Não é de agora que materiais de construção e jardinagem são utilizados de forma criativa na decoração, mas ultimamente este recurso está ganhando cada vez mais destaque. O mais interessante é que se antes estes materiais de baixo orçamento eram usados provisoriamente até que um móvel finalmente pudesse ser comprado, hoje eles fazem parte da decoração como um projeto permanente, principalmente quando utilizados de forma criativa.
Os blocos de concreto são os mais utilizados para cumprir bem esta função. Seus diversos tamanhos e modelos disponíveis no mercado oferecem um ar brutalista à composição, além de versatilidade e praticidade na hora da montagem, já que eles podem se tornar facilmente uma mesa de centro, um criado-mudo, um rack estiloso ou uma estante para livros. O único trabalho que você terá é definir qual o formato e tamanho adequado ao seu projeto, porque de resto, é só tratá-lo ou pintá-lo, e fixar uma peça à outra com um produto específico. E isso, até quem se julga incapaz de executar trabalhos manuais consegue fazer!
Como usar os blocos
Se a ideia é usar os blocos de concreto em sua cor natural, é necessário fazer um tratamento simples com cada peça, aplicando uma camada de hidrofugante. Assim é garantido que os blocos não vão se esfarelar com o tempo. Caso queira pintá-los, esta etapa de tratamento pode ser pulada, basta escolher uma tinta comum de parede que a preservação será garantida.
Para fixar uma peça à outra ou em outros tipos de materiais com mais delicadeza, como madeira, por exemplo, utilize um multifixador de alta adesão. Há no mercado um produto específico para esse fim chamado “Multifix – Fixa sem Prego”, uma cola com elevado poder de adesão que garante fixação rápida e sem sujeira.
Confira as mais diversas maneiras de se usar blocos de concreto em sua decoração na lista de imagens abaixo:
Publicidade
1. Base para estante de livros
Esta estante com duas alturas diferentes entre suas prateleiras foi montada com um único modelo de bloco de concreto. A diferença é que a parte mais alta possui dois blocos empilhados um sobre o outro, e a parte menor somente uma peça.
2. O local ideal para aconchegar suas plantinhas
Você pode aproveitar os vãos de cada bloco para incluir objetos decorativos ao seu gosto. Nesta imagem, o morador aproveitou a prateleira de plantas para incluir em cada nicho novos pequenos vasinhos.
3. Uma escrivaninha com a cara da sustentabilidade
Para garantir a durabilidade das peças utilizadas para a construção de seus móveis, utilize alguns produtos que ofereçam vedação ao material, tanto para os blocos de concreto como para as ripas e tábuas de madeira.
Publicidade
4. Banquinhos para o chá da tarde
Impossível não se apaixonar por este cantinho tão delicado, construído com materiais de baixo orçamento. Os banquinhos de concreto receberam uma pintura especial e pequenos futons fixados com cordas de barbante.
5. Você pode pintá-los da cor que preferir
A tinta utilizada para colorir os blocos é a mesma utilizada para pintar parede. Aí vai do gosto pessoal escolher a cor e o tipo de acabamento que deseja ter na produção da peça. Nesta imagem, a cor utilizada para a estante foi a preta fosca.
6. … mas na sua cor natural também fica bem legal
Neste projeto, o móvel foi instalado por toda a parede, garantindo a sensação de amplitude do espaço, e também servindo como apoiador para objetos decorativos. O segredo é incluir peças que correspondam à personalidade do morador.
7. O vaso perfeito para cultivar uma pequena horta
Com apenas um pouco de terra e algumas sementes, é possível montar uma hortinha super organizada em um ou vários blocos. E se quiser caprichar ainda mais na decoração, não esqueça de aplicar uma camada de tinta de sua cor preferida.
8. Decorando de forma despojada
E falando em decorar com cores, os blocos retangulares utilizados para decorar este cantinho verde foi pintado com duas cores harmoniosas, formando algumas figuras geométricas quando dispostos um ao lado do outro.
9. Aquele centro de mesa que você respeita
Empilhar alguns blocos lado a lado pode oferecer um resultado tão surpreendente quanto versátil. Aqui eles foram dispostos no centro da sala, e as mesas de madeira acomodadas ao lado da grande peça de concreto deram um toque moderno à decoração.
10. A casa das suculentas
Para cada bloco quadrado de concreto pintado de preto, uma suculenta diferente foi plantada, e as menores espécies podem receber pedras de cascalho brancas em toda a borda, para deixar a superfície mais bonita.
