Se ter uma piscina em casa já é sinônimo de alegria e sofisticação, imagine então ter uma cascata para embelezar ainda mais sua piscina! Deu para imaginar? Este item pode compor muito bem a decoração da área externa de sua casa, deixando o ambiente ainda mais moderno e com um visual incrível! Mesmo como elemento decorativo, a cascata ainda proporciona um clima de relaxamento com o barulho da água caindo, além de evidenciar ainda mais o aspecto natural do local.
E dá para melhorar, viu? Atualmente o mercado oferece diversos modelos de cascatas que podem variar de acordo com o estilo da residência, assim como o tamanho e muitos outros detalhes para compor a piscina. São diversos materiais, desde iluminação, modelos luxuosos ou mais simples, de concreto ou até mesmo pedra embutida. Um arraso!
Para entender melhor do assunto, o arquiteto da iGUi, Anderson Macelani, e o diretor da PROGEU, empresa de Acessórios Para Piscinas, Wolmar Padilha, explicam detalhes essenciais para a instalação, já que a escolha do projeto ideal, geralmente, não é uma das tarefas mais fáceis. “A iGUi trabalha com diversos modelos de cascata, desde as infantis, personalizadas, até o hidrojado escocês, que tem um jato concentrado, ideal para massagear as costas e o pescoço”, explica Macelani. Imagine só ter uma dessas em casa! Vale mesmo é investir no paisagismo de todo o local onde será feita a instalação da cascata para deixar a estrutura ainda mais bonita. Então, confira nossas dicas e inspirações!
relacionadas
Tipos de cascata para piscina
Existem diversos tipos e modelos de cascatas no mercado. Entre elas, as principais são:
Publicidade
- – Cascata de inox: Oferecem um ar de modernidade. Sua escolha deve ser cuidadosa, já que precisa de manutenção constante pelo contato com o cloro;
- – Cascata de pedra: Geralmente são embutidas nas pedras, dando o aspecto ainda mais natural;
- – Cascata de alvenaria: Podem ser de concreto ou tijolo, além de contar com revestimentos de azulejos ou até mesmo pastilhas;
- – Cascata de jatos laminares: São instaladas no chão e seus jatos formam arcos. Podem ser iluminadas, criando um efeito ainda mais bonito;
- – Cascata no deck: Saem diretamente do piso do deck ou do teto, e formam um efeito lindíssimo de queda d’água;
- – Cascatas com iluminação: Incrível elemento decorativo, os modelos contam com luzes de LED embutidas.
Segundo o arquiteto, existem vários tipos de queda d’água. “O que muda são as propostas de cada cascata, de acordo com o objetivo do consumidor. Uma família com crianças, muitas vezes, prefere as cascatas infantis, mas uma família de adultos pode preferir os outros modelos, que oferecem design mais clean”, comenta.
Como funcionam?
Para entender o funcionamento das cascatas em piscinas, Anderson explica: a água da piscina é coletada por meio de um filtro pela motobomba. Assim, ao abrir o registro da cascata, a água é conduzida pela tubulação para a peça, dando o efeito desejado, conforme o modelo escolhido.
“A água que sai pela cascata é coletada pelo filtro e com auxílio de uma motobomba retorna para piscina, através de uma tubulação e registro próprios. A instalação da cascata pode fazer parte do projeto original da piscina ou ser instalada posteriormente. Nesse caso, é necessário ajuste na alvenaria e hidráulica (recorte no piso, tubulação e fixação com concreto). Em ambas as instalações, basta interligar a tubulação da cascata até o filtro”, explica.
O projeto ideal
Para um projeto perfeito de cascata para piscina, o ideal é que ele já inclua a instalação da cascata desde o início. Deste modo, os dois elementos são construídos juntos. Caso não haja essa possibilidade, é preciso analisar em conjunto com profissionais especializados a disponibilidade da instalação de uma tubulação. Já com relação aos tamanhos, é possível adaptar de diversas maneiras, utilizando um modelo específico de cascata.
