“Eu não consigo imaginar uma cama sem cabeceira”. É assim que o designer de interiores Jean de Just define a importância da peça em um dormitório. Além de definir o estilo da decoração, a cabeceira também é responsável principalmente por oferecer conforto ao morador, e quando este móvel é de material estofado, melhor ainda!
Segundo o profissional, a cabeceira além de dar direção à cama, apresenta uma sensação de aconchego e “veste” a parede ao leito. Ela é quem faz toda a diferença em um quarto. Há diversos modelos incríveis e variados que também ajudam a compor a decoração de forma harmoniosa, que vão desde propostas exclusivas, com formatos diferenciados e feitos sob medida, até mesmo os mais populares, como o famoso capitonê, que por ser um modelo versátil, atende bem todos os estilos, como o retrô, clássico, moderno, industrial e até o contemporâneo.
E se você gosta de ousar, o ideal é escolher uma peça que adicione mais cor à decoração. Na verdade, a combinação da cabeceira com a roupa de cama será o grande destaque do ambiente. Afinal de contas, a principal estrela de um dormitório, sem dúvidas, é a cama e seus componentes.
Como escolher a cabeceira ideal
De acordo com Jean, antes de adquirir uma cabeceira, é necessário estudar o tamanho da parede em que a cama ficará encostada. “A cabeceira deve se adaptar ao quarto, portanto, é importante checar o tamanho do pé direito, para que assim a peça não crie uma sensação de que o teto é mais baixo”.
Publicidade
A ilustração acima explica direitinho esta simples regra: uma parede estreita com o pé direito alto precisa de uma peça para destacar a sua largura, enquanto a parede larga com o pé direito baixo, algo que destaque a sua altura. Para paredes com largura e altura proporcional, vale instalar uma cabeceira que harmonize essas medidas.
Quais os revestimentos mais adequados
O tipo de estofado a ser escolhido depende muito da proposta que o morador deseja incluir na sua decoração. Quem busca mais praticidade, principalmente para manter a cabeceira limpa, deve apostar em materiais sintéticos, como o couro. Já quem deseja “aquecer” mais o ambiente, deve optar por um tecido suave ao toque. “Eu gosto muito de fazer cabeceiras com capitonê, revestidas com tecido liso e simples. Também gosto de desenhar cabeceiras com formas diferentes, brincar com os tecidos e criar peças gráficas. Eu sempre digo que a cabeceira é um espaço que você pode ousar na criatividade”, explica o designer.
Qual a forma certa de limpar
O couro e o couro sintético são os mais fáceis de limpar, pois somente um pano úmido já é suficiente para higienizar a superfície. Cabeceiras revestidas com tecido devem ter uma manutenção mais delicada, como utilizar aspirador de pó ou uma escova de cerda macia no dia a dia, e pelo menos uma vez ao ano, realizar uma higienização mais profunda, com produtos específicos ou contratando empresas especializadas.
Adotar alguns cuidados específicos também é fundamental para manter a durabilidade da peça: “use travesseiros firmes, que evitem que você apoie a cabeça diretamente na cabeceira, evitando que assim o tecido suje com mais facilidade”, acrescenta o profissional. E claro, nunca use produtos que não são apropriados para a higienização de sua cabeceira.
Publicidade
130 projetos com cabeceiras estofadas para você se inspirar
Conheça algumas opções variadas de decoração com cabeceiras estofadas, para todos os tipos de tamanhos, ambientes e personalidades:
1. A cabeceira cria uma moldura na cama
A peça estofada com acabamento de tachas (que, de longe, parecem pérolas) ficou ainda mais valorizada com a moldura branca de suas bordas, além de casar perfeitamente com a parede da mesma cor do tecido.
2. E valoriza ainda mais o ambiente
Os espelhos que emolduraram esta cabeceira valorizou ainda mais a decoração do ambiente, aproveitando o reflexo da estampa da parede oposta para criar um efeito ainda mais elegante e sofisticado.
3. Além de adicionar muito mais conforto
O quarto ganhou maior amplitude com os espelhos dividindo a parede na mesma proporção que a cabeceira. E para não tirar a leveza da decoração, o estofado branco seguiu a mesma proposta da cartela de cores clean do ambiente.
Publicidade
4. E você pode usar e abusar da criatividade quando escolher o seu modelo preferido
A cabeceira alta com laterais fez jus à toda a magnitude da cama king size, um conjunto que recebeu grande destaque com a adição do papel de parede de arabescos adamascados. Uma composição clássica e aconchegante.