11. Rústico e aconchegante
Neste ambiente, a simplicidade e o aconchego não tiraram o charme da decoração: a extensa bancada recebeu 3 pontos de base com blocos quadrados, e diversos objetos e plantas foram espalhados pelo móvel. O espelho redondo deu aquele toque final caprichado, como uma cereja no topo do bolo.
12. Um longo aparador para o ateliê
Você poderá encontrar diversos modelos diferentes de bloco, que podem ser escolhidos de acordo com a proposta que deseja. Peças incomuns dão mais destaque a qualquer projeto, principalmente os que deixam os tijolos mais em evidência.
13. Muro totalmente feito com tijolos
O muro de tijolos vazados ganhou um efeito diferenciado com as peças instaladas lado a lado com uma ligeira inclinação vertical. Arbustos e árvores adicionados por toda a sua extensão garantiram um resultado ainda mais caprichado.
14. Um jeito prático de armazenar os calçados
Perceba que, mesmo com a utilização de materiais simples e rústicos, a composição deste pequeno móvel ficou bem despojada e delicada. Para um melhor acabamento, garanta que a madeira e os blocos sejam devidamente tratados.
15. Concreto + madeira
O melhor amigo de um móvel feito com blocos de concreto, sem dúvidas, é a madeira. Independentemente do tom que o material for escolhido, o casamento entre ambos terá um resultado muito funcional e harmonioso.
16. Aparador x bar
Perceba que é possível executar a confecção de um móvel com blocos de concreto mesmo para quem não tem muita habilidade com trabalhos manuais. Nesta imagem, o morador contou apenas com uma pilha de peças dispostas rente a parede.
17. Decoração rudimentar para a festa no jardim
As plantinhas secas adicionadas em todas as frestas do conjunto de blocos trouxeram mais delicadeza para as peças pintadas de preto, assim como as velinhas acomodadas em cada nicho.
18. Criando divisórias criativas
Para dar este efeito brutalista à decoração, você não gastará mais que R$2,40 por cada unidade de bloco de concreto. Uma solução barata que garantirá muita personalidade e uma enorme economia… do tipo que todo mundo gosta: no bolso!
19. Porta-canetas industrial
Para fazer este porta-canetas super descolado, o bloco de concreto foi feito de uma maneira um pouco diferente dos tijolos comuns que costumamos encontrar. Uma forma específica foi utilizada para obter o formato desejado para cada encaixe e tamanho da peça.
20. A sobriedade do móvel é garantida
O tom neutro dos blocos de concreto permite que você tenha uma decoração mais discreta, se desejar, e ainda te dá a liberdade de incluir mais cores com objetos decorativos e outros apetrechos na composição.
21. Base para os assentos da varanda
Estes bancos para a área externa da casa foram construídos com vigas de madeira lixadas, pintadas e encaixadas nos nichos de cada bloco dispostos nas laterais. Para maior conforto, almofadas confeccionadas sob medida foram incluídas como assentos.
22. Destaque perfeito para as plantinhas
Esta ideia totalmente diferente foi executada para dar mais destaque à planta, utilizando luz direta: o vaso foi instalado dentro do bloco de concreto, dando um contraste bacana entre os dois materiais, e uma luminária comumente usada em jardins foi implantada junto a base.
23. A sala ficou bem mais despojada e funcional
Antes de executar o seu projeto, é importante escolher o tipo de bloco ideal que suporte o peso de sua estrutura, mais o que ele terá em cima. Algumas peças podem ser frágeis demais para aguentar uma televisão, por exemplo.
24. Recursos simples que oferecem modernidade
Utilizar tal material na decoração pode até parecer uma saída improvisada e provisória, mas quando o projeto é bem executado, o efeito pode ser inverso. Veja neste exemplo que os blocos utilizados para a confecção da parede foram os mesmos implantados no rack da sala, que deu um efeito super moderno e jovial ao móvel.
25. Jardim vertical
Áreas externas são os lugares onde mais se usam blocos de concreto, principalmente para a criação de jardins verticais ou hortinhas. As peças intertravadas deixam a composição mais criativa, e os vãos devem ser aproveitados para plantar suas espécies prediletas.
26. Tijolos e vasinhos em um muro só
Este poderia ser mais um muro comum de concreto se não fosse pela adição de vasos de algumas peças com vão para plantas. Existe alguma maneira mais funcional para incluir plantas na área externa?
27. Uma simples mesa de cabeceira
Empilhe alguns blocos e pronto! Você tem uma nova mesa de cabeceira, que também conta com nichos para ajudar na organização de itens que você sempre usa e deseja ter ao lado da cama!