Publicidade
Manutenção e cuidados
Verifique o material da cascata antes da compra para saber a manutenção adequada. No caso do inox, há a necessidade de manutenção com regularidade, a fim de prevenir a oxidação. Em tempos mais frios, em que não há o uso das cascatas, recomenda-se cobrir a peça para evitar a exposição e o desgaste do tempo. Para manutenções mais técnicas, acione o fornecedor específico para a realização!
60 projetos de piscina com cascata para se inspirar e aderir de uma vez!
Depois de saber detalhes essenciais para a escolha e a instalação de sua cascata, confira projetos lindos para se inspirar e não pensar duas vezes na hora de aderir. Opte também por uma decoração e paisagismo que combinem com sua opção e desfrute de momentos incríveis em sua piscina!
1. Cachoeira moderna
2. Queda d’água em ambiente fechado
3. União da borda infinita com cascata
4. Cascatas de pedra para piscinas pequenas
5. Decoração natural para cascatas
6. Clima de natureza por todos os lados
7. Cascatas altas e modernas
8. Discreta e bonita
9. Aproveite as luzes da piscina
10. Cascatas de jatos
11. Design diferenciado
12. Integrando ambientes
13. Dois passos do paraíso
14. Discreta e cheia de charme
15. Queda d’água do alto da estrutura!
16. Vazão pelo deck
17. Luz e relaxamento com cascatas
18. Revestimento de pastilhas para cascatas mais bonitas
19. Em clima de SPA
20. O rústico também é lindo!
21. Entre em um estado zen
22. Cascatas imponentes para cenários incríveis
23. Piscinas cobertas com cascatas
24. Cascatas de teto: visual lindíssimo
25. Cascatas em apartamentos? Sim!
26. Arcos para quedas d’água
27. Jogo de formas e luzes
28. Os espaços pequenos também podem!
29. Cascata em ofurô
30. Jatos concentrados para piscinas
31. Inox como elemento principal
32. Efeito transparência
33. Perfeita para se refrescar
34. Quanto maior a queda… maior o efeito!
35. Revestimentos que fazem a diferença
36. Itens de decoração por todos os lados
37. Elegância na cor branca
38. De cara com a beleza das cascatas
39. Jatos com LED para piscinas elegantes!
40. Peça-chave para um cenário lindo!
41. Modelos diferenciados trazem elegância
42. Espaços luxuosos com cascatas de teto
43. Jatos de água também criam efeitos lindíssimos
44. Cascatas de jato podem alcançar metros de distância
45. Muitas quedas d’água para seu espaço de relaxamento
46. Inox e Madeira: combinação sempre certeira!
47. Instale cascatas onde quiser em sua área externa
48. Pequenas e luxuosas cascatas
49. Cascatas que saem dos pisos e criam lindos efeitos
50. Muitas pedras imitam um cenário de cachoeira natural
51. Cascatas em coberturas também são incríveis
52. Dê um toque de cor ao espaço das cascatas
53. Preste atenção à iluminação do ambiente para dar destaque
54. As opções em inox são as queridinhas
55. O alcance? Você quem define!
56. Arcos para instalação de cascatas com modernidade
57. Detalhes em madeira deixam o espaço mais aconchegante
58. Piscina com cascata charmosa
59. Um efeito incrível com a iluminação
60. Renda-se a beleza da cascata para piscina
Com tantas dicas e inspirações, o seu projeto de cascata para piscina sai do papel o quanto antes, certo? Afinal, ficou claro que um projeto bem pensado e estratégico pode ser adaptado para qualquer tipo de ambiente. Basta que os elementos e a decoração favoreçam a área externa – ou, até mesmo, a área interna. Imagine ter um ambiente todo seu para relaxar a aproveitar os bons momentos? Essa hora chegou! Aposte na ideia! Aproveite e veja também dicas para escolher o melhor revestimento para piscina.