Item que muitas vezes passa despercebido aos olhos dos mais desatentos, o corrimão tem como principal função trazer equilíbrio e apoio na hora de subir e descer escadas. Mas, além de proporcionar segurança, ele também pode funcionar como item decorativo e ajudar a compor o clima e estilo do ambiente.
Se bem planejado, o corrimão pode deixar de ser um mero coadjuvante para se tornar protagonista da decoração e receber um papel de destaque. Claro que independente disso, é fundamental que mantenha sua funcionalidade e siga as normas de instalação e posicionamento para garantir a segurança de quem vai utilizá-lo.
São tantos modelos e materiais diferentes, que o proprietário pode ficar um pouco confuso na hora de escolher o corrimão ideal para sua casa. Para ajudar a tirar essas dúvidas, a arquiteta Nathércia Queiroz, especialista em construção sustentável e certificações ambientais, aconselha: “o importante é unir praticidade e estética sem abrir mão da segurança e do conforto. Não adianta ter um ambiente com um corrimão lindo, mas que destoa completamente da decoração ou que não é adequado ao estilo de vida do morador”.
relacionadas
Tipos de corrimão
Existem corrimãos feitos dos mais diversos materiais, cada um com durabilidade, estilo e manutenção diferentes. Nathércia explica um pouco sobre alguns deles.
Publicidade
- Madeira: resistente e versátil, o corrimão de madeira pode ser usado tanto em áreas internas, quanto externas. Dependendo do acabamento e do corte da madeira, é possível criar peças com os mais variados estilos, que vão desde o rústico até o clássico e contemporâneo.
- Corda: o corrimão de corda, assim como o de madeira, possui um estilo rústico e é ideal para áreas externas, casas de praia ou ambientes despojados.
- Ferro forjado: o corrimão de ferro forjado se adequa a diferentes estilos e ambientes, mas em comparação aos dois materiais anteriores, possui a vantagem de ter maior durabilidade.
- Alumínio: praticidade, essa é a palavra-chave do alumínio. Fácil de limpar e com pouca manutenção, o corrimão de alumínio é um curinga e pode ser combinado com outros materiais para obter diferentes estilos de decoração.
- Vidro: o corrimão de vidro permite uma maior integração entre os ambientes e exprime uma ideia de modernidade.
- Aço inox: assim como o alumínio, o corrimão de aço inox é prático e fácil de de limpar. Além disso, possui grande durabilidade e requer pouquíssima manutenção.
Qual o modelo mais indicado para minha casa?
Além de oferecer segurança, o corrimão também faz parte da decoração. Sendo assim, ele deve acompanhar o estilo de cada espaço. De acordo com a arquiteta, um ambiente rústico pede um corrimão também rústico, nesse caso, o ideal seria utilizar materiais como madeira ou ferro. Já espaços mais modernos combinam com um corrimão de vidro, de alumínio ou embutido na parede.
É também importante observar o estilo de vida dos moradores para que se possa unir estética e funcionalidade. Casas com criança devem priorizar a segurança, por isso o ideal é que se faça uso de um corrimão fechado e sem estruturas horizontais ou aberturas que permitam que os pequenos se pendurem.
Para áreas internas e externas
Segundo a arquiteta, para áreas externas o mais indicado são os corrimãos de madeira, pois proporcionam um estilo mais rústico. Nesse caso, é preciso escolher o tipo ideal de madeira, que deve aguentar as intempéries climáticas, além de observar a manutenção com a aplicação de produtos para proteger da chuva e sol. Outra dica é o corrimão de corda, que além de ser rústico, ainda traz leveza ao ambiente.
O corrimão de aço forjado é super curinga e fica ótimo nos dois tipos de ambiente, tanto interno como externo. Já o corrimão feito de alumínio, vidro ou inox é mais adequado aos ambientes internos.
Publicidade
Limpeza
A limpeza vai depender bastante do tipo de material escolhido. De acordo com Nathércia, cada material vai exigir um tipo de limpeza diferente. Os corrimãos de vidro, alumínio e aço inox possuem produtos específicos para a limpeza, assim como o de ferro forjado. Já os de madeira e de corda, além da limpeza precisam de uma maior manutenção.
Onde pode ser instalado?
A instalação pode ser feita fixando o corrimão na parede ou no piso, vai depender do modelo da escada e material do corrimão, esclarece Nathércia. Além disso, para escadas com largura superior a 2,40m deve ser instalado um corrimão intermediário entre as suas extremidades.
Instalação perfeita
De acordo com a arquiteta, os corrimãos seguem a legislação da NBR 9077, que prevê que a altura ideal é entre 80cm e 92cm. Locais com acessibilidade costumam ter duas alturas: 92cm e 70cm.