5. Como esta cabeceira estampada, que preencheu toda a linha da parede
Tecidos estampados deixam a decoração muito mais divertida e jovial, podendo ser combinada não só a paleta de cores escolhidas para o quarto, como também com a roupa de cama habitualmente utilizada.
6. Se preferir algo mais clean, escolha uma cor lisa e sóbria
Para este quarto masculino, a cabeceira cinza foi instalada em toda a largura da parede, acompanhando as cores predominantes cinza, branco e preto, com nuances de marrom presente na madeira e couro das almofadas.
7. O espelho ajudou a criar um efeito de amplitude e profundidade
Se o espaço é pequeno, nada como utilizar velhos e bons truques a seu favor para criar uma sensação de amplitude: aqui o uso de espelhos na parede não pareceu aumentar a altura da parede, como também rebateu o lado oposto do ambiente, criando uma certa profundidade.
8. O capitonê é o modelo mais popular
E pode ser encontrado em diversos formatos, cores e materiais. Este, por exemplo, tem a sua forma vertical, ocupando toda a altura da parede na linha da cama, e ainda ganhou dois painéis em cada lado, deixando a decoração totalmente personalizada.
9. Não é à toa, já que ele deixa o dormitório muito elegante
As cortinas instaladas não só na lateral do quarto, como também atrás da cama, ofereceram leveza e claridade ao quarto. E por ocupar toda a largura da parede, os interruptores foram devidamente instalados na cabeceira, logo ao lado da cama.
10. O casamento perfeito entre a longa cabeceira e o papel de parede provençal
E para contemplar ainda mais esta composição, as arandelas instaladas acima da cabeceira destacaram a estampa do papel de parede, e ainda ofereceu a luz direta necessária para os moradores poderem ler e relaxar sem grandes esforços.
11. Combinada à marcenaria sob medida
O dormitório com metragem limitada teve o seu espaço otimizado com a adição de móveis planejados por toda a extensão das paredes. Perceba que os espelhos nas laterais foram feitos sob medida para acomodar a cabeceira com perfeição.
12. Para camas no canto do quarto, a peça em formato L é primordial
Este é o efeito ideal para quem deseja também criar um ambiente de estar no dormitório, como neste quarto infantil, onde a pequena moradora recebe suas amiguinhas para brincar, e mesmo sendo pequeno, consegue acomodar todo mundo com conforto.
13. Tecidos acetinados deixam o ambiente mais refinado
Para este projeto, a cabeceira de capitonê acetinada seguiu a largura total da parede, acompanhando a linha dos nichos e também a parte inferior do armário suspenso, logo ali na lateral.
14. Duas camas para uma única cabeceira
O quarto dividido por dois irmãos ganhou uma cabeceira única para os dois leitos. Seu tamanho permitiu que as duas camas ficassem dispostas uma ao lado da outra e separada por uma pequena prateleira suspensa.
15. Ou duas cabeceiras para um único quarto
Quando um único quarto é dividido em dois ambientes para garantir a privacidade de suas moradoras, o ideal é executar um projeto que ofereça conforto à ambas: apesar de serem diferentes, as cabeceiras de cada uma atenderam bem esta proposta.
16. A extensa peça emoldurou também os criados-mudos
Este dormitório ganhou três cabeceiras de tamanhos iguais para ocupar toda a largura da parede, valorizando não só o grande espaço do ambiente, como também o papel de parede de listras suaves.
17. Do teto ao chão
A base de madeira da cabeceira preencheu a altura da parede, e ainda seguiu rente ao teto, parecendo uma sanca rebaixada. Já a linha da cama foi delimitada pela parte estofada da peça.
18. Apostas requintadas deixaram o dormitório mais majestoso
Cabeceiras com formatos diferenciados quebram toda a simplicidade e criam composições com muito mais personalidade, como neste projeto, que ficou super charmoso com este toque retrô colonial na decoração.
19. Cores sóbrias para o estilo contemporâneo
Quem não curte muito ousar, ou que enjoa facilmente de cores marcantes, pode e deve adotar soluções mais práticas para mudanças sutis, como adotar uma cartela de tons sóbrios em destaque, e deixar para colorir com adornos pequenos, como as almofadas.
20. Se deseja deixar o quarto mais aquecido, aposte em um estofado aveludado
Além de muito elegante, a sua textura permite uma maior proteção em dias mais frios, e também inclui um certo volume à composição. Neste quarto, o tecido marrom combinou perfeitamente com a roupa de cama azul marinho.