28. Um cantinho repleto de personalidade
Este pequeno bar mostra o quanto este tipo de produção pode ter a estrutura que o executor quiser sem nenhum trabalho. Com apenas quatro blocos, uma mesa baixa foi montada e a sua superfície ficou por conta de uma tábua de madeira envernizada.
29. Banco de apoio do closet
Além de suportar muito bem o peso, os blocos ainda servem como uma luva para armazenar alguns calçados. Escolha uma madeira bem bonita para servir como assento, e preferencialmente, que sejam reforçadas.
30. Um criado-mudo com várias funções
Este móvel da imagem serviu não só como criado-mudo, mas também como suporte para luminária, porta-revistas e livros e até recebeu algumas plantinhas em seu vão e superfície. Não ficou uma graça?
31. Aproveitando cada fresta dos blocos
Se a ideia é colocar um banco feito com blocos e tapeçaria em um ambiente aberto, como em um jardim, quintal e varanda descoberta, não esqueça de impermeabilizar não só as peças sólidas, como também o tecido o assento.
32. Uma senhora adega
Toda a parede do cômodo foi revestida com blocos vazados, e cada um de seus nichos serviu como um perfeito encaixe para garrafas de vinhos e frisantes desta adega brutalista e sofisticada.
33. Discrição para o quarto de adulto…
Há quem acredite que utilizar blocos no quarto não é legal por ser rudimental demais, mas este projeto faz esta teoria cair por terra, não é mesmo? A decoração contemporânea do dormitório não foi nem sequer influenciada pela base da cama.
34. … e descontração para o quarto infantil
Pintados de branco, os blocos não só serviram como base de apoio para a cama deste quarto de menina, como também atua como um verdadeiro expositor de calçados fofos. Com tantas escolhas coloridas na decoração, o resultado ficou perfeito!
35. Decorando os nichos
Adicionar a sua personalidade à um ambiente requer incluir no espaço alguns objetos que representem a identidade pessoal. Sabe aquele objeto que você olha e já pensa: “é a cara de fulano”? É essa a ideia. E foi exatamente isso que a dona deste cantinho especial fez, como pode ser visto em cada vão destas peças.
Confira mais imagens inspiradoras de decoração com blocos de concreto
Saiba como decorar com criatividade e sem precisar gastar muito:
36. Luminária para um ambiente descolado
37. A estante perfeita para armazenar os objetos dos meninos
38. O santuário da inspiração
39. Nichos desproporcionais para a moderna adega
40. Empilhados com maestria para se tornar um perfeito jardim vertical
41. Alguns blocos e tábuas e já temos um sofá para o jardim
42. O abrigo dos 7 anões
43. Um charminho a mais no hall de entrada
44. Uma outra proposta de disposição de blocos na adega
45. O canteiro organizado
46. Os pés da cama também servem como sapateira
47. Dividindo os ambientes sem grandes reformas
48. Aquele detalhe caprichado no canto da casa
49. Servindo como floreira
50. Distribuindo bem as espécies
51. A coluna discreta e perfeita
52. Garantindo a sustentação da mesa de trabalho
53. A estante de livros ficou maravilhosa!
54. Um expositor de bebidas perfeito
55. Sofá em L na sala de estar
56. A base perfeita para a cama
57. Recursos que se adaptam a qualquer espaço
58. Cantinho gourmet personalizado
59. Um jeito econômico de organizar os livros
60. Um bar estiloso e criativo
61. O pendente destacou ainda mais a peça ao lado da cama
62. Um detalhe peculiar atrás do sofá
63. Três pequenos blocos que fizeram uma grande diferença
64. Um cantinho para relaxar ao ar livre
65. Um simples aparador para o escritório
66. Esta mesa central ficou um espetáculo
67. Você pode escolher a forma que quiser para deixar sua decoração mais pessoal
68. Somente os nichos dos blocos deram conta do recado
2 tutoriais práticos para fazer em sua casa
Aprenda como criar dois móveis versáteis para a decoração de um ambiente:
1. Como fazer um banco com bloco de concreto
Veja como é fácil produzir um banco com carinha de sofá com apenas algumas vigas, blocos de concreto e tinta da sua cor preferida.
2. Como fazer um rack para a sala com bloco de concreto
Neste tutorial, aprenda a construir um rack utilizando tábuas e blocos. O interessante é que você pode fazer o móvel na altura que quiser e precisar, basta adicionar mais algumas peças na composição.
Agora que você já viu como é fácil criar uma decoração com blocos de concreto, é só escolher que tipo de peça deseja criar com este material tão barato e funcional. Não há limites para quem tem criatividade! Mãos à obra!