O filme nacional “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, fez sucesso nas bilheterias, premiações, críticas e é cotado ao Oscar 2025. Tanto que a atriz brasileira Fernanda Torres, que interpreta a protagonista Eunice Paiva, ganhou o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz. A história da família Paiva traz uma casa como um dos principais cenários do longa. A residência fascina os fãs além das telas e tem atraído visitantes que vão garantir um registro com a famosa fachada. Conheça todos os detalhes dessa obra e sua localização!
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Veja fotos da residência onde o filme foi gravado
A casa usada para as gravações do filme “Ainda Estou Aqui” fica em uma esquina, nos cruzamentos das ruas Roquete Pinto e João Luiz Alves, no bairro da Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Trata-se de um imponente sobrado de 460 m², construído em 1937, que conta com quatro suítes, quatro salas, elevador, piscina e um extenso jardim. Na parte externa, as venezianas verdes e detalhes em pedra se destacam nas paredes brancas.
A casa foi alugada para retratar o lar dos Paivas por sua semelhança com a casa original. Para ser usada como cenário, a equipe de produção do filme fez ajustes de modo que o local ficasse fiel à época dos acontecimentos e transmitisse a atmosfera dos anos 70. O portão elétrico foi substituído por um modelo mais antigo e paredes e pisos foram cobertos e envelhecidos. Além disso, reformas pontuais foram feitas no muro e na varanda para que a casa ficasse mais parecida com a residência original da família.
Atualmente, a casa está desocupada e à venda por R$ 15 milhões. Todas as adaptações feitas para as gravações foram desfeitas, mas seu papel no filme garantiu que ela se tornasse um marco cultural e um ponto de visitação para os fãs da produção.
Residência original
Infelizmente, a verdadeira casa da família Paiva não pôde ser utilizada nas filmagens, pois já não existe. O imóvel ficava na Rua Delfim Moreira, n° 80, na orla do Leblon, no Rio de Janeiro. A família morou por anos no imóvel que ficava de frente para a praia do Leblon.
Após a mudança dos Paiva, a casa teve seu destino transformado e passou a abrigar um restaurante, até ser adquirida por uma incorporadora nos anos 1980. Posteriormente, foi demolida para dar lugar a um condomínio de luxo, apagando os vestígios de uma residência que foi cenário de momentos históricos e pessoais significativos.
relacionadas
A casa do filme “Ainda Estou Aqui” transcendeu às telas, tornando-se um elemento cultural que conecta história e arte. Sua recriação, assim como a narrativa emocionante do filme, perpetua a memória da família Paiva e dos desafios enfrentados durante a ditadura militar. Veja mais sobre casas antigas e dicas para preservar suas memórias e histórias!
Publicidade