21. O grande ponto de destaque do cômodo
Discorrendo ainda sobre as cores, o quartinho branco deixou de ser minimalista e passou a ser divertido e inspirador com a adição de tons impactantes. A poltrona amarela produziu um casamento perfeito com o azul royal da cabeceira.
22. Duas soluções em um só projeto
Além do painel de tecido cinza disposto em toda a altura da parede, seguindo a linha da cama, uma cabeceira mais baixa e em um tom mais claro foi incluída no projeto, seguindo o estilo moderno da decoração.
23. Aqui, a arandela foi instalada na própria peça
Arandelas podem ser devidamente instaladas na superfície da cabeceira, assim como tomadas e interruptores, principalmente se elas ocupam toda a extensão da parede. Uma solução bem prática e funcional.
24. Em outros casos, ela pode criar uma limitação entre os móveis
Para o quarto com pé direito baixo e parede larga, a peça instalada até o teto permitiu que o espaço fosse mais valorizado, assim como a dica profissional dada no início do post. Perceba como o efeito desta proposta fica incrível!
25. Veja como uma cabeceira estofada dá um efeito super aconchegante ao espaço
Um quarto deve sempre ser aconchegante, independentemente do estilo da decoração proposta. E é justamente essa sensação que a cabeceira estofada inclui no ambiente, com muita sutileza.
26. Para o quarto do casal, foram usadas peças avulsas que se encaixam, formando uma só
… e feitas sob medida para o espaço em que elas foram instaladas. E para criar uma leveza maior ao espaço, a cabeceira seguiu a mesma cor clara do criado-mudo, para contrapor ao azul escuro da parede.
27. Neste também, porém as peças dividiram espaço com um espelho
Um quarto com cama box pede por uma cabeceira bem estilosa, pois é ela que incluirá uma identidade específica ao ambiente. Além do mais, não é nada confortável dormir com a cabeça próxima à parede fria, né?
28. Cores clarinhas para o dormitório minimalista
Mesmo com a cama baixa, a cabeceira estofada se fez necessária neste dormitório simples: o casal encontrou o conforto merecido por seu material suave e também pela iluminação baixa incluída com a instalação dos pendentes.
29. Dividindo as atenções com o painel de madeira
Para o quarto tradicional, a cabeceira quadrada contrapôs a altura do painel de madeira baixo, instalado para receber as arandelas acima do criado-mudo, e também os interruptores e tomadas.
30. Papel de parede listrado para harmonizar com a cartela de cores
Nesta composição, a mesma cor foi utilizada na parede e também na cabeceira, que foram acompanhadas pelo mesmo tom no cimento queimado aplicado na parede da janela. Uma homogeneidade estilosa e super conceitual.
31. Rente ao gesso rebaixado
O legal de ter uma cama box é exatamente esta liberdade que você terá para procurar a cabeceira dos seus sonhos, ou mandar confeccionar na medida certa para o seu espaço, deixando o seu projeto de decoração ainda mais personalizado.
32. Um toque turquesa para um ambiente todo branco
Outra solução infalível para adicionar mais cor à um ambiente clean é apostar em uma cor marcante para a sua cabeceira estofada. Veja como o azul Tiffany deu um toque feminino e delicado à este quarto!
33. Uma linha estofada na altura dos travesseiros
A cabeceira incluída na marcenaria do dormitório permitiu que os criados-mudos suspensos fossem confeccionados com o mesmo material da moldura da peça, e ainda ganhou um maior destaque com a fita de led instalada rente a borda.
34. A estampa escolhida deixou a decoração muito mais feminina
E por ser o grande destaque do ambiente, não precisou de mais nada para compor a decoração do quarto. Dessa forma, a estampa não fez com que o quarto pequeno parecesse menor.
35. Painel x papel de parede x cabeceira
Use a sua criatividade para compor uma decoração carregada de personalidade, sempre pensando em soluções que favoreçam o ambiente, tanto em relação ao seu espaço, como também um resultado agradável aos olhos.
36. Um verdadeiro aposento de rainha!
Os detalhes dourados da cabeceira capitonê e também do gaveteiro entraram em perfeita harmonia com as cores cleans utilizadas nesta decoração clássica e com um toque retrô.
37. … e uma bela luz focada, instalada na sanca, também!
