Salguero Arquitetura
32. Assentos arredondados para uma decoração com linhas retas

Foto: Reprodução / Bazar Brazil
33. Um ponto de cor em meio a sobriedade

Foto: Reprodução / Marcheli Móveis
34. Estampas e texturas com a cara do Brasil

Foto: Reprodução / YV.Design
35. Confortável e minimalista

Foto: Reprodução / Apto 302
36. Regulável como banquinho e também como “bancão”

Foto: Reprodução / Leticia Araujo
37. Ampliando as acomodações da sala de jantar

Foto: Reprodução / João Vitor Ricciardi
38. Um toque suave de sofisticação

Foto: Reprodução / Marcia Arcaro Design
39. Um pequeno espaço muito bem aproveitado

Foto: Reprodução / BYARQ
40. Um toque natural para a composição contemporânea

Foto: Reprodução / Ludmila Mesquita
41. Delicadeza em forma de tulipas

Foto: Reprodução / Adriana Fontana
42. Como não se apaixonar por esses assentos verdes aveludados?

Foto: Reprodução / Messa Penna Arquitetura e Interiores
43. Fazendo parte da composição da sala

Foto: Reprodução / Grupo PR Arquitetura
44. Preto fosco com madeira, uma combinação que jamais dará errado

Foto: Reprodução / Condecorar Arquitetura e Interiores
45. A cartela de tons terrosos foi quebrada pelo estofado preto

Foto: Reprodução / INOVA Arquitetura
Antes de decidir o modelo da sua banqueta, não se esqueça de medir o espaço que receberá o móvel, tanto a altura da bancada, mesa ou bistrô, como a distância de 70 centímetros entre a parede ou móveis que deve ser respeitada para uma boa circulação. Boas compras!