4 formas de como plantar rosas e cuidados com a roseira

Envato


Atualizado em 22.04.24

A rosa é uma das flores mais populares e clássicas na decoração de jardim. Fortemente associada à celebração do amor, é encontrada em diversas cores e variedades. É uma flor linda e perfumada, que adora sol e floresce o ano todo. Seu plantio e cultivo são relativamente simples. Para aqueles que desejam uma roseira, existem diversas formas de plantá-las. Confira como plantar rosas usando diferentes técnicas:

Conheça a especialista

Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.

Como plantar rosas pelos galhos

Uma forma de plantar rosas é pelos galhos. Nessa técnica, você pode aproveitar rosas de buquês que ganhou em uma ocasião especial para fazer o plantio ou utilizar galhos podados de uma roseira para fazer mudas.

  1. Caso o galho esteja florido, corte a flor com uma tesoura;
  2. Faça um pequeno corte inclinado na outra extremidade, se for um galho grande, corte em tamanhos de cerca de 30 cm;
  3. Pegue um vaso com furos na parte inferior, e adicione uma camada de brita;
  4. Em seguida, coloque uma mistura com 4 partes de terra, 1 parte de areia e 2 partes de adubo orgânico, como esterco de galinha curtido;
  5. Enterre a ponta de baixo do galho na terra, de modo que o galho fique firme, e aperte levemente.

Essa é uma maneira mais simples de plantar rosas e fazê-las pegar. Plante de 2 a 3 mudas por vaso. Deixe em um local com sombra, por cerca de 30 dias. Depois coloque a muda em um local ensolarado. Regue somente se a terra ficar muito seca.

Como plantar rosas na batata

Uma técnica bastante simples de como plantar rosas é utilizando galhos da flor e uma batata. Veja como fazer:

  1. Prepare o ramo de rosa para o plantio, retirando todas as suas folhas e flores;
  2. Com a tesoura, faça um corte inclinado na extremidade inferior do ramo, deixando os caules com aproximadamente 15 cm;
  3. Pegue a batata e faça um furo nela. O furo deve ter profundidade suficiente e ser do tamanho exato para manter o talo firme, mas sem apertar. Plante uma rosa por batata;
  4. Com o ramo fixado na batata, prepare o local que irá receber a muda. Pode ser um espaço no jardim ou vaso. Faça um buraco na terra e acomode a batata. Cubra bem com a terra adubada, até mais ou menos a metade do caule;
  5. Para facilitar o desenvolvimento da rosa, corte o fundo de uma garrafa pet e coloque sobre a muda plantada. Ela vai funcionar como uma estufa para que a rosa brote.

Esse truque prático ajuda a rosa a criar raízes naturalmente no solo e fornece a umidade e os nutrientes necessários para o crescimento da roseira.

Publicidade

Como plantar rosas em vasos ou no chão

Uma das formas mais tradicionais para plantar rosas é utilizando vasos ou no chão. Nesse caso, o plantio é feito de forma similar a outras plantas. Confira:

  1. Pegue o vaso escolhido e coloque um pouco de brita no fundo;
  2. Misture a areia com a terra adubada, com uma proporção de metade de terra e metade areia;
  3. Coloque a mistura no vaso, preenchendo até um pouco mais da metade, sem compactar o solo;
  4. Faça um buraco na terra, ou no chão, e acomode a muda de rosa. Complete com o substrato, apertando de leve.

A melhor época para plantar rosas é no começo da primavera. Você pode plantar mais de uma muda em cada vaso, para obter um belo visual. Também pode espalhar os vasos com roseiras pela sua varanda, sacada ou jardim. Se preferir, você pode plantar as mudas em um canteiro, diretamente no chão. Com certeza, o resultado será fantástico.

