Sinônimo de elegância, uma cozinha decorada com as cores preta e branca pode garantir mais encanto e beleza para o seu lar. Essa é uma combinação versátil de cores, permitindo mixar grande variedade de estilos, basta dosar os toques de cores e saber distribuí-las pelo ambiente.
Além disso, esta sofisticada combinação é atemporal, não seguindo uma tendência passageira, conferindo beleza ao cômodo sem prazo de validade. A dosagem de cada cor difere conforme o gosto pessoal de cada um, podendo haver a predominância de um dos tons.
Já a diversidade de materiais possíveis a serem utilizados tanto na cor branca quanto na preta é grande, indo de armários laqueados ou com acabamento fosco, o uso de pastilhas e porcelanato, até a utilização de granito e nanoglass.
relacionadas
Um dos cuidados necessários para utilizar o preto na cozinha é produzir um ambiente bem iluminado, facilitando o preparo dos alimentos. Para aqueles que têm medo de ousar, uma boa opção é escolher o branco como base e adicionar pequenas doses de preto por todo o cômodo.
O branco ainda possui a fama de ampliar o ambiente, sendo a opção ideal para espaços reduzidos. Porém, este feito também pode ser conquistado com o uso da cor preta, basta apostar em móveis de linhas retas, proporcionando profundidade ao local. Confira a seguir alguns exemplos de belíssimos ambientes decorados com este duo de cores:
Publicidade
1. Preto embaixo, branco em cima

Foto: Reprodução / Érica Salguero
A escolha por utilizar os armários pretos embaixo foi ideal para garantir mais harmonia, já que neles estão embutidos o forno, a lava-louças e o fogão, trazendo uma sensação de unidade provinda do tom escuro.
2. Na marcenaria quem manda é a cor branca

Foto: Reprodução / Érica Salguero
Enquanto o preto figura no revestimento das paredes e no piso, o branco é o eleito para deixar os armários mais bonitos. O destaque fica pelo contraste causado pelo cooktop na cor branca, fixado na bancada preta.
3. Até a pia entrou na dança

Foto: Reprodução / Ap101
Este ambiente é exatamente o oposto do anterior, enquanto o preto tinge o mobiliário, o branco aparece nas paredes, bancadas e chão. Para deixar a decoração ainda mais interessante, até a cuba e a torneira entram na dança.
Publicidade
4. Pequenos toques de preto, aqui e ali

Foto: Reprodução / Maurício Karam
Como o espaço é pequeno e irregular, a escolha pela predominância do branco foi ideal para simular um ambiente mais amplo. O preto aparece tanto no tampo da bancada, quanto na parede e na porta, adicionando elegância.
5. O preto adicionando estilo ao ambiente

Foto: Reprodução / Livia Dalmaso
Em uma cozinha onde o branco impera, o preto traz o estilo e sofisticação necessários ao ser utilizado no acabamento da parede, seguindo a tendência dos azulejos de metrô e encantando o ambiente.
6. Preto e branco, mas com um toque de cor

Foto: Reprodução / Antonio Armando de Araujo
Acha a combinação um pouco monótona? Então abuse de adesivos de parede ou equivalentes com estampas de cores vibrantes. O duo de cores irá conferir destaque ao acabamento divertido.
7. Cozinha de classe e elegância
Para a pia e a bancada, o material branco utilizado é o nanoglass, onde a pia foi esculpida diretamente na pedra. Como o ambiente recebe bastante luz natural, o preto predomina na marcenaria.
8. O preto vem tímido, mas marca sua presença

Foto: iStock
Opção ideal para quem ainda tem receio de utilizar o preto na cozinha, ao escolhê-lo para a cor das bancadas, é possível conferir um visual mais higiênico ao cômodo. Já a claraboia garante a luminosidade ideal para o ambiente.
9. O cinza é a cor de transição

Foto: iStock
Para um ambiente mais elegante, utilize a cor cinza como um recurso de transição entre as duas cores. Ao ser adicionada na parede, proporcionou maior integração entre a combinação de cores, harmonizando-as.
10. Até a geladeira ganhou cor