A luz direta oferece ainda mais conforto ao espaço, além de destacar a decoração com mais personalidade. Neste projeto, este recurso deixou a cabeceira e os painéis laterais ainda mais em evidência.
38. Peças de cores sortidas, encaixadas como Tetris
Esta opção além de ser diferenciada, ainda é uma ótima inspiração para quem gosta de botar a mão na massa e produzir a sua própria decoração, pois precisaria somente de algumas placas de madeira, espuma e tecidos de cores sortidas para confeccioná-la.
39. Na dúvida entre uma cabeceira grande ou pequena?
… fique com as duas! Para a grande metragem, o projeto recebeu um grande painel estofado do teto ao chão, seguindo a mesma cor predominante da decoração, enquanto a cabeceira menor branca quebrou a homogeneidade dos tons terrosos.
40. Tudo branquinho, com um leve toque de lilás
Para que a decoração do quarto de menina acompanhe o crescimento da pequena moradora, sem exigir grandes reformas futuras, invista em uma mobília neutra, que possa agradá-la em qualquer fase da vida. A escolha de uma cabeceira branca, por exemplo, é infalível!
41. A cabeceira suspensa é uma adição de modernidade ao projeto
Esta decoração contemporânea contou não só com uma cabeceira estilizada, feita sob medida e com nichos laterais, como também algumas outras propostas incluíndo texturas macias, como as almofadas e o pelego.
42. Preenchendo toda a largura da parede
Para seguir o conceito tradicional deste ambiente, a cabeceira casada ao espelho na mesma parede novamente foi utilizada, mas desta vez para aconchegar uma cama modelo baixo. A marcenaria ainda conta com uma espécie de prateleira na parte inferior do móvel, valorizando ainda mais o pé direito do cômodo.
43. As luzes evidenciaram também a texturização da parede
E o efeito 3D criado por este truque é fantástico! Tudo isso ajudou a adicionar mais vida à cartela de cores homogênea, e ainda criou mais volume à cabeceira bege.
44. O couro escuro é um charme a mais na composição
E perfeito para uma composição unissex do quarto de casal. O couro além de ser um material super fácil de limpar e com boa durabilidade, ainda deixa a decoração com um ar mais maduro e formal.
45. Uma escolha delicada para o quarto feminino
Veja como a cabeceira deste quarto de solteira deixou a decoração muito mais nobre e delicada, por conta do seu acabamento feito de tachinhas. A colcha de tricô e a parede pintada de salmão completaram a feminilidade do cômodo.
Veja mais inspirações de projetos com cabeceiras estofadas
Os projetos a seguir apresentam peças super versáteis e atemporais, que cabem em qualquer estilo de decoração:
