O girassol é facilmente reconhecido pelas suas flores amarelas que acompanham a trajetória solar durante o dia. São plantas anuais, que florescem no verão e tem muita popularidade por causa de sua beleza e suas diversas utilidades. Suas flores grandes e chamativas podem ser cultivadas como plantas ornamentais em vasos ou nos jardins. Além disso, são fáceis de plantar e cultivar. Veja como escolher o local para plantar, com passo a passo, além dos cuidados que essa planta necessita com uma série de inspirações para cultivar seu próprio girassol e iluminar o jardim.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Significado da flor girassol?
O nome científico do Girassol, Helianthus annuus, na tradução do latim, significa “flor do sol”. Além disso, por sua cor amarela e vibrante, a flor simboliza felicidade e leva alegria para a decoração da casa ou jardim. É muito relacionada a lealdade, entusiasmo e vitalidade. Além disso, é um planta muito usada no Feng Shui, já que atrai sorte e energia positiva para o ambiente.
Como cuidar de girassol: 9 dicas para acertar no cultivo
O girassol é uma planta resistente, mas cuidados mínimos precisam ser tomados para que ela cresça rapidamente e sem problemas. Por isso, aqui vai uma lista com os principais deles para garantir a beleza de suas flores.
1. Iluminação
Lembre-se que o girassol precisa receber luz solar direta por várias horas ao dia. A planta cresce melhor com exposição de no mínimo 4 horas de sol diariamente. Por isso, escolha um local bem iluminado para colocá-lo. Dentro de casas e apartamentos, coloque-o em uma janela que recebe preferencialmente o sol da manhã. Já em jardins ou varandas, evite áreas sombreadas por árvores, muros ou outras estruturas.
Publicidade
2. Regas
Regue com frequência, cerca de 1 ou 2 vezes na semana, para manter o solo em torno do girassol úmido, mas nunca encharcado. Antes de regar, sinta o solo e certifique-se de que sua superfície está seca. Com as plantas bem desenvolvidas a irrigação pode ser feita com menos frequência.
3. Adubação
Os girassóis crescem bem sem adubação frequente, mas um solo rico é recomendado para as variedades gigantes e certamente terá flores mais bonitas e vistosas. Utilize um fertilizante balanceado, de liberação lenta ou rico em nitrogênio. O húmus de minhoca pode ser utilizado como adubo orgânico.
4. Vasos
O girassol pode ser plantado em vasos médios e grandes, que tenham entre 30 a 40 cm de largura ou diâmetro. O girassol mini pode ser plantado em vasos pequenos, mas sua durabilidade costuma ser menor. Quanto maior for seu exemplar, maior deve ser o seu vaso. Conforme a planta for crescendo é recomendado fazer o replantio em um recipiente maior, para estimular o crescimento e nova floração.
6. Poda
Retire os girassóis mais fracos, flores murchas e folhas velhas para a planta se manter saudável e facilitar a distribuição de nutrientes para o surgimento de novas flores. Utilize uma tesoura de jardinagem esterilizada para fazer cortes transversais no caule.
5. Floração
Após o plantio, um girassol leva em torno de 3 meses para começar a florescer. Suas flores surgem principalmente durante a primavera e o verão, com duração de 30 a 45 dias aproximadamente.
7. Pragas
Proteja o girassol das pragas e plantas invasoras. Retire outras plantas e ervas daninhas, no início do plantio, para evitar que concorram por nutrientes do solo. Se tiver problemas com pássaros, cubra o solo com uma rede para dificultar que eles retirem as sementes. Mas, caso o problema seja com caracóis, coloque iscas ou repelentes em torno da área plantada.
Publicidade
8. Temperatura
O girassol tolera bem temperaturas elevadas e cresce bem entre 18°C e 33°C. Evite baixas temperaturas durante o ciclo de cultivo. Ventos fortes e tempestades também podem causar danos.
9. Crescimento
Girassóis de tamanhos maiores podem ficar pesados demais ao crescerem, por isso amarre seu caule em uma estaca de madeira, cano ou graveto para ajudar na sustentação da planta.
relacionadas
Como plantar girassol: passo a passo para plantar no vaso ou jardim
O girassol pode ser cultivado em vasos ou diretamente no solo. Opte por plantar em um local que receba sol na maior parte do dia. Seu processo de plantio é similar a outras plantas, confira o passo a passo para plantar girassol em casa:
- Adquira as sementes de uma variedade de girassol. Verifique a altura que a planta atingirá e opte por uma adequada ao local escolhido para o plantio. As variedades anãs ficam com menos de 30 cm e os gigantes podem alcançar até 2,5 m de altura.
- Se for plantar em um vaso, coloque pedras ou cascalho ao fundo para facilitar a drenagem, preencha o restante com terra. Entretanto, caso tenha escolhido o solo, lembre-se de verificar se o local é bem drenado e com bastante composto orgânico.
- Para facilitar a germinação da semente, molhe um papel toalha e embrulhe as sementes com casca. Coloque dentro de um saco plástico e deixe descansar por 2 dias. Após esse tempo, as sementes começarão a germinar e estarão prontas para o plantio.
- Cave um pequeno buraco, de 2 a 4 cm de profundidade, para acomodar a semente. Caso queira plantar várias sementes, deixe cerca de 30 cm de distância entre elas, assim os girassóis têm espaço suficiente para se desenvolverem. Em seguida, cubra as sementes com um pouco mais de terra após o plantio e para finalizar, regue a área.
Para quem deseja iluminar o jardim, aproveite para cultivar o girassol no solo. Caso o solo não seja adequado para o cultivo ou se o espaço externo for pequeno, invista no cultivo em vasos. Você pode decorar a varanda ou a sacada com o girassol em vasos ou floreiras.
Fotos de girassóis para te inspirar a ter o seu
A flor do girassol enche os olhos com sua beleza. Encante-se com a vitalidade e alegria das flores amarelas do girassol e inspire-se para cultivar seu próprio girassol.
Animado para cultivar o girassol em casa? Seguindo o passo a passo, os cuidados indicados para a planta e com um pouquinho de dedicação, com certeza você vai aproveitar toda a beleza dessa flor tão popular. A cor amarela de suas pétalas inspira felicidade e boas vibrações e, além disso, pode enfeitar lindamente sua casa ou alegrar a decoração de jardim.
Ameeeeiiiii! Adoro esta espécie e tento ter sempre uma flor , natural, desta em casa. Artificiais, tenho em quadros, vasos, e objetos decorativos.Até música, tem também… Viva o girassol!!! 😉 😉 😉
O girassol é belíssimo, é uma alegria cultivar essa flor 🌻