Foto: Reprodução / Claudia Albertini
Para uma decoração que mistura toques contemporâneos com o retrô, aqui a geladeira também é da cor preta, com um design de ares vintage. Para aproveitar a profundidade conferida pela cor preta, o conjunto de nichos acomoda uma mini horta na cozinha.
11. Iluminação natural faz a diferença

Foto: Reprodução / Nosso Apê Perfeito
A janela desta cozinha está na altura da parede que recebe um revestimento branco, favorecendo a entrada de luz natural, deixando o ambiente mais claro. O piso laminado confere ainda mais sofisticação ao local.
12. O piso preto confere sofisticação e amplitude ao cômodo

Foto: Reprodução / Estúdio AE
Além disso, ao utilizar a mesma pedra nas bancadas e no revestimento da parede, é possível proporcionar uma sensação de continuidade à decoração. Os móveis brancos mesclam-se ao frigobar, que está acomodado passando a impressão de ser um eletrodoméstico embutido.
13. E por que não um trio de cores?

Foto: Reprodução / Bontempo
Para aqueles que enjoam fácil de cores mais clássicas, ao adicionar um tom frio à combinação é possível manter a sofisticação proporcionado pelo uso das cores preto e branco. Aqui os armários suspensos em azul e os azulejos de metrô atribuem ar retrô ao ambiente.
14. Neutra, mas cheia de graça

Foto: Reprodução / Éllen Cavalcante & Paula Ferraz
O diferencial desta cozinha está na adição de cores neutras em sua decoração. Isso se dá pelo uso de papéis de parede estampados e geométricos. Apesar disso, as cores predominantes permanecem sendo o branco e o preto deixando a cozinha ainda elegante.
15. Aqui o inox complementa a decoração

Foto: Reprodução / Éllen Cavalcante & Paula Ferraz
Enquanto nos armários o branco é a cor escolhida, o tampo em preto complementa a decoração. Para um efeito mais moderno e elegante, toques de prata no inox dos eletrodomésticos e nas pastilhas que revestem a parede.
16. O preto em pequenos detalhes, mas sempre presente

Foto: Reprodução / Bontempo
Ambiente amplo, utilizando o branco tanto na marcenaria quanto nos eletrodomésticos. O preto figura nas bancadas e nos puxadores dos armários, deixando-os mais interessantes. Esta combinação é ideal para dar destaque à presença de madeira presente na moldura das janelas e como revestimento do piso.
17. Deseja elegância? Escolha o mármore

Foto: Reprodução / Irmãos Obra e Reforma
Nada esbanja mais estilo e elegância do que este material. Aqui ele é utilizado para a bancada, além de emoldurar a parede. Para dar ainda mais destaque a tamanha sofisticação, utilize o recurso de iluminação embutida, destacando-o.
18. A bancada em nanoglass confere visual único ao ambiente

Foto: Reprodução / Meu Apê 47
Com o preto presente tanto nos móveis quanto no revestimento da parede, o branco brilhoso proporcionado pelo uso de nanoglass na bancada ganha destaque. Ideal para quem tem medo de apostar em um ambiente em preto total.
19. Cinza, branco, preto e amarelo

Foto: Reprodução / Éllen Cavalcante & Paula Ferraz
No ambiente, o duo preto e branco predomina. Para suavizar o uso destas duas cores tão contrastantes, é lançado mão do cinza, compondo uma transição suave dos tons. Dando o ar da graça, o tom de amarelo gema no lustre traz a alegria que faltava ao cômodo.
20. Que tal apostar em pastilhas pretas?

Foto: Reprodução / Letícia Araújo
Nesta cozinha, o mobiliário possui dois tipos de acabamentos: o fosco embaixo e o brilhoso nos armários de cima. O preto reina nas bancadas e na belíssima parede recoberta de pequenas pastilhas de formato quadrado.
21. Preto, somente nos eletrodomésticos!

