A begônia está entre as flores para jardim mais comuns e de fácil cultivo. Existem mais de mil espécies e diversas variedades híbridas de begônias, cada uma com seu encanto. A família Begoniaceae é muito apreciada pela beleza das suas flores e de suas folhas. Floresce na maior parte do ano e, apesar da grande diversidade do gênero, os cuidados e cultivo são semelhantes. Confira as dicas da paisagista Clariça Lima para plantar e cuidar de uma begônia:
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Significado
A begônia é uma espécie muito apreciada para a decoração de casas e jardins. Sua flor significa felicidade e delicadeza. É uma ótima opção para presente, principalmente para casais, já que é associada à lealdade e ao verdadeiro amor e considerada pelo Feng Shui um símbolo de prosperidade e fertilidade.
Como plantar begônia
A data do plantio é muito importante para a paisagista Clariça Lima, “pois a begônia prefere climas quentes e não suporta baixas temperaturas”, e ainda acrescenta que “se bem tratada, florescerá durante o ano todo”. Portanto, para a profissional, é “ideal que compre mudas próximas à fase de floração”. Levando tudo isso em consideração, a profissional indica o seguinte passo a passo:
- Passo 1: primeiro, escolha o tipo de begônia conforme o local de plantio. Para os vasos, Clariça indica as seguintes espécies: Begônia sarmentosa (Begonia sarmentacea), Begônia de folha (Begonia x sementacea) e Begônia olmo (Begonia ulmifolia) ou prateada (Begonia venosa). Para canteiros, a mais indicada pela paisagista é a Begonia semperflorens.
- Passo 2: escolha o local para o plantio. Clariça lembra que “as begônias preferem climas quentes e luz indireta”. Para canteiros, ela aconselha plantar em meados de abril.
- Passo 3: com o local escolhido, prepare a terra. Caso seja canteiro, a profissional recomenda uma parte de terra vegetal e uma parte de terra comum de jardim com duas partes de composto orgânico. Já para o plantio em vasos, ela indica o uso de solo enriquecido de matéria orgânica.
Como cuidar e manter uma begônia
Com relação aos cuidados, a paisagista indica regas com frequência após o plantio, até a planta se estabilizar. Após esse período, o ideal é “espaçar mais o tempo entre as regas, especialmente no inverno, deixando o solo meio seco”. A profissional acrescenta que “quando for efetuar as regas, tenha cuidado para não molhar as folhas, apenas o solo”.
Vale lembrar também “que os vasos devem ter aberturas para o escoamento da água não absorvida pela planta”. Com relação a exposição solar, alguns tipos apreciam iluminação indireta, mas a maioria aprecia locais de meia-sombra. Por ser uma planta tropical, não gosta de temperaturas frias, por isso mantenha o seu exemplar em ambientes com temperatura entre 20ºC e 28ºC.
Para a adução, Clariça indica torta de mamona, farinha de peixe ou de sangue, salitre-do-Chile, uréia, nitrocálcio ou NPK rico em N. E recomenda que deve ser feita de 2 em 2 meses. A profissional também dá a dica de remover as folhas e flores passadas, para que não contaminem o solo ao caírem. Além disso, para estimular o surgimento de novos brotos, faça uma poda geral na primavera.
relacionadas
Tipos de begônia
Com uma grande variedade de tipos, a begônia possui espécies mais conhecidas e admiradas por sua folhagem única e delicadeza de suas flores. Veja os principais para cultivar:
Begônia elatior (Begonia × hiemalis)
É um dos tipos mais famosos de begonia devido ao charme de suas flores. Suas cores variam do branco ao vermelho, com variadas tonalidades de rosa. Seu cultivo deve ser à meia-sombra, em locais sem luz solar direta. Esse tipo de begônia vai muito bem em floreiras e vasos em ambientes internos.
