As cores primárias são representadas pelos tons mais vibrantes da cartela, e podem compor a base de tudo na decoração, desde revestimentos até os móveis coloridos. Elas são formadas pelas cores puras e, junto com suas variações, criam infinitas possibilidades de design, por exemplo, sensações, truques visuais e até mesmo solidificação de estilos, explicam Fernanda Geraldini e Gabriela Zanardo, da Tríade Arquitetura. Para entender melhor o conceito e sua aplicação, acompanhe a matéria.
O que são as cores primárias?
As cores primárias são formadas pelo trio azul, vermelho e amarelo. Segundo a dupla de arquitetas, elas não podem ser criadas a partir da combinação de outras cores, por isso, a denominação de “cores puras”. Também podem ser chamadas de “cores base”, pois, quando misturadas entre elas, criam outras cores do círculo cromático.
relacionadas
Cores secundárias
As cores secundárias são formadas a partir da mistura das cores primárias em proporções iguais: o amarelo misturado ao vermelho resulta no laranja, o azul com o amarelo forma o verde, e o vermelho com o azul resulta em roxo. Além dessa tabela, é possível criar uma nova camada de tons – as cores terciárias.
Publicidade
Cores terciárias
As cores terciárias são proporcionadas pela mistura entre uma cor da tabela primária e uma da secundária. Elas ampliam o leque de tons: vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul-arroxeado.
Cores neutras
As cores neutras são formadas pelo branco, preto e cinza. Elas não são usadas nas combinações citadas anteriormente. “Esse trio básico apresenta baixa intensidade e é utilizado como complemento em outras tonalidades”, explicou a dupla do Tríade Arquitetura.
As 12 cores apresentadas formam um conjunto principal de tons: o círculo cromático. A seguir, descubra como esse esquema fundamental pode te ajudar a criar um conceito visual para sua decoração.
Como usar o círculo cromático criar combinações na decoração
O círculo cromático é uma ferramenta fundamental para criar paletas de cores variadas e criativas. As arquitetas da Tríade responderam às principais dúvidas sobre o assunto. Confira e aproveite as dicas para encontrar o equilíbrio de cores na decoração:
O que é círculo cromático?
Publicidade
Tríade Arquitetura (TA): o círculo cromático é uma representação de cores primárias, secundárias, terciárias e suas variações. Ao todo, o círculo é dividido em 12 partes, como uma pizza, sendo 3 cores primárias, 3 cores secundárias e 6 cores terciárias.
Qual a importância do círculo cromático na decoração?
TA: com o círculo cromático, conseguimos criar harmonia e unidade para os ambientes que elaboramos, pois as cores são essenciais, transmitindo sentimentos e sensações. Por isso, escolhê-las corretamente é fundamental.
Como o círculo cromático é utilizado para fazer as combinações de cores na decoração?
TA: é possível utilizar o círculo de várias formas e fazer inúmeras combinações de cores. Para isso, é fundamental saber o que você deseja transmitir e qual é o conceito do projeto. As opções são: a monocromática, as cores análogas, as cores complementares e a tríade.
O que são combinações monocromáticas?
Publicidade
NF: são as cores que costumamos chamar de tom sobre tom. É a categoria mais simples de todas, pois é só você escolher uma cor e usar as variações de tonalidade. Lembrando que essa é uma escolha harmônica, capaz de deixar os ambientes modernos.
O que são combinações análogas?
TA: são as cores que estão lado a lado no círculo cromático, como o amarelo, o laranja e o verde. Essa opção é muito boa para criar uma unidade de cor no espaço. Se fizer uma complementação com cores frias, terá um ambiente mais sofisticado e formal. Já os tons quentes adicionam descontração e informalidade.
O que são cores complementares e como adicioná-las na decoração?
TA: as cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre si. Elas estão em posições opostas no círculo, como o vermelho e o verde. A cor complementar de uma primária sempre será uma secundária e vice-versa. A complementar de uma terciária sempre será outra terciária. Esse tipo de combinação é excelente para criar um ambiente com cores vivas, mais energia e personalidade. É só tomar cuidado com os excessos de tons muito vibrantes para não deixar o espaço sufocante.