46. Aquele dormitório estilizado com um toque de glamour
47. O preto e o cinza são as cores de destaque neste ambiente
48. Cabeceira dupla para o espaço das meninas
49. Texturas sofisticadas e elegantes para compor a decoração
50. A cama king size ganhou uma moldura a sua altura
51. Um toque industrial para o quarto do casal
52. Para tons neutros, uma textura vai bem
53. Cabeceira vermelha na parede de tijolinhos brancos
54. O estofado branco trouxe equilíbrio às estampas e volumes
55. Estampa floral combinada ao couro marrom
56. Delicada como a cor turquesa
57. Um projeto literalmente gigantesco!
58. Formato diferenciado e divertido
59. Quando as escolhas são tão aconchegantes que fica difícil levantar da cama
60. Cabeceira suspensa estofada em couro
61. O modelo preso à parede seguiu a mesma linha do quadro
62. Para dar ainda mais conforto, o tapete da mesma cor foi adicionado
63. Quem disse que o berço também não pode ganhar uma cabeceira?
64. Para opções mais altas, dá até para abusar da altura do abajur
65. A predominância do preto cria uma atmosfera mais elegante ao ambiente
66. As colunas laterais contornando a cabeceira deixaram tudo mais moderno
67. A peça com detalhes dourados é clássico e dá um ar colonial a decoração
68. E se os móveis seguirem o mesmo estilo, melhor ainda!
69. Combinando com as almofadinhas e com a cortina
70. Modelos quadrados e de tons neutros são perfeitos para decorações tradicionais
71. O couro branco esbanjando charme no dormitório clássico
72. Você já viu como uma cabeceira com moldura fica um arraso?
73. O capitonê temperando o espaço com romantismo
74. Adicionando mais cor no ambiente composto por referências góticas
75. Cabeceira suspensa com iluminação de led
76. Modelo em formato L acompanhando a linha do criado-mudo
77. A textura macia do estofado deixou a composição muito mais leve
78. Cartela de cores tom sobre tom
79. Cabeceira estofada com armação de madeira
80. Projeto com dois níveis diferentes, destacados pela iluminação planejada
81. Escolhas simples, mas sem deixar o conforto de lado
82. Acoplada à marcenaria da cama
83. Para camas que são instaladas abaixo da janela, o ideal é escolher uma opção baixa
84. Estampas e texturas harmoniosas e modernas
85. Estendendo-se ao longo da parede e também no teto
86. Somente a linha da cama ganhou um acabamento estofado colorido
87. Cartela de tons de cinza com nuances de bege
88. Quando até o lustre combina com a cabeceira
89. A ampla cabeceira contornou toda a região do leito
90. O painel marmorizado deu mais personalidade à composição
91. Delicada como todos os itens deste quarto de menina
92. No perfeito estilo parisiense
93. Estofado rosa quartzo para acompanhar toda a graciosidade da decoração
94. Para dar um toque refinado, um estofado perolado
95. E para um resultado ousado, aposte no vermelho
96. Alguns modelos com capitonê são perfeitos para quem busca o estilo retrô
97. Ou temperar com um charminho aquela decoração moderna
98. E também deixar o quarto da menina com cara de recanto da princesa
99. Ou a suíte principal ainda mais requintada
100. Marrom e bege para não ter erro
101. As cores claras trazem uma leveza maior à decoração
102. Como neste projeto, em que o branco deu um contraste incrível ao piso escuro
103. A cabeceira marrom ornou com a marcenaria dos espelhos
104. O estilo colonial do capitonê combinado às cortinas de voil
105. Cabeceira suspensa com efeito geométrico
106. Os dois blocos instalados na cama de casal também servem individualmente para a cama de solteiro
107. O painel de madeira branca criou um vão entre a cortina e a cabeceira baixa
108. Inclua uma roupa de cama que combine com o estofado
109. Uma estampa rústica para quebrar o minimalismo
110. Quadros acima da cabeceira vão deixar o quarto um luxo!
111. A cor branca é ideal para quem busca um toque delicado na decoração
112. Tecidos acetinados e lisos são super modernos e estilosos
113. O painel não precisa ser necessariamente do mesmo tamanho da cabeceira
114. Um acabamento mais caprichado deixa tudo mais refinado
115. Não tem como errar com a cabeceira de couro
116. Capriche na mobília em volta da cama
117. E também nas cores, para representar bem a sua personalidade
118. … e também o seu estilo e gosto pessoal
119. A cabeceira ganhou uma prateleira para o cantinho do bebê
120. Parede revestida com madeira, espelho e, claro, a cabeceira estofada
121. Um verde para harmonizar com a parede estampada
125. Uma cor sóbria para o papel de parede listrado
126. Contornada com madeira
127. A combinação do branco com o painel atendeu a proposta contemporânea do ambiente
128. Capitonê x estampa animal print
129. Cores neutras para o quarto feminino
130. As listras verticais colaboraram para alongar o pé direito do quarto
Aprenda a fazer a sua própria cabeceira
Se a ideia é economizar e produzir a sua própria cabeceira, abaixo você encontrará tutoriais que ensinam de modo prático a execução de alguns modelos super bacanas, e o melhor, sem precisar investir muito:
Cabeceira de capitonê
Com este tutorial você vai aprender a fazer uma cabeceira de capitonê utilizando materiais simples, como chapa de madeira, tecido tipo suede, acrilon e tachinhas.
Cabeceira em placas
Sabe aquelas cabeceiras incríveis que você viu ocupando toda a largura da parede em alguns projetos da lista acima? Neste vídeo, você aprenderá a fazer uma peça igualzinha, utilizando várias placas, espuma e tecido.
Cabeceira emoldurada
Neste projeto, tampinhas de garrafa aparecem como os botons da cabeceira. Assista e veja a facilidade de produzir a peça sem muito custo e nem sujeira!
Do teto ao chão
Com papelão Paraná, espuma, cola de contato e tecido você pode fazer a maior cabeceira dessa lista. E é bem simples e barato. Uma cabeceira bem bonita, que muda completamente o quarto e que cabe no bolso!
Depois de conhecer projetos inspiradores e tutoriais que comprovam que não precisa gastar muito para ter uma peça linda e confortável, só fica sem cabeceira quem quiser!