O bordado é uma técnica artesanal que utiliza fios e agulhas para ornamentar tecidos, normalmente com desenhos e letras. É uma das formas artísticas mais antigas, sendo perpetuada por diversas civilizações e se tornando até mesmo identidade de certos povos.
Durante a história, ele também foi usado como decoração de vestimentas, tecidos diversos e tapeçarias. Com a industrialização, o mundo do ornamento sofreu impactos das máquinas de replicação em larga escala.
Apesar disso, o bordado retornou com força nos últimos anos, especialmente quando se trata de presentes feitos à mão. A seguir, conheça os tipos de bordado, aprenda as principais técnicas e confira lindas inspirações para começar o trabalho.
relacionadas
Tipos de bordado para testar
Os tipos de bordado se diferem em questão de material e manuseio da agulha, comprovando que cada técnica carrega uma identidade. Conheça os principais tipos e identifique quais técnicas você mais gostou:
1. Ponto cruz
O ponto cruz é um bordado tradicional, feito em tecido com auxílio de agulha e linha. A técnica principal consiste em bordar no formato de uma cruz até formar frases ou desenhos. Esse tipo é muito utilizado em quadros, capas de almofada, caminhos de mesa e jogos de cama.
2. Bordado livre
O bordado livre é uma ótima técnica para deixar a criatividade fluir. A técnica não possui muitas regras, então você pode explorar diversos pontos na mesma arte. Além disso, o bordado pode ser aplicado em diversos tecidos, como camisetas, jeans, bastidores e ecobags.
3. Ponto russo
O ponto russo tem como característica a impressão de uma imagem em alto relevo. Por conta da espessura, você precisa de uma agulha específica para essa técnica. Apesar do material extra, esse ponto fica lindo em bastidor, tapetes, capas de almofada e detalhes de toalhas.
4. Ponto corrente
Também conhecido como correntinha, é um tipo de bordado que se assemelha a uma ligação de vários elos. Ele pode ser usado como base para outras técnicas e aplicado como decoração em bastidores, camisetas, panos e toalhas.
5. Ponto matiz
O ponto matiz é composto por linhas bem próximas umas das outras. Ele é ótimo para produzir artes com truque de tons, como efeitos realistas, degradês e flores bicolores. Além de ser utilizado em decoração com bastidores, pode ser bordado em panos, toalhas e até chaveiros.
6. Bordado com fita
O bordado com fita é uma técnica que inclui fitas de tecidos, como cetim ou seda, para a criação de um visual incrível. Ele é geralmente encontrado em detalhes de toalhas e panos.
Publicidade
7. Ponto atrás
O ponto atrás é um bordado utilizado como contorno e traçado de linhas, principalmente para letras. Por ser um bordado simples, é comum encontrá-lo com decorações em ponto cruz ou trabalhos em patchwork.
8. Bordado em relevo
O bordado em relevo é uma técnica utilizada em confecções de roupas e diversos artesanatos. Para atingir o resultado, o ponto caseado é uma das maneiras para obter essa superfície extra e até mesmo o uso de EVA pode ser uma solução.
9. Pintura de agulha
A pintura de agulha é a técnica perfeita para criação de desenhos realistas, pois a combinação de diversos fios criam efeitos de cores, nuances e sombras. A técnica se assemelha as estratégias já utilizadas no mundo da ilustração, como o conceito de volume e sombra.
10. Vagonite
O vagonite é uma técnica de bordado que possui um avesso uniforme e impecável, além do uso de formas geométricas sem arremates. Apesar do resultado complexo, a técnica é bem simples, sendo comum em barras de toalha, panos, caminhos de mesa, roupas de cama e bastidores.
Como você percebeu, é possível misturar as técnicas para criar artes únicas. Você pode complementar o bordado com uma linda pintura em tecido, o resultado fica ainda mais singular.
Tutoriais de bordado para aplicar as técnicas
A melhor forma de entender as metodologias é praticando muito. Por isso, é fundamental colocar a mão na massa e se aventurar em todas as técnicas possíveis. Por isso, assista os tutoriais a seguir:
1. Tutorial de bordado para iniciantes em ponto cruz
Uma das técnicas mais simples e fáceis para começar no mundo do bordado é o ponto cruz. Para ajudar os iniciantes, o vídeo ensina os primeiros exercícios de treino. Além disso, confira os materiais necessários e o desenvolvimento para iniciar na arte do ponto cruz.
2. Introdução ao bordado livre
O bordado livre também é uma ótima técnica para os iniciantes. Confira os materiais necessários no vídeo e aprenda a inserir o tecido no bastidor, bem como a técnica de passagem da agulha pelo pano.
3. Aprenda a fazer oito pontos simples
Para quem tem o interesse em explorar outras possibilidades no bordado livre, que tal aprender oito técnicas incríveis? O tutorial ensina a produzir os pontos atrás, pirulito, haste, caseado, correntinha, corrente pesada, mosca e nó francês.
4. Tutorial toalha com vagonite
Com suas formas geométricas, um bordado com vagonite é pura presença. Confira o passo a passo para dar seus primeiros pontos com a técnica, além de acompanhar o processo criativo de um lindo panos de prato bordado.
5. Aulão de pintura de agulha
Como você sabe, a técnica envolve os mesmos conceitos de uma ilustração. Apesar de ser complexo, o tutorial selecionado compartilha os principais conceitos e técnicas para um bordado realista e cheio de personalidade.
Além de prestar atenção no passo a passo, anote os materiais utilizados em cada tutorial, pois cada técnica pede instrumentos diferentes.
15 fotos de trabalhos em bordado para inspirar suas decorações
Entender a parte técnica é muito importante, mas exercitar a criatividade também faz diferença no resultado dos seus bordados. Para estimular sua imaginação, confira lindos trabalhos em bordado a seguir:
1. O bordado é um trabalho artesanal cheio de personalidade
2. Suas técnicas possibilitam diversas formas de se expressar
3. Desde trabalhos detalhistas e realistas
4. Até os mais afetivos
5. Não é à toa que os bordados são perfeitos para presentes
6. Também são usados como lembrancinha
7. E até eternizam momentos da sua vida
8. Para começar os trabalhos com bordado
9. Aprenda primeiro o ponto cruz
10. Depois, explore as possibilidades do bordado livre
11. Aproveite para exercitar a criatividade em cada produção
12. E avance sua técnica quando se sentir a vontade
13. O artesanato exige muita prática
14. Mas o resultado é recompensador
15. E cada trabalho vira uma verdadeira terapia
Para aprimorar sua técnica no bordado, lembre de não apertar tanto os pontos para não enrugar o tecido e evitar pontos soltos. Se você adora se expressar pela arte, confira outros artesanatos fáceis para testar.