Publicidade
Begônia de cera (Begonia cucullata)
Originária da América do Sul, essa espécie é facilmente identificada pelas suas pequenas flores coloridas, que podem apresentar tons de vermelho, amarelo, laranja, branco ou até mesmo versões bicolores. Seu cultivo é indicado tanto para jardins, quanto vasos. Também pode ser conhecida como begônia batida, e é considerada uma PANC (planta alimentícia não convecional).
Begonia rex
A begônia rex chama a atenção por suas folhas com cores vibrantes e desenhos marcantes. Sua folhagem pode variar em tons de vermelho, rosa, amarelo, verde com manchas espiraladas, dependendo de suas variedade. Floresce o ano todo, com flores brancas ou rosadas e adapta-se muito bem em ambientes de meia-sombra ou com luz difusa.
Begonia maculata
A begonia maculata é conhecida por suas folhas com bolinhas brancas. Sua folhagem é verde com formato alongado e possui o verso avermelhado. Seu visual é único e garante uma decoração charmosa para os mais diversos ambientes. É uma ótima planta para dentro de casa, sendo indicada para ornamentar salas, quartos e demais espaços internos.
Begônia asa de anjo (Begonia coccinea)
É uma planta nativa do Brasil, com incidência nas florestas da região sudeste do país. O formato de suas folhas com pequenas manchas brancas lembram o desenho de uma asa, e por isso, seu nome popular é asa de anjo. Suas flores em tons de rosa surgem em formato de cachos pendentes durante o ano todo. Pode ser cultivada a pleno sol ou em meia-sombra, seja em canteiros no jardim ou vasos dentro de casa.
Begônia tuberosa (Begonia × tuberhybrida)
É uma bela planta ornamental devido a suas grandes flores coloridas que podem ser simples ou dobradas. Possui porte pequeno, com altura variável até 40 cm. Não tolera baixas temperaturas, nem sol direto. Por isso, o melhor local para cultivá-la é em um ambiente com bastante luminosidade, mas sem sol direto. Aprecia solo úmido, mas sem encharcamentos. Nas estações quentes, regue a cada um ou dois dias. No inverno, aumente o espaçamento entre as regas.
Com uma variedade imensa você pode cultivar uma linda coleção em casa. Aproveite e aprecie a beleza das begônias e sugestões de cultivo no próximo tópico!
Fotos para se apaixonar ainda mais pela espécie
As begônias são plantas belíssimas e possuem uma gama muito rica e diversificada de espécies. Alguns tipos são apreciadas sobretudo pelo encanto de suas flores, outros pelas suas folhas e algumas por ambas as razões. Veja todo o encanto desta planta e apaixone-se por sua beleza:
1. Perfeitas para decorar
2. Para plantar nas jardineiras
3. Flores pequenas e delicadas
4. As folhas também são uma atração
5. Beleza cheia de significados
6. Mais cores na varanda
7. Pode ser cultivada dentro de casa ou o jardim
8. Perfeita para pequenos espaços
9. Colorações vistosas
10. Folhagem ornamental
A begônia é uma planta cheia de encantos e com uma diversidade enorme. Assim, seja com suas flores delicadas ou com sua folhagem ornamental, a begônia é sempre exuberante. Conforme as dicas que a paisagista Clariça Lima deu, você pode cultivar toda a beleza desta planta na sua casa ou no seu jardim. Aproveite e veja mais opções de plantas fáceis de cultivar.
Amo as plantas inclusive as begonia são lindas demais ,comecei a fazer minha coleção de begonia
As begônias realmente são plantas encantadoras, com sua diversidade de cores e formas 😍🌿🌺
Ganhei uma em dezembro no meu aniversário mais acho que o ambiente onde a deixei não foi muito propício está com poucas flores agora a minha é mini begonia
Para ajudar sua begônia a produzir mais flores, verifique se ela está recebendo a quantidade certa de luz, sem sol intenso. Também é importante fazer uma adubação regular, durante a primavera e o verão.
Gostaria de saber qual begonia ficaria melhor no meu quintal. Aonde quero plantar ela.tem sol a tarde toda.