Crochê é uma técnica manual para criação de tecidos e trançados artesanais. A agulha de crochê possui a ponta em formato de gancho, de onde deriva o nome dessa antiga arte: croc, que em francês antigo significava gancho. Com apenas uma agulha e linha ou barbante, é possível criar diversas peças de crochê decorativas. E, dentre elas, cortinas.
Uma das grandes vantagens da cortina da cortina de crochê é a customização. Por se tratar de uma técnica manual, é possível escolher o modelo, tamanho, cor e criar uma peça única e original. A linha ou barbante escolhidos vão depender do acabamento e estilo desejados. Já a espessura da agulha varia de acordo com o fio a ser manipulado ou com a preferência do artesão.
Seja curta, longa, com pontos mais largos ou estreitos, as cortinas de crochê dão graça e personalidade ao ambiente. O importante é escolher o modelo que mais lhe agrada e combina com seu estilo. Para ajudar, fique de olho na lista de inspiração que separamos abaixo:
1. Cortina de crochê curta e delicada
Delicado, esse modelo curtinho é ideal para quem quer aproveitar a luminosidade natural e decorar a janela.
Publicidade
2. Crochê na janela da cozinha
Crochê na janela da cozinha também é uma ótima opção! Nessa composição, o modelo com ponto aberto trouxe leveza e aconchego.
3. Cortina de crochê na parede
E por que não arriscar um pouco e usar cortininhas de crochê penduradas na parede? Aqui as cortinas rosas deram mais cor e charme ao lugar.
4. Combinação de crochê e tecido
Aqui a ideia foi deixar a cortina de algodão mais delicada e colorida. Para isso, a cortina longa recebeu uma mini-cortina colorida de flores feitas de crochê.
Publicidade
5. Cortina de crochê para enfeitar
Para quem quer apenas dar um charme a mais na janela, pode apostar nesse modelo de mandalas colorido e romântico.
6. Simples e delicada
Cortina de crochê feita com barbante cru também é uma graça! Esse modelo curtinho com formas geométricas ajuda a decorar e deixar qualquer lugar mais aconchegante.
7. Abuse das cores
Crochê é uma ótima opção para quem gosta de misturar cores! Essa cortina de crochê bege com flores coloridas é um verdadeiro convite para passar a tarde descansando ao lado da janela.
8. Crochê, madeira e vidro
A cortina de crochê curtinha harmonizou perfeitamente com a janela de madeira e vidro. Os jarrinhos brancos com suculentas trouxeram um pouco mais de cor e vida.
9. Cortina de crochê longa
Super delicada, essa cortina com pontos largos e na cor bege é uma ótima opção para quem quer algo simples e aconchegante.
10. Em estilo romântico
Para não disputar atenção com os utensílios de cozinha coloridos, o ideal foi optar por uma cortina delicada e romântica nas cores branco e rosa.
11. Crochê temático
Ideal para a cozinha, esse modelo com desenhos de xícaras e bules é um verdadeiro convite para aproveitar a tarde tomando um café.
12. Cortina de flores com tecido branco
Misturar materiais é sempre uma ótima pedida. O tecido semi-transparente fez par com a cortina colorida de flores e criou um conjunto super delicado.
13. Cortinas para decorar
Os pequenos bandôs de crochê com franjas viraram painéis decorativos e criaram um efeito cascata, super descolado e charmoso.
14. Leveza e delicadeza
Também é possível usar crochê para conseguir leveza e suavidade. Um exemplo é essa cortina que combina crochê com um tecido delicado, fino e levemente transparente.
15. Uma peça cheia de personalidade
Investir em uma peça única e chamativa deixa qualquer ambiente mais bonito e com personalidade.
16. Flores e cactos
Cores, cores e cores! A combinação da cortina de flores colorida com os vasinhos estampados criou uma mistura diferente, divertida e harmônica.
17. Cortina ou quadro?
Essa cortina com ponto trabalhado, formando desenhos geométricos, ganhou destaque ao ser colocada contra a luz – e virou uma verdadeira obra de arte.
18. Vários tons de verde
Se você tem dúvida na hora de combinar cores diferentes, uma opção é apostar em uma cortina com vários tons da sua cor preferida.
