Ideal para permitir iluminação natural em um ambiente interno, a claraboia é uma boa opção para quem busca um diferencial na hora de construir. Essa abertura no teto pode possibilitar a passagem de ventilação natural e auxiliar na redução do peso da estrutura de cobertura. Seu uso é indicado para valorizar ambientes e, inclusive, economizar na conta de energia, já que permite que a luz do sol invada o interior, eliminando assim a necessidade do uso de lâmpadas durante o dia. Versátil, a claraboia pode ser instalada em qualquer espaço da casa, sem restrições de tamanho. Veja dicas e projeto:
Como funciona uma claraboia
A claraboia é um tipo de abertura feita no telhado de uma construção, que pode ser feita por caixilhos envidraçados que podem ser abertos ou fixos. Esse elemento é um tipo de iluminação zenital, já que possibilita a entrada de iluminação natural pela parte superior da construção.
Dentre as vantagens deste elemento, o designer de interiores Avner Posner destaca seu papel decorativo e funcional, possibilitando “o fornecimento de uma iluminação de destaque, de uma ventilação para um cômodo que não pode ter janelas laterais e também a economia de energia, descartando a necessidade de luzes ligadas durante o dia”, complementa.
Publicidade
Já em relação às desvantagens, o profissional salienta a questão da incidência da iluminação natural contínua, havendo a necessidade de se instalarem cortinas apropriadas no caso de quartos e salas, “para que a entrada de luz natural não atrapalhe as funções e usos que necessitem ausência de luz”, revela. Assim como a luz, o calor também é um ponto que deve ser analisado com cautela. “Atenção à privacidade: antes de instalar uma claraboia, observe o entorno da residência para que construções mais altas não consigam ter visibilidade de seu interior”, alerta Avner.
relacionadas
Quais as opções disponíveis
Dentre os modelos disponíveis de claraboias, é possível destacar a claraboia em forma de cúpula, a comum, o modelo tubular, o shed, o lanternin e o átrio.
De acordo com Avner, a claraboia comum é constituída de um material semitransparente, que é instalado no teto, permitindo a entrada direta de luz. “Já a claraboia de modelo tubular é um sistema que através da reflexão da luz, permite que ela seja levada até 50m do seu ponto de instalação através de dutos apropriados”, ensina. Ainda de acordo com o profissional, as claraboias em modelo shed são “dentes” no telhado, os quais permitem não somente a entrada de luz, como também a circulação de ar. Esses tipos pedem uma estruturação mais detalhada da cobertura e uma orientação correta para que se aproveite a luz do sol.
“A claraboia com modelo lanternim pode ser definida como trechos mais altos que a cobertura, ou seja: a luz entra e o ar é constantemente trocado através do princípio de termossifão ou circulação forçada, em que o ar quente sobe e o ar frio desce”, esclarece o designer. Os modelos em cúpula ou domo são seções esféricas, de formato abobadado, em material translúcido que permite a entrada de luz natural. Por fim, os átrios são aberturas na cobertura, podendo ser cobertas ou não, principalmente quando usadas em projetos comerciais ou no centro de construções residenciais, permitindo a entrada de luz e economia de energia.
Em relação aos materiais para sua confecção, o profissional destaca a diversidade de possibilidades, desde que permitam a entrada de luz. Dentre eles é possível citar o vidro, acrílico, policarbonato-aerogel e lexan, um material semelhante ao acrílico. “Este item pode ter inúmeros formatos e tamanhos, contando que sejam estruturados e confeccionados adequadamente para que sejam bem instalados e isolados para evitar entrada de água da chuva, por exemplo” aconselha o designer.
Publicidade
Instalação da claraboia
Para a instalação correta de uma claraboia, é necessário que a cobertura do telhado tenha sido projetada para esta função, sendo que não é recomendável o corte posterior de lajes elaboradas em concreto, salvo ocasiões em que ela possua suporte estrutural para tal feito.
O que pode ocorrer é a substituição de telhas comuns por opções transparentes em policarbonato ou confeccionadas em acrílico. É indispensável que a abertura onde a claraboia será instalada possua um projeto bem elaborado, de modo que não haja futuros imprevistos, como as temidas infiltrações.
