A casa de alvenaria é um dos estilos de construção mais populares entre os brasileiros. Esse tradicional sistema construtivo tem como base a sobreposição de tijolos ou blocos, colados por uma argamassa para a formação de estruturas e paredes. O termo alvenaria deriva da palavra alvener, que tem origem árabe e significa pedreiro. A construção em alvenaria é um modelo consolidado há anos no país, pelo baixo custo e facilidade de acesso aos materiais e mão de obra. Além disso, a alvenaria é resistente e garante uma construção estável e durável por muitos anos.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Tipos de casas de alvenaria
A alvenaria pode ser dividida em dois tipos principais: convencional e estrutural. Veja as características e diferenças entre elas.
Alvenaria convencional
É o sistema construtivo mais conhecido para casas e edifícios comerciais. Na alvenaria convencional, os blocos utilizados têm apenas a função de vedação, para formar paredes e fechar ambientes. Estruturas para sustentação, como vigas, lajes e pilares, são feitos normalmente em concreto. Para a vedação podem ser utilizados tijolos cerâmicos, de concreto ou ecológicos. Para deixar os tijolos aparentes, basta dispensar o uso de reboco.
Alvenaria estrutural
Nesse caso, como o nome já diz, a alvenaria tem função estrutural. Dessa forma, os tijolos, além de formarem as paredes, têm a função de sustentar a construção e dispensam o uso de vigas e pilares. Os blocos estruturais, que não são os tijolos comuns, podem ser de cerâmica, concreto ou sílico-cálcario e são fabricados especificamente para esse tipo de construção.
Vantagens da casa de alvenaria convencional
Não é por acaso que a casa de alvenaria é o tipo de construção mais comum no Brasil. As suas vantagens são várias, entre elas se destacam:
- Fácil acesso à materiais: os principais materiais utilizados são tijolos cerâmicos e concreto. Esses insumos são facilmente encontrados em depósitos de construção, mesmo em cidades menores.
- Liberdade na composição dos espaços: os ambientes podem ser feitos conforme a criatividade e a necessidade de cada um. Além disso, caso necessário a casa pode ser facilmente ampliada ou reformada depois de pronta.
- Mão de obra barata: por ser o estilo de construção mais difundido, é fácil encontrar profissionais habilitados para a construção de uma casa de alvenaria convencional e com um custo menor, principalmente quando comparado à outros sistemas, como o steel frame.
- Estabilidade: as casa de alvenaria se destacam por sua resistência ao tempo. Os materiais utilizados, como tijolos e cimento são resistentes ao fogo e à cupins e possuem uma durabilidade que pode chegar a 100 anos. Além disso, são recomendadas em locais com variações climáticas e com alta intensidade de ventanias.
Apesar de suas vantagens, a casa de alvenaria pode não ser a construção ideal para quem procura por um estilo mais rústico, como uma casa de madeira. Outra desvantagem que pode pesar na decisão é o tempo de obra e o desperdício de materiais que é maior que em outros sistemas, como o pré-fabricados. Caso ainda esteja na dúvida para escolher o método construtivo para sua casa, consulte um profissional. As orientações de um arquiteto ou engenheiro vão te ajudar a definir o melhor para o seu caso.
relacionadas
Preços da casa de alvenaria
O preço para a construção de uma casa de alvenaria pode variar conforme a região, os acabamentos utilizados, o estilo desejado e da metragem da residência. Entretanto, segundo dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil no Brasil, o SINAPI, o preço médio para construção de uma casa de alvenaria no Brasil em abril de 2024 é de R$ 1.736,37 por metro quadrado, considerando custos de materiais e mão de obra. Dessa forma, para construir uma casa de 100 m², o gasto aproximado seria de R$ 174.000,00.
São diversos fatores que podem influenciar no orçamento. O tempo de construção também é algo que pode variar significativamente, conforme a metragem da casa e a condição do terreno, especialmente em épocas de chuvas. Por isso, vale investir em um bom planejamento e gereciamento, para garantir que a obra seja construída dentro do prazo estimado e também diminuir desperdícios e gastos desnecessários com materiais. Para começar a planejar sua construção, o primeiro passo é definir a planta da casa. Veja a matéria com sugestões de projetos!
Publicidade