Foto: Reprodução / Antonio Armando de Araujo
Outra bela opção para quem prefere a cor branca à preta: aqui, o preto aparece tímido, somente nos eletrodomésticos. Destaque especial para as pastilhas revestindo toda a parede. Além disso, o uso de prateleiras brancas proporciona praticidade e encanto ao cômodo.
22. Branco, preto e marrom

Foto: Reprodução / Éllen Cavalcante & Paula Ferraz
Utilizar variados tons de madeira é um recurso interessante para agregar elegância à essa combinação de cores. Para deixar este ambiente integrado mais harmonioso, o revestimento da parede acima da pia possui uma variação de tons de bege.
23. Misturando materiais ao duo de cores

Foto: Reprodução / Livia Dalmaso
Nesta cozinha embaixo da escada, o duo de preto e branco está presente na marcenaria e na bancada. Para uma decoração mais extravagante, a arquiteta usou como recurso a mistura de diferentes materiais na decoração, dentre eles o inox nos eletrodomésticos e a madeira.
24. Branco discreto, porém imponente

Foto: Reprodução / Monise Rosa
Aqui o branco aparece nas banquetas, além de não ser utilizado na sua forma pura, mas em tons degradê presentes na pedra escolhida. Esta reveste desde a estrutura da bancada até a parede, formando uma bela combinação junto aos armários em preto. Nos armários suspensos, o acabamento espelhado reflete a iluminação abundante.
25. Armários elegantes com acabamento fosco

Foto: iStock
Em uma cozinha sem armários suspensos, a marcenaria em preto impera, trazendo elegância em seu acabamento fosco e puxadores de aparência marcante. O branco aparece nas bancadas, as quais se harmonizam com as estruturas de gesso traçadas no teto deste ambiente.
26. Aqui as pastilhas dão um charme extra ao ambiente

Foto: Reprodução / Evviva Bertolini
O efeito causado pelas pastilhas metalizadas deixa a integração das cores mais suave e harmoniosa. A cor vermelha vista na panela e no conjunto de pimentas ganha destaque, assim como a presença discreta do verde no vaso no canto da bancada.
27. O branco mostrando ser preferência de muitos

Foto: iStock
Neste ambiente, é comum visualizarmos a presença da cor branca mais forte do que a preta. Este efeito ocorre pela sensação de limpeza proporcionada pelo tom. Aqui o preto aparece tímido, apenas nos detalhes dos eletrodomésticos. Complementando a decoração, as bancadas em cinza atribuem neutralidade ao cômodo.
28. O preto não se deixa por vencido

Foto: iStock
Apesar desta cozinha possuir uma decoração quase totalmente branca, a presença da geladeira em preto quebra a sensação de unidade do ambiente, trazendo graça e chamando a atenção para este eletrodoméstico de design caprichado.
29. Design minimalista e sofisticado

Foto: iStock
O diferencial desta cozinha está no design de linhas retas e formas geométricas resultantes dos armários brancos. Nas bancadas, a pedra preta confere estilo ao cômodo, sendo utilizada também na parede acima da pia.
30. Cozinha pequena, mas de beleza sem igual

Foto: Reprodução / Graça Brenner
Um ótimo exemplo de como esta combinação de cores é bem-vinda nos mais variados tamanhos de cozinhas. Aqui, apesar de pequeno, o cômodo ganha graça ao utilizar armários na cor branca e bancada na cor preta. Para uma decoração mais interessante, a parede é revestida de pastilhas de formatos variados e tons neutros.
31. A iluminação embutida nos armários faz toda a diferença

Foto: Reprodução / ArchDesign Studio
Este é outro belo exemplo de que optar pelo uso de armários na cor preta, sendo o acabamento fosco escolhido para os armários térreos e o acabamento brilhoso para os flutuantes é uma belíssima combinação. Para melhor destaque da bancada branca, luzes embutidas nos armários superiores dão destaque à peça.
32. O brilho deste piso deixa a cozinha com um visual arrasador

Foto: Reprodução / F Poles Arquitetos
Quer um diferencial? Aposte em um revestimento preto brilhoso para o chão da sua cozinha. Além de ampliar o ambiente, ele ainda garantirá profundidade e charme ao local. O branco é responsável por figurar na marcenaria e paredes, auxiliando na missão de ampliar o cômodo.
Dupla imbatível no quesito sofisticação, a combinação das cores preto e branco é bem-vinda também na cozinha. Podendo ser encontrada com a predominância de um tom ou em proporções iguais, este duo é garantia de elegância para um dos cômodos mais queridos do lar. Aposte! Aproveite e veja mais ideias para usar as cores neutras na decoração, como branco e preto, na decoração da casa.