O sofá pode acumular sujeira com facilidade, pois, geralmente, fica em um cômodo com alta circulação de pessoas. Os métodos de limpeza variam dependendo do material que reveste o móvel, mas, na maioria dos casos, as misturas caseiras são soluções eficazes e baratas. Abaixo, aprenda as melhores receitas de como limpar sofá com produtos de limpeza que você já tem em casa, além de dicas certeiras da gerente da marca Dona Resolve, Paula Roberta da Silva!
Misturas para limpar o sofá fáceis de fazer
Existe uma misturinha perfeita para cada propósito, seja para retirar uma mancha do sofá ou acabar com odores desagradáveis. O bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o detergente neutro são os produtos mais usados, pois removem a sujeira sem agredir ou desbotar as fibras do sofá. Confira o passo a passo das melhores receitas a seguir:
Mistura para eliminar odores
Com esse método, é possível se livrar do cheiro de mofo e ainda deixar um perfume agradável no ambiente, graças ao amaciante. Veja como fazer!
- Em 1 litro de água, dilua 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio, 1 colher (sopa) de amaciante de roupas, 1/2 copo de vinagre e 1/4 copo de álcool;
- Coloque a mistura em um borrifador e aplique sobre o sofá, a uma distância de 40 cm;
- Espere algumas horas para que o estofado seque.
Essa receita só é sugerida para sofás de tecido (pode ser suede, linho ou camurça). Sendo assim, antes de aplicar a mistura, certifique-se de que o revestimento do móvel é compatível.
Publicidade
Mistura para tirar manchas
Segundo Paula, as manchas no estofado saem com mais facilidade quando são limpas imediatamente. Anote esta receita para aplicar no seu sofá:
- Em 1 litro de água, misture 1/2 copo de vinagre branco, 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio e 2 colheres (chá) de detergente neutro;
- Aplique a mistura diretamente na mancha, com a ajuda de um borrifador;
- Com uma escova macia, esfregue em movimentos circulares;
- Depois, retire o excesso com um pano úmido e seque o tecido com um pano seco e limpo.
Caso a mancha persista, considere levar o sofá a uma equipe especializada para fazer a limpeza profissional do móvel. Utilize apenas o vinagre branco, ao invés de vinagres de vinho tinto ou maçã, por exemplo, para evitar manchar ainda mais o material.
Mistura para limpar sofá muito encardido
Uma das maiores vantagens do uso do vinagre na limpeza é sua ação desengordurante, o que faz dele um produto muito eficaz na remoção de manchas mais difíceis. Aprenda agora a criar uma solução com esse ingrediente indispensável:
- Coloque em um recipiente metade da medida de água morna e a outra metade de vinagre branco;
- Aplique essa solução no sofá com um borrifador e tente remover as manchas com a ajuda de uma esponja;
- Para deixar a mistura mais potente e caso a sujeira persista, adicione um pouco de bicarbonato à solução e repita o procedimento.
No caso de manchas de gordura, é possível removê-las com um pouco de talco e papel toalha. Assim, o óleo será absorvido por esses produtos, sem prejudicar o tecido do móvel.
Mistura para remover sujeira leve
Se o intuito é apenas remover a sujeira do dia a dia, basta preparar uma solução simples, com água morna, sabão e álcool, para desinfetar a peça. Acompanhe este passo a passo fácil de como limpar sofá:
- Misture em um recipiente 1 litro de água morna, 1 colher (sopa) de álcool e 1 colher (sopa) de sabão de coco;
- Borrife essa solução no estofado e, em seguida, esfregue suavemente com uma escova macia;
- Retire o excesso com um pano seco e aguarde secar completamente para usar o móvel.
Esse método para limpar sofá é ótimo para incluir na rotina, pois remove o pó acumulado e manchas menores. A concentração de álcool e sabão é muito baixa, portanto, o sofá não será danificado com essa mistura.
Publicidade
Receita prática de como limpar sofá a seco
Este passo a passo mostra como limpar sofá sem molhá-lo. O melhor é que você pode fazer esse procedimento de forma rápida e na sua própria casa. Veja só:
- Salpique bicarbonato de sódio sobre o sofá e deixe agir por 30 minutos;
- Depois, retire o pó com a ajuda do aspirador;
- Caso o sofá seja de tecido, aplique também a mistura para remover odores, que deixará a sensação de limpeza por mais tempo.
A limpeza a seco garante que o revestimento do sofá permaneça intacto. Esse procedimento é recomendado para remover poeira e ácaros. Se seu sofá estiver manchado, será necessário um método mais intenso para higienizá-lo.
Qual a limpeza ideal para cada tipo de sofá?
A profissional informa que não existe um tecido mais fácil ou mais difícil de limpar. Na verdade, o real desafio é lidar com os diferentes tipos de sujeira no sofá. Para uma limpeza imediata, deve-se sempre respeitar o que está especificado na etiqueta de cada peça, mas há soluções espertas para cada tipo de tecido. Confira:
- Tecido, linho e veludo: em um pano limpo, umedeça com a mistura de um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Depois, basta passar no sofá. Deixe secar naturalmente.
- Camurça: “a limpeza deste tipo de tecido requer muito cuidado”, comenta Paula. Neste caso, utilize um pano levemente umedecido em água e, dependendo do nível de sujeira do móvel, acrescente detergente neutro.
- Suede, chenille ou jacquard: para este tipo, pode-se utilizar detergente neutro e escova de cerdas macias. É o suficiente para uma limpeza diária.
- Couro ou courino: utilize um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro. Para conservá-lo, aplique uma cera própria para o couro do sofá com uma flanela. Repita o processo a cada três meses para hidratar a peça.
Paula ainda explica que existem várias opções de couro e eles são muito delicados. Por isso, é imprescindível saber como limpar sofá com os produtos adequados. “Orientamos, neste caso, que o serviço seja realizado por uma empresa especializada, que fará a limpeza e a hidratação do couro com cuidado, qualidade e segurança”, ela completa.
relacionadas
Como manter o sofá sempre limpo e sem odores?
É importante saber como limpar sofá para remover a sujeira pesada, mas vale reforçar que os cuidados frequentes fazem toda a diferença para que o móvel continue novinho em folha por muito tempo. Pensando nisso, listamos dicas essenciais dadas pela especialista. Confira!
- Evite comer sobre o sofá: manchas de molho e bebidas como café e refrigerantes são mais difíceis de tirar. Por esse motivo, o melhor é evitar comer no sofá, sempre que possível.
- Programe a limpeza de seu sofá: Paula sugere “realizar a limpeza semanalmente, para manter o sofá sempre limpo e cuidado”. Para remover essa sujeira superficial, você pode utilizar o aspirador e lenços umedecidos. Ela complementa que, “no caso de limpezas pesadas, recomenda-se realizá-las no intervalo de um ano”.
- Invista em capas removíveis: há muitas opções de capas de sofá no mercado, inclusive as impermeáveis, que protegem o estofado de manchas e poeira. Quando a capa estiver suja, é só removê-la e lavar na máquina. Facilite sua rotina de limpeza!
- Observe a composição dos produtos: alguns componentes são mais fortes que outros e podem danificar o revestimento do sofá permanentemente. “Não é recomendável a utilização de produtos que contenham cloro e a realização de limpezas com sabão em pó”, adverte a especialista.
Certamente, com todas essas dicas, sua sala de estar vai ficar brilhando! No entanto, há outros móveis e dispositivos eletrônicos nesse cômodo que requerem cuidados específicos durante a faxina. Agora que você já aprendeu como limpar sofá, leia mais sobre como limpar a tela da TV.
Publicidade