O que é tríade?
TA: a junção de três pontos equidistantes (que têm a mesma distância) no círculo cromático, formando um triângulo. Ao usar essa combinação, você terá um ambiente cheio de personalidade, porém, mais suave.
Quando o círculo cromático entra no planejamento da decoração?
TA: desde a entrevista que fazemos com o cliente. A partir disso, já conseguimos sentir o que ele deseja para o espaço e o que quer transmitir. Sendo assim, as ideias já começam a surgir e já sabemos quais combinações sugerir.
É possível planejar uma decoração sem utilizar o círculo cromático?
TA: não achamos possível, pois sempre usamos uma determinada cor nas paredes, então, complementamos com os objetos e acessórios. O círculo cromático é indispensável.
Como as cores primárias podem ser destacadas na decoração?
TA: podemos destacar montando composições que foram citadas acima, usando a cor primária como elemento principal da decoração.
As cores primárias podem ser combinadas entre elas na decoração?
TA: sim, por meio da combinação tríade, elas podem ser combinadas para criar um conceito de projeto. Mesmo sendo cores com personalidade, é possível criar um ambiente lindo e harmonioso.
O uso das cores na decoração sempre foi primordial para adicionar identidade ao ambiente. É necessário entender o uso das cores e todo o conceito por trás de cada escolha.
Como usar as cores primárias na decoração com bom gosto e personalidade
Depois das explicações das arquitetas, você verá os projetos abaixo com outros olhos. As cores primárias foram usadas na medida certa para cada tipo de decoração:
1. Cores primárias para um banheiro alegre
2. Para destacar uma cor primária, utilize uma cor neutra
3. Assim a decoração fica elegante
4. As três cores primárias podem marcar presença em proporções diferentes
5. O vermelho se encaixa perfeitamente até em decorações clássicas
6. Uma paleta formada por azul, amarelo e um temperinho de vermelho
7. Veja como as cores primárias funcionam perfeitamente no quarto infantil
8. Ou mesmo em um dormitório adulto
9. Você pode combiná-las com cores secundárias ou terciárias
10. Acessórios em vermelho e amarelo adicionaram personalidade na predominância azul
11. Você pode usar combinar dois tons como
12. O azul e amarelo que criam um constraste interessante
13. A combinação das três cores fica incrível
14. Uma sugestão perfeita para quem o estilo retrô
15. O amarelo também vai bem em espaços modernos
16. O vermelho fica incrível na decoração urbana ou industrial
17. Uma almofada para aquecer o ambiente
18. Uma paleta criativa para instigar a criatividade no quarto juvenil
19. O vermelho, o amarelo e o azul em uma decoração moderna
20. Neste projeto, as cores primárias foram adicionadas nas texturas
21. E podem deixar o ambiente mais divertido
22. Quem disse que não dá para usá-las no quarto?
23. Explore a combinação com outras cores do círculo cromático
24. Quanto em ambientes mais divertidos
25. O uso das cores deixam a varanda mais alegre
26. Azul, vermelho e amarelo podem criar um ambiente criativo
27. As cores primárias podem se tornar o ponto de cor na decoração básica
28. Uma boa opção para destacar os acessórios
29. Explore o color block na sua decoração
30. O amarelo reluzindo em frente ao azul na versão suave
31. As três cores primárias se encaixam em qualquer estilo
32. O quadro vermelho contrasta com os variados tons de azul no quarto
33. As cores ficam ótimas em almofadas e puffes
34. O vermelho faz um par perfeito com o amarelo
35. Uma união de cores alegre para os espaços
36. A combinação faz sucesso na cozinha
37. E também na sala de jantar
38. Uma tríade de cores suave
39. As cores podem setorizar os ambientes integrados
40. Use e abuse das cores primárias de diferentes maneiras
Seja usando apenas uma, duas ou as três cores primárias, você pode soltar a criatividade! Explore tons azul, amarelo e vermelho para criar incríveis combinações entre eles, ou com as outras cores, que são criadas pela mistura deles. Aproveite e aprenda como criar uma paleta de cores para guiar a decoração do seu ambiente.