A cozinha é um dos ambientes da casa mais frequentados, seja para preparar uma refeição ou reunir todos os moradores durante o jantar, principalmente se a família é grande! E para garantir o conforto e privacidade de todos, adicionar uma cortina na decoração deste espaço se torna primordial. Independentemente se a janela é grande, pequena ou uma porta de acesso, o modelo escolhido deve, primeiramente, harmonizar com o restante da decoração. Assim, além de garantir que pessoas que passam na rua ou vizinhos não olhem a movimentação do interior de sua residência, também acrescenta aquele charme e sofisticação que todo ambiente deve ter.
Os modelos disponíveis no mercado são dos mais diversos: eles vão desde tecidos em voal, com trilhos ou varões, até persianas, romanas e rolôs. Para quem não dispensa a praticidade, o ideal é optar por uma peça que seja fácil de limpar, ou que a remoção seja simples na hora de lavar. Mas a verdade é que existe uma solução perfeita para qualquer tipo de orçamento e gosto! Confira a seguir alguns projetos incríveis de cozinha com cortina para você se inspirar (e também se apaixonar):
1. Discretinha e elegante
Os tecidos em voal são perfeitos para quem deseja incluir a cortina de forma mais delicada na decoração. Ela também ajuda a manter a entrada de luz natural no ambiente, mas mantendo a privacidade.
relacionadas
2. Usada como divisor de ambientes
Uma ideia super criativa e original é utilizar longas cortinas como divisor de ambientes integrados. Além de ser uma solução prática, oferece ao morador a possibilidade de mostrar ou não a cozinha.
3. Harmonizar a peça com a decoração é fundamental
A cozinha se manteve no padrão clean com o rolô branco instalado. A cor predominante incluiu bastante leveza e claridade ao espaço, e também possibilitou a adição de detalhes impactantes na decoração, como os móveis, eletrodomésticos e adornos vermelhos.
4. O cortineiro foi garantido na instalação da sanca
Ao instalar a sanca na cozinha, certifique-se que o recuo próximo da janela, chamado de cortineiro, esteja com a metragem ideal para receber a sua cortina, especialmente se o modelo escolhido for rolôs ou persianas, que possuem um trilho mais largo do que os habituais varões.
5. Uma dupla solução para dois ambientes
Neste projeto, tanto a cozinha como a sala de jantar receberam os mesmos modelos de cortinas romanas, para padronizar a decoração na medida certa. Perceba que a discrição das peças não interferiu na personalidade do estilo bruto adotado no acabamento.
6. Cortina? Que cortina?
Falando em discrição, o blackout instalado nesta cozinha só é perceptível depois de olhar bem para a imagem. Isso porque a cortina escolhida possui a mesma cor que as portas do armário ao lado.
7. Uma tela branca entre as pastilhas
A delicadeza da cartela de cores foi garantida com a adição do blackout branco acima da pia, onde foram instaladas pastilhas em diversos tons de azul. Como este tipo de revestimento costuma chamar bastante a atenção, não havia solução melhor!
8. Persianas de madeira são super resistentes
E também é uma opção bastante sofisticada e de alta durabilidade. Para a cozinha moderna, as cores preta e branca foram mantidas até no detalhe da ilustre cortina, instalada logo abaixo da sanca.
Publicidade
9. Seu modelo mais simples é também o mais econômico
As persianas de PVC são os modelos mais simples, baratos e também fáceis de encontrar, pois possuem tamanhos distintos para portas e janelas com metragem padronizada. Uma saída perfeita para quem está com o orçamento mais apertado.
10. Tecidos estampados para quem não tem medo de ousar
Uma cortina não precisa ser necessariamente lisa, muito pelo contrário. Modelos estampados são perfeitos para quebrar a sobriedade de um ambiente, além de adicionar bastante personalidade à decoração.
11. Escolha o seu modelo preferido, independentemente do tamanho da janela
O modelo Double Vision é uma outra alternativa para controlar a entrada de iluminação no ambiente. Você pode deixá-la mais transparente, alinhando as faixas brancas uma acima da outra, ou fechá-la definitivamente, intercalando as duas opções de faixas (uma acima da outra).
12. Certas vezes, incluir uma cortina na cozinha se faz necessário
Cozinhar ou lavar a louça sob os olhares do vizinho da frente não é uma das coisas mais confortáveis, não é? Muitas vezes, morar em apartamento tem dessas desvantagens, mas o problema é muito bem resolvido com a adição de uma cortina, ou até mesmo um blackout, na fatídica janela indiscreta.
13. Principalmente se a janela da cozinha fica de frente para a rua
Inibir a visibilidade para dentro da casa também se faz necessário quando a janela ou a porta de vidro fica visivelmente acessível pelos transeuntes na rua. Neste caso, não estamos falando somente de estética, mas também de segurança, certo?
14. Uma simples tela pode fazer toda a diferença
Para quem não gosta de criar volume na decoração, a tela é o material mais indicado. Elas são leves, delicadas e não interferem em nada na decoração do ambiente. Basta escolher a cor e o tamanho certo.