19. Painel de flores
Além de impedir a entrada de luminosidade, essa cortina de flores ganhou destaque e formou um painel de crochê lindíssimo.
20. Cortina de crochê na porta
Cortina de crochê é uma peça tão versátil, que não precisa ser usada apenas em janelas. Um exemplo é esse modelo curtinho, que deu ainda mais charme à porta de madeira de entrada e às paredes de vidro.
21. Cortina branca com detalhes de flores
Em linha branca e com pontos geométricos vazados, as flores amarelas ajudaram a deixar essa cortina de crochê ainda mais romântica e delicada.
22. Crochê em janelas pequenas
Essa mini-cortina de crochê é ideal para pequenas janelas, como as que encontramos em banheiros, cozinhas ou corredores.
23. Cortina de crochê com flores azuis
Uma cortina de crochê bonita dá mais personalidade à qualquer lugar. Esse modelo com flores azuis é fácil de combinar e pode ser usado em qualquer cômodo.
24. Cortina de crochê e janela de vidro
Com ponto aberto, duas cores e franjas, a cortina de crochê curtinha trouxe leveza e deu mais charme para a janela de vidro.
25. Cortina ou porta?
Uma ideia criativa e prática é utilizar cortina no lugar da porta. Esse modelo, com tiras de crochê e flores, ficou gracioso e criou uma divisória super diferente entre os cômodos.
26. Cortina de crochê com borboletas
Se a ideia é permitir que entre apenas um pouco da luminosidade, basta apostar em um ponto de crochê mais fechado.
27. Cor, charme e delicadeza
Essa cortina de crochê colorida feita com linhas finas ficou super delicada. Além disso, deixou a sala mais aconchegante e ornou perfeitamente com a madeira dos móveis e porta.
28. Cortina branca de mandalas
Combinar a cor da cortina com os móveis, porta e guarda-corpo é uma ótima pedida. Para fugir do óbvio e criar um efeito diferente, a aposta foi em uma cortina de mandalas.
29. Mini-cortina de barbante
Mini-cortinas são versáteis e podem ser usadas em diferentes lugares. Esse modelo, em barbante cru, é ideal para deixar qualquer janela mais charmosa e em evidência.
30. Combinando com as luminárias
Para adicionar mais cor à cortinas de crochê beges, combine com peças ou objetos coloridos, como essa luminária de bolinhas.
31. Cortina metalizada para um ambiente sofisticado
Quem disse que cortinas de crochê não podem ser sofisticadas? Esse modelo, feito com linha verde metálica, ajuda a deixar qualquer ambiente mais elegante e requintado.
32. Deixe a luz entrar!
Cortinas de crochê com pontos mais largos não servem para impedir a entrada de luz, mas ajudam e muito na hora decorar e dar mais charme a qualquer cantinho. Invista nessa ideia!
33. Franja de flores
As franjas de flores criam um efeito visual divertido e único. Ideal para quem quer uma peça criativa e diferente.
34. Par perfeito
A cortina colorida de flores harmonizou perfeitamente com a janela azul de ferro e vidro.
35. Para um ambiente mais agradável
Com formas geométricas e flores, essa cortina de crochê além de reduzir a luminosidade, decora e deixa o ambiente mais agradável.
36. Mais cor, por favor!
Aposte no uso de cores também na cozinha! Esse modelo super colorido emoldurou a janela e deu mais vida ao lugar.
37. Sem cores, mas com desenhos
Cortina branca também pode trazer muito charme! Esse modelo com desenhos e bicos nas bordas ficou delicado, aconchegante e charmoso.
38. Cortina de flores
As flores da cortina acrescentaram cor e criaram um efeito visual super harmônico com o verde das plantas.
39. Moldura de cores
Uma opção fácil para quem quer adicionar mais cor à decoração é apostar em cortinas de crochê coloridas.
40. Para o quarto das crianças
Colorida, delicada e divertida, que tal colocar uma cortina de crochê no quarto da crianças? Com certeza, os pequenos vão adorar!
Versáteis, as cortinas de crochê podem ser utilizadas em diferentes ambientes e espaços. Depois de observar tanta variedade de estilos e modelos, basta escolher a que mais lhe agrada e usá-la como inspiração para sua casa. Aproveite e veja também lindas ideias de centro de mesa de crochê!
Algumas são bonitas. Outras muito bregas