Como plantar rosas por sementes

Outra forma de plantar rosas é cultivar diretamente as sementes. Entretanto, o tempo de espera será maior, pois será necessário germiná-las. Confira como fazer:

  1. Para iniciar adquira as sementes de rosas que deseja plantar. Então, coloque em torno de 250 ml de água em um recipiente e adicione de uma a duas colheres de chá de água oxigenada 3%. Deixe as sementes de molho nessa solução por uma hora;
  2. Umedeça duas folhas de papel toalha e envolva as sementes. Guarde na geladeira por algumas semanas. Verifique de tempos em tempos e, caso necessário, coloque mais algumas gotas de água no papel toalha;
  3. Quando as sementes começarem a brotar, cerca de 12 semanas depois, transfira cada uma para um copo plástico com terra e um furo no fundo;
  4. Após algumas semanas de cuidados e com as folhas aparentes, as mudinhas já podem ser transplantas para um canteiro ou vaso maior.

Apesar de o tempo de espera ser maior e requerer um pouco mais de atenção, plantar as sementes é relativamente simples e você aprecia todo o desenvolvimento da roseira. Caso adquira sementes estratificadas, você já pode pular para a parte de plantio.

Existem diversas maneiras de plantar rosas. Algumas são bem simples e requerem pouca habilidade com jardinagem. Depois de aprender todas essas técnicas, escolha aquela que preferir para começar a cultivar.

Como cuidar de uma roseira

Ter uma roseira em casa requer certos cuidados para que ela floresça com vigor e preencha o jardim com beleza. Aprenda!

Publicidade

  • Rega: a água é essencial para o desenvolvimento das roseiras. Regue pelo menos uma vez por semana, preferencialmente no sol do meio-dia. Assim, as raízes aproveitarão a água e a terra secará rapidamente. Evite encharcamentos ou água acumulada.
  • Iluminação: as roseiras devem ser cultivadas em sol pleno. Para as rosas em vasos, coloque-as em áreas que recebam bastante luz solar durante o dia.
  • Adubação: um solo bem adubado é primordial para que a roseira fique sempre bonita e saudável. Misture farinha de ossos e cinzas ao solo ou adube com NPK 10-10-10 a cada dois meses. Para ter uma roseira sempre florida, coloque adubos ricos em fósforo, como casca de banana.
  • Poda: faça periodicamente uma poda de manutenção para eliminar galhos secos. Corte também as flores murchas. Lembre-se sempre de fazer cortes na diagonal. A poda anual das roseiras deve ser realizada entre junho e agosto, para estimular a floração.
  • Pragas e fungos: para controle de alguns fungos, como ferrugem e manchas negras, é recomendada uma poda mais intensa para eliminar as partes infectadas. Recolha tudo e queime. Para evitar o oídio, regue espaçadamente, evitando umidade na planta. Efetue também pulverizações com fitofarmacêuticos como enxofre. Já para o combate de praga como os pulgões, faça pulverizações com uma solução de água e sabão. Fungicidas e inseticidas também podem ser usados para a prevenção.

Com dicas essas dicas simples, fica muito mais fácil cuidar das roseiras. Coloque a mão na terra e deixe seu jardim muito mais florido!

Arranjos com rosas

Além de curtir toda a beleza e o perfume das rosas no seu jardim, é possível criar lindos arranjos de flores e buquês com rosas vermelhas, brancas ou uma mistura de cores. Veja ideias a seguir!

Um vaso com rosas traz alegria para a casa

E muito mais charme para a decoração da sala

Uma flor muito escolhida para buquês de noivas

Um arranjo com astromélias fica encantador

As rosas brancas simbolizam pureza

Foto de como plantar rosas 05 - 8

Acorda, Margarida!

Publicidade

Já as vermelhas significam romance e amor

Se preferir, você pode misturar várias cores de rosas

Um presente especial para alguém querido

Um belo arranjo para a mesa de centro

Ou cheio de charme para a mesa de cabeceira

Uma beleza da natureza

Uma ideia mais linda que a outra! Aproveite e aprenda também como cuidar de girassol.

comentários
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Campos barroso.
Roberto Campos barroso.

Obrigado por todas as informações.
Quais as melhores rosas paea comercializar.