15. Mantendo as janelas longe dos olhos
Há quem se incomode (e muito) com o efeito que a janela oferece na decoração. Muitas vezes, o material utilizado pelas construtoras não agrada os moradores, e eis que a cortina, mais uma vez, cumpre perfeitamente o seu papel em escondê-la, dando outro visual ao ambiente.
16. A cortina de varão garante bastante aconchego ao espaço
E também bastante elegância, principalmente se a peça for longa, alcançando o chão. Além do mais, peças de tecido são super fáceis de lavar: basta tirá-las do trilho e jogar na máquina de lavar no modo “roupa delicada”.
17. Disfarçando a base da cortina com bandô
Você se incomoda com aquela base pouco delicada das cortinas de rolô ou do trilho? Invista em uma bandô, feito sob medida para se ajustar perfeitamente ao seu projeto! Este é um tipo de recurso muito usado em janelas baixas, ou na ausência de uma sanca com cortineiro.
18. Persianas metalizadas são super moderninhas
Para uma decoração que tem o bege como base principal, a persiana metalizada registrou que o estilo desta cozinha é 100% contemporâneo! Uma bela maneira de quebrar a seriedade de um tom sóbrio e básico.
19. Escolha um material que resista à fumaça e gordura
Principalmente se a sua cortina for instalada próximo ao fogão, por exemplo. Neste caso, persianas de alumínio ou de PVC são as mais indicadas, pois podem ser facilmente limpas com um pano úmido e desengordurante, sem precisar tirar a peça da parede.
20. Antes de comprar a peça, meça a sua janela
Nem todas as janelas possuem as medidas compatíveis aos modelos padronizados, vendidos em grandes lojas. Para esses casos específicos, é necessário encomendar uma cortina sob medida, para que o resultado final seja satisfatório.
21. … E leve em conta também o que haverá abaixo dela
Para cortinas instaladas acima da pia ou de um balcão, tenha em mente que o seu comprimento não deve atrapalhar a movimentação nestes ambientes. O mais indicado é que a peça não cubra tomadas, nem fique muito próximo da torneira, filtro e utensílios.
22. O ideal é que a sua cortina seja prática
E quando falamos em praticidade, nos referimos a atender todas as suas necessidades. Se o problema é a falta de privacidade ou muita luz solar, dê preferência para as persianas. Se a sua dificuldade é lidar com a limpeza, opte por materiais que sejam fáceis de remover e lavar. Quanto menos trabalho, melhor, certo?
23. A cor branca é a mais utilizada na decoração da cozinha
Isso porque cortinas desta cor são mais fáceis de combinar com qualquer outro tom e estilo. O preto e o cinza também são comumente usados, mas são mais indicados para decorações mais escuras ou brutalistas.
24. O incrível efeito do toque industrial
Este projeto contemporâneo com um toque industrial contou com um revestimento imitando cimento queimado em toda a extensão da pia balcão. E para ornar com o acabamento, não podia ser diferente: as persianas metalizadas deram o toque final de elegância que o espaço precisava.
Veja mais inspirações de cozinhas com cortina
Os projetos são dos mais diversificados: desde ambientes compactos, até as espaçosas cozinhas integradas:
25. Branca, simples e prática
26. Para a porta da varanda, um longo e charmoso voal
27. Para o estilo industrial, persianas são as mais indicadas
28. Cores neutras garantem amplitude ao ambiente
29. Para não errar, padronize sua cortina com o revestimento da parede
30. Renda oferece delicadeza ao espaço
31. … O voal também, mas com um toque a mais de modernidade
32. Os modelos em madeira são bem conceituais
33. Impossível resistir à este vermelho impactante
34. As cortinas longas em cada extremidade deixaram a cozinha super aconchegante
35. Criando aquele climinha confortável no ambiente
36. Estampas são uma forma criativa de estilizar a decoração
37. Preto e verde: uma dupla mais que perfeita
38. Os painéis sob medida superam qualquer expectativa
39. E com elas, é você quem controla a privacidade e iluminação
40. Aliás, seus eletrodomésticos e alimentos agradecem por este cuidado
41. Já que alguns deles podem manchar, desbotar ou estragar com a exposição direta ao sol
42. Que tal combinar a cortina com a pedra da pia e da bancada?
43. Ou criar um constraste entra ela e o revestimento?
44. A solução para esta área foi aproveitar o espaço para instalar uma prateleira
45. Aqui as opções deram aquele charminho vintage à cozinha
46. Mais sofisticado e elegante, impossível
47. Persianas em alumínio estão super em evidência
48. E cortinas com varão jamais sairão de moda
49. E podem ser trocadas facilmente quando bater a vontade de mudar
Já sabe qual cortina se adequa melhor à sua cozinha? Independentemente do modelo, escolha um material versátil e com boa durabilidade, assim o seu investimento não será somente para mais um detalhe decorativo, e sim para uma solução de longo prazo. E para não ter dúvidas na hora de planejar esse ambiente, veja como escolher revestimento para cozinha.