Conforme informa o designer de interiores, a instalação ideal da claraboia depende muito do local em que será instalada, assim como o método construtivo adotado e tipo de cobertura em uso. “Dentre os cuidados para uma instalação funcional, o vão aberto deve ser perfeito para o encaixe da claraboia, sendo necessária atenção especial para vedar o local, evitando que a água da chuva penetre no ambiente”. Vale ficar atento também para o momento ideal para se instalar uma claraboia, que é no início da construção.
Cuidados com a claraboia
Em relação aos cuidados e manutenção da claraboia, Avner recomenda verificação constante da vedação contra a água da chuva e atenção especial ao uso do cômodo, para que ele tenha proteção quanto à incidência de luz e o calor gerado, sendo necessária a instalação de uma cortina apropriada, além de cuidados com a temperatura interna, para que não haja desconforto térmico.
Como descobrir o local perfeito para sua instalação?
“Geralmente, as claraboias são instaladas em corredores, hall de escadas e cômodos que não possuem janelas, tanto para iluminação natural quanto para a livre ventilação do ar. Áreas centrais da casa, como átrios, corredores e alguns locais de convivência e passagem são excelentes pra claraboias”, indica o profissional.
Para descobrir o local ideal, assim como o posicionamento mais funcional para a claraboia, é essencial o aconselhamento de um profissional capacitado, que fará todas as verificações necessárias para uma instalação de sucesso.
45 ambientes que ganharam um novo visual com a claraboia
A claraboia é uma forma prática e simples de garantir iluminação natural para os ambientes, principalmente em ambientes pequenos ou com paredes limítrofes que não permitem aberturas Uma bela forma de dispensar o uso de iluminação artificial na decoração durante o dia, veja!
1. Quanto maior, mais iluminação natural
2. Pode ser utilizada em qualquer ambiente da casa
3. É muito usada no banheiro
4. Iluminação garantida durante o dia
5. Uma claraboia para a escada
6. Moderna e irrevente
7. Para refeições cheias de estilo
8. Claraboia diferenciada
9. Para um banho relaxante
10. Um bom projeto faz a diferença
11. Que tal uma decoração de tirar o fôlego?
12. Claraboia também na área de serviço
13. Dando as boas-vindas aos visitantes
14. Dupla função: claraboia e porta de acesso
15. Mais sofisticação para cozinha
16. Um spa cheio de personalidade
17. Para uma casa mais iluminada
18. Posição estratégica e decoração cheia de estilo
19. Para valorizar um jardim de inverno
20. Não importa o tamanho, ela faz a diferença
21. O céu faz parte da decoração
22. Valorizando os ambientes
23. Posicionada ao canto, iluminando a mesa de refeições
24. E porque não na sala de estar?
25. Evidenciando a beleza da madeira
26. Também utilizada na circulação e escadas
27. Economia e estilo
28. Funcionalidade independente do seu tamanho
29. Versatilidade e beleza
30. Ideal para uma escada diferenciado
31. Iluminação diferenciada para um banheiro cheio de estilo
32. Iluminando todo o cômodo de forma discreta
33. Mais charme e luz para a decoração
34. Mais funcionalidade para os ambientes
35. Para uma área de convivência mais bonita
36. Uma iluminação especial para a banheira
37. Combinada com um pergolado
38. Uma iluminação que vem de cima
39.A claraboia pode ser um atrativo no ambiente
40. E iluminar locais que não podem receber uma janela
41. A claraboia pode ser fechada com vidro
42. Uma boa opção para banheiros pequenos
43. Com um toque bem moderno
44. Que tal cozinha com vista para o céu?
45. Deixe a luz entrar na sua casa!
Independente do ambiente onde a claraboia será instalada, ou das medidas dela, o uso da peça na construção é um recurso funcional e versátil, que abrange os mais variados estilos decorativos, incrementando o visual e garantindo economia doméstica. Aposte! Veja também o que é um pé-direito duplo e dicas para explorar esse recurso nas construções.