Quanto à distância entre a parede e o corrimão, ela deve ser de no mínimo 4 cm, o suficiente para caber confortavelmente os dedos da pessoa. Além disso, é necessário que o corrimão comece antes da escada e termine 30 cm após o último degrau, de forma que haja apoio em todo o percurso.
Publicidade
70 corrimãos que vão além da funcionalidade
Servir de apoio para quem sobe e desce a escada, impedir que as crianças caiam pela lateral da escada e por que não decorar também? Veja abaixo 70 corrimãos que além de funcionais deram um toque especial ao ambiente:
1. Vidro e inox em um ambiente elegante
Prático e durável, o corrimão de aço inox e vidro se integrou completamente ao ambiente e à decoração. A escolha do vidro para fechar as laterais da escada, além de aumentar a segurança, combinou com o lustre da sala de jantar.
2. Corrimão combinando com o piso
A escada branca e o corrimão de ferro preto formaram o conjunto perfeito para o piso quadriculado em preto e branco. A combinação de cores trouxe fluidez e destacou os detalhes em dourado do corrimão e dos móveis.
3. Uma bagunça organizada
Nesse apartamento, as cordas dispostas de forma bagunçada, mas milimetricamente planejadas, criaram um estilo irreverente e deram amplitude à pequena residência.
4. Parede ou corrimão?
O corrimão de gesso todo fechado poderia ter deixado o ambiente entulhado e poluído. Mas a escada em espiral e o espelho da sala impediram que isso acontecesse e ainda criaram um ar moderno e contemporâneo.
5. Corrimão simples e charmoso
O corrimão simples, branco e vazado não pesou em nada no ambiente e quase passa despercebido. Mas seu seu formato arredondando na ponta dá um charme e ele vira mais um item de decoração.
6. Básico, mas nem tanto
Para acompanhar o corrimão de ferro básico, esse projeto apostou na combinação com a escada curva e com o aparador geométrico. Dessa forma, o ambiente ganhou um ar simples e ao mesmo tempo moderno.
7. Madeira e palha para uma decoração praiana
A casa na beira da praia priorizou o uso da madeira e da palha na decoração. O corrimão sem aberturas garantiu a segurança e se adequou perfeitamente ao estilo do lugar.
8. Espaço com vários tons de madeira
Nessa combinação, o corrimão em tom mais escuro contrastou com com a parede branca e o marrom claro dos móveis, degraus e colunas, uma aposta simples, mas certeira.
9. Escada em estilo clássico e imponente
Aqui a escada ganhou destaque e se tornou o foco principal da decoração. Bonita, elegante e imponente, combinou perfeitamente com o piso de cimento queimado e o estilo neutro das prateleiras.
10. Escada de madeira suspensa e corrimão de vidro
Corrimão de vidro sem detalhes é sempre uma boa pedida para dar amplitude e leveza ao ambiente. O modelo escolhido permitiu que a madeira da escada se incorporasse à sala de estar.
11. Discreto e sem chamar muita atenção
Esse jardim já é tão bonito, que precisava de um corrimão que não brigasse por atenção e que se misturasse a ele. A escolha pelo ferro, preto e discreto, foi perfeita para isso.
12. Corrimão de inox e vidro para garantir a segurança
O corrimão fechado de vidro é seguro e ótimo para casas com criança. Além disso, os detalhes em inox criaram um ar refinado e destacaram a escada.
13. Madeira e corda em uma decoração sofisticada
Nessa combinação, a ideia foi dar ao corrimão de madeira e corda um estilo mais sofisticado. Para isso, bastou combinar com degraus de mármore e apostar na escada em formato geométrico.
14. Corrimão de ferro para uma decoração em estilo industrial
O corrimão de ferro e a escada em estilo industrial ficam em destaque na decoração desse estabelecimento comercial e deixam o lugar ainda mais despojado e cheio de personalidade.
15. Corrimão preto com dourado
A escada curva ficou ainda mais estilosa com o corrimão de ferro cheio de arabescos. A escolha do dourado e do preto resultou em uma decoração super elegante e requintada.
16. Escada com paleta de cores neutras
Cinza, preto e branco são super neutros e combinam com tudo! Os degraus e o corrimão contrastaram com a parede branca e deixaram o ambiente sóbrio e ao mesmo tempo sofisticado.
17. Corrimão discreto em um apartamento cheio de vida
Esse apartamento com várias pinturas e quadros é tão cheio de personalidade e cor, que a escada e o corrimão brancos e discretos ficaram perfeitos nele.
