O capim-dos-pampas, tão apreciado na decoração das décadas de 60 e 70, volta com força total para os lares! Do boho chic até as decorações minimalistas, essa planta, também conhecida como cortadeira, puma ou penacho branco, dá um toque retrô a decoração de qualquer ambiente e combina com a decoração de casamentos e festas. Confira abaixo como cultivá-lo em casa e ideias de como usá-lo na decoração com tutoriais de arranjos incríveis.
Como cultivar
O capim dos pampas (Cortaderia selloana) é uma planta com origem na América do Sul, especificamente no Brasil e Argentina, que se desenvolve bem em regiões de clima Tropical, Subtropical e Temperado, já que é uma espécie tolerante ao frio. Veja as principais dicas para cultivá-lo no seu jardim:
Publicidade
- Iluminação: o capim-dos-pampas deve ser cultivado a pleno sol. Assim prefira plantar em locais que recebam uma boa dose de sol por dia, de 4 a 6 horas diárias.
- Regas: faça as regas de forma periódica e evite encharcar o solo.
- Substrato: cultive em solo fértil, rico em matéria orgânica.
- Mudas: é possível multiplicar a planta pela divisão de touceiras.
- Época de floração: o campim-dos-pampas floresce durante o final da primavera e verão, nos meses de dezembro a março.
O capim-dos-pampas possui inflorescências bem chamativas nas cores brancos, levemente prateadas ou rosadas. A espécie pode atingir até 3m de altura e seu cultivo no paisagismo se dá em maciços pelo gramado ou canteiros, mas também fica lindo utilizado como flor de corte na composição de arranjos. Uma dica para preservar sua plumagem é aplicar spray de laquê, logo após o corte ou compra da planta. Refaça a aplicação a cada 30 dias.
relacionadas
25 fotos de capim-dos-pampas na decoração ou paisagismo
Essa tendência com ar vintage vem na onda da decoração com flores secas e é uma ótima alternativa para quem ama plantas, mas não tem muito tempo para cuidar. Nada melhor para completar seus ambientes com o capim-dos-pampas, olha só:
1. O capim-dos pampas é uma ótima decoração natural
2. E combina perfeitamente com o estilo boho chic
3. Você pode usá-lo em um vaso grande
4. Ou então na decoração da sala
5. Também fica lindo no jardim
6. Essa planta fica incrível em qualquer ambiente
7. Hastes grandes são ótimas para dar altura à decoração
8. Já as hastes menores ficam incríveis sobre a mesa
9. Suas “plumas” costumam ter cores claras
10. Porém é possível encontrar exemplares mais escuros
11. Use os diferentes tons para criar arranjos lindíssimos
12. Essa tendência fica ótima com outras flores secas
13. Além de outros elementos naturais, como madeira e pedra
14. A planta dá charme ao quarto de bebê
15. E encanta na sala de estar contemporânea
16. Poucos galhos já dão personalidade ao bar
17. E arranjos maiores fazem sucesso na decoração de festas
18. Especialmente em casamentos rústicos ou ao ar livre
19. Independente do ambiente escolhido
20. O capim-dos-pampas encanta a todos
21. E com certeza vai deixar a decoração do seu lar ainda mais linda
22. Exiba toda a sua beleza
23. Em harmonia com a arquitetura
24. Uma planta que combina muito com um casamento no campo
25. Uma delicadeza para sua decoração
Agora que você já sabe aonde usar essa planta linda, veja como você pode criar arranjos com ela ou até mesmo criar uma versão artificial!
Como fazer arranjos e decorações com capim-dos-pampas
Comuns na região dos pampas gaúchos, a planta ganhou espaço no design de interiores e aparece em lares de todo o Brasil, além de ser supercomum no exterior. Nos vídeos abaixo você vai aprender a criar diversos arranjos com as hastes dessa planta, além de tutoriais para recriá-la em casa:
Como fazer arranjo com capim-dos-pampas e flores secas
As flores secas são belas, rústicas e rendem arranjos fantásticos! Confira o vídeo e veja como criar composições perfeitas para decorar comemorações, como as festas de Natal.
Arranjo de capim-dos-pampas grande
Se você precisa de um arranjo grande e cheio de volume, esse vídeo vai cair como uma luva! Nele, você aprende o passo a passo para reproduzir um arranjo grande de capim-dos-pampas em um lindo cesto trançado.
Como fazer maxi guirlanda com capim-dos-pampas
Que tal unir duas tendências na decoração do seu evento? O vídeo acima mostra toda a criação de uma linda maxi guirlanda, desde seu projeto, até os mínimos detalhes.
DIY capim-dos-pampas artificial
Se você não encontra a planta na sua região, mas ainda assim quer muito utilizá-la na decoração, aposte em sua versão artificial. Você pode criar o capim-dos-pampas com poucos materiais, como lã, arame e fita craft. Assim pode produzir diversos arranjos gastando pouco!
Capim-dos-pampas artificial com barbante
Nesse vídeo você vai aprender mais uma opção de um lindo arranjo artifical com essa planta. Porém o tutorial utiliza apenas barbante, fixador de cabelo e palitos. Aperte o play e confira todas as dicas.
Apaixonante, não é mesmo? Aproveite para conferir também outras dicas de como usar as flores secas para decoração.