A begônia maculata é uma planta de visual exótico e encantador. Suas folhas verdes alongadas e assimétricas surpreendem com versos avermelhados e com pequenas bolinhas brancas na parte frontal. Uma folhagem perfeita para adicionar um charme sem igual para sua casa. Além disso, segundo o Feng Shui, traz harmonia para o lar e possui o significado de amor leal e afeto profundo. Uma ótima opção para presentear pessoas queridas. E se você já se apaixonou por essa plantinha, confira dicas de como cuidar e ideias para usá-la na decoração da sua casa!
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Como cultivar a begônia maculata em casa
A begônia maculata é uma planta nativa do Brasil, melhorada geneticamente em laboratório. Na natureza, vive em locais úmidos e sombreados pelas árvores. Em casa, os cuidados para cultivar essa divertida plantinha são fáceis. Confira as dicas!
- Iluminação: é uma planta de meia-sombra ou sombra, considerada ideal para o cultivo em interiores. Dentro de casa, o melhor local para colocá-la é próximo a uma janela bem iluminada, mas sem sol direto. Evite a luz solar direta, principalmente nas horas mais quentes do dia.
- Rega: coloque água de 2 a 3 vezes por semana, mas evite o encharcamento. Antes de molhar a planta novamente, certifique-se com o dedo de que o solo está seco. Caso a planta fique com aspecto caído ou haja queda de folhas, é sinal de falta de água. Evite molhar suas folhas.
- Substrato: deve ser cultivada em solo leve, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. É indicada uma mistura de terra vegetal, areia e perlita.
- Adubação: deve ser feita de forma periódica, cerca de 1 vez por mês. Coloque adubo orgânico, como húmus de minhoca, ou um adubo equilibrado, como NPK 10-10-10.
- Propagação: é possível fazer mudas da begônia a partir de suas folhas. Faça um corte diagonal em seu caule e coloque em um pote com água, troque o líquido diariamente. Assim que começar a criar raízes, escolha um vaso e plante sua muda em um substrato adequado.
- Floração: a begônia maculata produz pequenas flores brancas. Para florir, é necessário que a planta receba algumas horas de sol por dia, preferencialmente no começo da manhã ou final do dia.
- Tutoração: conforme a planta for crescendo, ou se já tiver um exemplar desenvolvido, pode ser necessário amarrar os galhos da planta em estacas ou cabos de apoio.
Os cuidados básicos com a espécie são simples, basta ter mais atenção com a quantidade de rega. Dessa forma, seu exemplar pode durar por anos. Você pode acompanhar mais dicas em vídeo de especialistas em plantas e pessoas que cultivam a begônia em casa. Assista!
Como cultivar begônia maculata em casa
Publicidade
Conheça um pouco da história da begônia maculata e sua origem. Aprenda também sobre os cuidados básicos que a espécie exige com dicas sobre regas, iluminação, reprodução e adubação.
Curiosidades e como cuidar da planta
E para descobrir um pouco mais sobre essa planta, confira as principais características das begônias e surpreenda-se com curiosidades incríveis. Veja também mais dicas para cuidar do seu exemplar e como fazer mudas de forma bem simples.
Dicas especiais para o plantio
Aprecie um pouco mais da beleza da begônia maculata e amplie seu conhecimento para cultivar essa maravilhosa plantinha. Veja como preparar um substrato rico em matéria orgânica ideal para cultivá-la e dicas especiais de regas, além de outras preferências da planta.
Com todos esses cuidados, sua begônia vai ficar linda. Mas atenção: apesar da aparência encantadora, a planta é tóxica se ingerida. Portanto, mantenha fora do alcance de animais ou crianças.
Publicidade
30 fotos de begônia maculata para os amantes das plantas
A estampa dessa espécie chama a atenção e facilmente vira destaque na decoração! Veja ideias que são um charme só:
1. A beleza da begônia maculata é magnífica
2. Suas folhas impressionam com suas bolinhas brancas
relacionadas
3. E com seu formato alongado e assimétrico
4. O sucesso na decoração é garantido
5. Uma planta linda para colocar em qualquer cantinho
6. Dê preferência para locais sem luz solar intensa
7. Ela fica elegante como centro de mesa
8. E embeleza com graça o ambiente
9. Seu visual traz um toque vintage
10. Uma combinação perfeita com um toca-discos
11. Crie belos contrastes no espaço
12. E composições criativas com outras estampas
13. Você pode cultivá-la no quarto
14. Ou até exibir seu charme na cozinha
15. Na sala, a planta com certeza vai se destacar
16. E ser o centro das atenções com sua singularidade
17. Uma aparência tão incrível que nem parece real
18. Dê um toque mágico para sua casa
19. E deixe a decoração mais especial
20. A begônia maculata fica linda sozinha
21. Ou combinada com outras plantas
22. Uma folhagem altamente ornamental
23. Que vai bem em qualquer decoração
24. Desde espaços mais simples e descolados
25. Até composições elegantes e sofisticadas
26. Deixe qualquer ambiente mais agradável e estiloso
27. Uma planta que não pode faltar na sua coleção
28. Com certeza, você não vai cansar de admirar sua beleza
29. E vai se encantar com os seus detalhes
30. Transforme qualquer espaço com toda sua formosura
Tão maravilhosas! Com certeza, adicionar um exemplar dessa planta vai trazer vida para a decoração sem cair na mesmice. E se você ama folhagens com estampas incríveis, veja também ideias e dicas para cultivar a maranta.