18. Ambiente minimalista em tons neutros
Para quem gosta de uma decoração minimalista, o corrimão embutido na parede é perfeito. Simples e funcional, combinou precisamente com a escada de cimento e as paredes brancas.
19. Corrimão trabalhado de madeira
Que tal esse corrimão arredondado todo de madeira? E para dar ainda mais destaque e charme, é só combinar com uma parede de tijolinhos brancos.
20. Piso de madeira e corrimão de vidro
Para dar amplitude a esse apartamento, o corrimão todo de vidro fechado foi a escolha ideal. Além disso, ele permite ter uma visão completa da decoração dos dois andares.
21. Escada de madeira com base larga
Nessa composição, a escada com degraus enormes na base chama bastante atenção. Para evitar excesso de informação, a dica é escolher um corrimão discreto, como esse de vidro e inox. Já as plantas ajudaram a criar um ambiente mais aconchegante.
22. Móveis em estilo barroco e com muitos detalhes
Os móveis e quadros com ornamentos precisavam de uma escada tão cheia de detalhes quanto eles. O corrimão de ferro trabalhado, ao ser combinado com os degraus de mármore, adquiriu um ar clássico e elegante e harmonizou com o resto da decoração.
23. Escada feita com madeira, vidro e inox
Para mostrar sua versatilidade, mais um projeto combinando madeira, vidro e inox. Nesse caso, o inox escovado foi a escolha perfeita para fazer par com o cinza da parede.
24. Decoração com paleta de tons neutros
Essa composição com um corrimão embutido na parede e uma paleta de tons neutros é perfeita para quem curte uma decoração clean e sóbria.
25. Sala iluminada e aconchegante
O apartamento cheio de luz e cor pedia uma escada neutra, que não chamasse muita atenção e conservasse o clima de aconchego. A opção foi apostar em um corrimão e degraus com a mesma paleta de cores do chão e dos móveis.
26. Escada inox com formas geométricas
Nesse projeto, as faixas assimétricas do corrimão seguem a mesma pegada dos castiçais e das obras geométricas do hall, trazendo uma atmosfera moderna para o lugar.
27. Apartamento em tons neutros e aconchegantes
Para quem quer dar amplitude a lugares pequenos, o corrimão vazado é uma ótima opção. Nesse projeto, o branco da paleta de cores foi parar na escada e nas colunas de ferro, combinando perfeitamente com o marrom dos móveis e parede.
Veja agora mais inspirações de corrimãos
De madeira, ferro, inox, vidro ou corda… O importante é escolher o corrimão que mais se adequa à decoração da sua casa e ao seu estilo de vida. Veja abaixo mais dicas de corrimãos para servir de inspiração e ajudar no seu projeto:
28. Corrimão de vidro ajuda a integrar os espaços
29. Corrimão de madeira com quadros na parede
30. Degraus de mármore e corrimão dourado
31. Cadeiras pretas em destaque
32. A iluminação da escada faz toda a diferença
33. Paleta de cores neutras e iluminação aconchegante
34. Mistura de materiais em uma decoração bonita e despojada
35. Piso de madeira com corrimão de inox
36. Apartamento agradável com bastante iluminação natural
37. Escada curva na mesma cor do ambiente
38. Mármore e preto em estilo sofisticado
39. O verde do corrimão harmoniza com as plantas do lugar
40. Portão de ferro trabalhado em destaque
41. Ambiente em estilo industrial
42. Escada de madeira e ferro na área externa
43. Corrimão de vidro é ideal para espaços pequenos
44. Corrimão de vidro
45. Sala em tons terrosos com corrimão de inox
46. Escada segura e irreverente com o uso de tela
47. Diferentes materiais em uma mesma escada
48. Iluminação e madeira criam clima aconchegante
49. Degraus diferentes com materiais diferentes
50. Piso combinando com o lustre
51. Branco e preto é sempre uma boa pedida
52. Corrimão de vidro para um ambiente clean
53. Escada em caracol fica super elegante
54. Parede de tijolos deixa o lugar ainda mais charmoso
55. Escada em espiral toda de vidro
56. Escada simples e minimalista
57. Sala elegante com estilo clean e sofisticado
58. Iluminação natural faz muita diferença
59. Versáteis, vidro e inox se adequam a diferentes espaços
60. Corrimão discreto dá amplitude ao apartamento
61. Escada de madeira deixa qualquer lugar mais acolhedor
62. Cores neutras com uma pegada minimalista
Depois de tantos projetos de corrimãos inspiradores, agora é só você decidir qual deles melhor se adequa ao seu estilo e, assim, escolher o modelo e material ideal para sua casa. E para garantir um visual inspirador, veja ideias de escadas modernas que são esculturais.