Vai viajar e não sabe como cuidar das suas plantas enquanto estiver fora? Com dicas simples, é possível mantê-las hidratadas e saudáveis até o seu retorno, seja para viagens de curta duração, de 3 a 5 dias, ou até mesmo para períodos de ausência mais longos, de 10 a 20 dias. Com as seguintes técnicas práticas, você pode ir viajar com a tranquilidade de que você irá encontrar suas plantas lindas e bem verdinhas quando voltar.
1. Faça uma rega de imersão
Para garantir que suas plantas fiquem bem hidratadas durante o seu período de viagem, use a rega de imersão. Para fazer esse tipo de rega, basta pegar um recipiente grande, como um balde ou bacia e colocar o vaso de planta dentro dele. Preencha o recipiente com água, mas sem ultrapassar a borda do vaso, que deve ter furos na parte inferior – a água deve entrar apenas por baixo do vaso. Deixe a planta ficar “de molho” por uma ou duas horas no máximo. Depois, retire a planta e deixe o excesso de água escorrer. Se tiver vários vasos, você pode colocá-los juntos em uma bacia grande ou utilizar o tanque. Apenas atente-se para preencher o volume de água até um pouco antes da borda do menor vaso. Você pode planejar essa rega um dia antes da viagem ou até mesmo no dia, se tiver tempo hábil.
2. Monte um prato com pedras
Essa tática é uma boa opção para quem vai ficar vários dias longe de casa. Preencha todo o fundo de um prato ou outro recipiente com pedras e, em seguida encha com água até cobrir as pedrinhas. Coloque os vasos de plantas por cima e vá viajar com tranquilidade. Durante a sua ausência a água existente entre as pedras irá evaporar e criar umidade suficiente para as plantas. Não use argila expandida ou areia, pois esses materiais vão absorver toda a água e impedir sua absorção pelas plantas.
3. Junte as plantinhas em um só lugar
Outra forma simples de garantir a sobrevivência de suas plantas durante a sua ausência é reunir todas elas em um mesmo cantinho da casa. Quando as plantas estão juntas, a transpiração delas ajuda a aumentar a umidade do ambiente, criando um microclima que reduz a perda de água pelo solo e pelas folhas. Escolha um espaço com luz indireta e que as plantas fiquem protegidas da luz solar excessiva, que pode ressecar o solo mais rapidamente. Também evite locais com muita corrente de ar, assim a evaporação da água vai ocorrer mais lentamente. Quando voltar para casa é só colocar cada uma em seu local novamente.
4. Crie uma estufa artificial
Outra possibilidade para viagens longas que durarão mais de 10 dias é criar uma estufa artificial para as plantas. Você pode utilizar aquários, caixas plásticas transparentes ou até mesmo sacos plásticos grandes. Coloque um pouquinho de água no fundo do recipiente e acomode as plantas, use uma tampa transparente ou vede bem as aberturas com filme plástico. Se for usar sacos plásticos, amarre as laterais com lacres. Use essa técnica apenas com plantas que apreciem umidade. Cactos, suculentas, roseiras e plantas que apreciam solo bem drenado não vão se dar bem nesse ambiente e você pode acabar encontrado-as apodrecidas na sua volta.
5. Coloque uma garrafa de cabeça para baixo
Essa dica é ideal para quem tem um jardim ou canteiro com plantas e não consegue realizar nenhuma das opções acima. Você vai precisar apenas de uma garrafa PET, como de refrigerante ou água. Faça dois pequenos furos na tampa usando um prego, agulha grossa ou furadeira. Os furos devem ser pequenos o suficiente para que a água goteje lentamente. Encha toda a garrafa com água, e se possível, use água filtrada. Enterre a garrafa de cabeça para baixo, com a tampa voltada para o solo. Ajuste o posicionamento e fixe bem a garrafa para que ela não tombe. Dessa forma, a água será liberada lentamente pelos furos na tampa, de acordo com a necessidade da planta e a umidade do solo. Isso evita o excesso ou a falta de água, mantendo o solo constantemente hidratado por vários dias, enquanto você viaja sem se preocupar.
6. Use cordões de algodão ou barbantes
Essa é uma técnica simples, acessível e eficaz para regar plantas de forma gradual, especialmente durante períodos de ausência. Para aplicá-la, corte um pedaço de um cordão de algodão ou um barbante grosso – evite cordas sintéticas, pois não absorvem bem a água. Enterre uma das extremidades do cordão no solo, próximo à planta e coloque a outra extremidade dentro de um recipiente com água, garantindo que fique submersa. Posicione o recipiente com água em um nível um pouco acima do vaso para facilitar o fluxo de água pelo cordão. A planta irá “puxar” a água conforme sua necessidade, evitando tanto o ressecamento do solo, quanto o excesso de umidade.
7. Utilize vasos autoirrigáveis
Se você é uma pessoa que viaja muito e adora cultivar plantas em casa, vale a pena investir em vasos autoirrigáveis. Esse tipo de vaso possui um reservatório para água na sua parte inferior e um tipo de pavio, que transporta a água para o solo conforme a necessidade da planta, garantindo um nível de umidade constante sem o risco de encharcar o solo. Esse modelo também é ideal para plantas que necessitam de regas diárias e apreciam um solo úmido como a hortelã e outras plantasc comuns em hortas residenciais.
8. Cubra o substrato
Você pode cobrir o solo com materiais como cascas de pinus, casca de nozes, casca de coco, folhas secas ou palha de arroz. Esse truque vai deixar o solo mais úmido por mais tempo, impedindo que a água evapore rapidamente. Para que a técnica funcione com eficiência, crie uma camada bem grossa por cima do substrato. Evite utilizar em plantas que preferem substrato mais seco, como suculentas, rosa-do-deserto, roseiras e zamioculcas.
relacionadas
9. Invista em um sistema de irrigação automática
Se você possui muitas plantas ou tem um jardim grande, investir em um sistema de irrigação automática é uma solução inteligente e eficiente. Esses sistemas, com temporizadores e gotejadores, não apenas controlam o fornecimento de água de maneira regular, mas também oferecem funcionalidades programáveis que permitem ajustar a frequência e a duração da irrigação para atender às necessidades específicas de cada planta. Além disso, modelos modernos podem ser controlados à distância via aplicativos, permitindo que você monitore e ajuste a irrigação mesmo estando fora de casa.
10. Conte com um amigo ou vizinho
Confiar as regas a um amigo, um vizinho, ou uma pessoa de confiança é uma das formas mais simples de garantir que suas plantas sejam bem cuidadas enquanto você está fora. Essa abordagem pode ser especialmente útil quando você viaja por períodos mais longos, e sabe que a ajuda de uma pessoa próxima pode manter o cuidado com suas plantas. Defina dias e horários para garantir que todas as plantas sejam regadas de forma regular, se necessário, crie um pequeno guia com dicas de cuidados específicos.
As plantas que mais sofrem com a falta de água são mudas, plantas em vasos pequenos, hortaliças e ervas e exemplares com folhas moles. Árvores, cactos, suculentas e outras espécies de sol pleno resistem facilmente à alguns dias sem regas. Confira suas espécies e vejam quais são as melhores dicas para serem aplicadas aos seus exemplares. Se preferir, você pode experimentar a técnica escolhida por alguns dias antes de viajar para garantir que tudo funcionará bem na sua ausência. Aproveite essas dicas e viaje com tranquilidade. Veja também um lista de plantas fáceis de cuidar para cultivar sem segredos!
Publicidade