Lugar onde se prepara o alimento e onde se fomentam as reuniões e encontros cuja protagonista é a comida, uma cozinha precisa ser prática. Mas combinar praticidade e beleza também é algo essencial para tornar o espaço aconchegante e com grande apelo estético e decorativo.
Quando se fala em cozinha, muita gente pode ter uma visão preconcebida de um lugar quase padronizado, onde há pouco espaço para inovação. Se você pensa assim, saiba que está redondamente enganado. Cada vez mais se estabelece a ideia de que as cozinhas também são ambientes onde se pode ousar na decoração.
De azulejos coloridos a papéis de parede, de bancadas a mesas, de cozinhas tradicionais às americanas, bastante em voga nos dias de hoje, são várias as opções para quem quer fugir do convencional na hora de montar a sua cozinha. Combinar cores e até mesmo usar utensílios e eletrodomésticos como parte da decoração também pode ser uma solução interessante nesse aspecto.
Para a sua inspiração, selecionamos aqui uma centena de fotos de cozinhas decoradas. São sugestões dos mais variados modelos e tamanhos, incluindo muitas cozinhas pequenas. Confira:
1. Pretinho básico
Ambientes bem iluminados se dão muito bem com móveis escuros. No caso desta dica, as luzes embutidas sobre a bancada da pia vão garantir uma fonte luminosa e também funcionar com grande apelo decorativo.
2. Um toque de futurismo
As linhas retas, a ausência dos puxadores tradicionais e a combinação entre preto, branco e cinza dão um ar futurista à cozinha. Combinar os elementos corretos pode deixar o espaço de um jeito único e moderno.
3. Clássico é clássico
Ambientes com decoração clássica nunca saem de moda. Esse estilo retrô está sempre em voga, com detalhes refletidos tanto nos puxadores quando nos desenhos vistos em todas as portas. A madeira clara reafirma o aspecto charmoso e tradicional da decoração.
4. Charme no detalhe
Aqui também se repete o estilo retrô, mas a adição de detalhes como os pendentes sobre a banca e esta incrível geladeira amarela dão toques especiais à decoração. Os tijolos na parede também casam com a proposta vintage da composição.
5. No chão e na parede
O mesmo padrão geométrico aplicado na parede e no chão, com a diferença de que no piso aparece em hexágonos coloridos. O cinza conversa com o inoxidável da geladeira, enquanto o amarelo ajuda a quebrar a sobriedade do branco.
6. Conversas entre móveis e paredes
As pastilhas facilitam bastante a decoração, especialmente quando estão “conversando” com outros itens do ambiente. A tonalidade que puxa para o bege e para o marrom pode ser vista em vários espaços da cozinha, criando uniformidade, mas sem cair no tédio.
7. Industrial e amadeirado
O aspecto industrial — com parede de tijolos e luminárias e cadeiras de metal — se dá muitíssimo bem com os móveis de madeira. A cortina estilo persiana também complementa esta cena belíssima.
Publicidade
8. Quadros podem ser bem-vindos
Utilizar itens decorativos que fogem do convencional quando se pensa em uma cozinha também pode ser uma boa ideia. Colocá-los em sintonia com o restante da decoração pode dar um requinte ainda maior ao ambiente.
9. O rústico sempre tem vez
Móveis rústicos combinam muito bem com ambientes de estilo industrial, com paredes brancas. Neste caso, mesmo com o cimento queimado no piso, a combinação fica bastante leve graças aos tons naturais usados nos móveis.
10. O vintage aconchegante
Uma viagem ao passado às vezes faz bem, especialmente quando você entra em uma cozinha vintage tão charmosa. Apostar nos azulejos em forma de xadrez e nos móveis com pintura brilhante é quase sempre sinônimo de acerto.
11. O tradicional também é elegante
Ambientes mais tradicionais, com decoração que puxam para o clássico, não perderam espaço. Optar pelas formas corretas e pelas combinações de cor que ressaltam o ambiente pode trazer bastante elegância para a sua cozinha.
12. Composição com eletrodomésticos e utensílios
Utensílios domésticos também podem ajudar a compor a decoração do seu ambiente. Neste caso, a parede, as flores, os pratos e até os eletrodomésticos formam uma espécie de degradê bem interessante, contrastando tudo com a bancada preta.
13. Atenção para a janela
Usar cortinas na cozinha pode nem sempre ser uma decisão acertada, mas você pode transformar isso em recurso para dar um destaque ainda maior às escolhas feitas na hora de decorar o ambiente.
14. Riqueza de detalhes
Mais uma vez, as pastilhas vêm com charme e simplicidade para dar vida a um ambiente. Esta é uma solução bem interessante para transformar o aspecto do lugar sem gastar muito e sem errar.
15. Calor e charme
Outro exemplo de como as pastilhas modificam o visual de um ambiente. O apelo de algo quente combina com a cozinha, além de criar uma estética completamente diferente ao quebrar a brancura do restante da decoração.
16. Pedras clássicas e estilo tradicional
Pastilhas nas paredes, banquetas de madeira rústica, pedras tradicionais e pisos e móveis clássicos. É realmente difícil algo dar errado quando você usa a criatividade para juntar peças que conversam entre si.
17. O luxo do inoxidável
O aço inox está em alta e abusar de tons de cinza para complementar um ambiente predominantemente branco é uma ótima opção. Pendentes e misturadores com a mesma tonalidade reforçam o aspecto industrial da coisa.
18. Cores de Almodovar
Se o seu negócio são as cores, optar por revestimentos que imitam azulejos coloridos é a dica. Móveis retrôs, com suas cores chamativas, também são uma bela saída para quem quer decorar sem equívocos.
19. Coisa de cinema
Paredes coloridas podem deixar um ambiente carregado, então use-as com cuidado. Quando a combinação dá certo, porém, o resultado é um ambiente incrível que parece ter saído de algum filme de Stanley Kubric.
20. Pendentes, bancada e inox
Quem tem espaço para uma bancada ganha também muito mais opções para decorar a sua cozinha. Mais uma vez, a combinação entre preto, branco e cinza resulta em um ambiente luxuoso e sóbrio ao mesmo tempo.
21. O passado tem cara de moderno
O tom da madeira pode não ser a opção mais contemporânea, mas esta cor pode dar uma vida completamente diferente a um espaço. Na foto, o uso das pastilhas e também o aço inox ajudam a dar um toque brilhante à cozinha.
22. O futuro é colorido
Nem sempre optar pelo tradicional é o que você busca. Com um certo cuidado, combinar cores distintas pode ser uma ótima opção para criar um espaço diferente. Fique de olho nas cores complementares e deixe a sua cozinha um sucesso.
23. Sobriedade e elegância
Se a sua ideia é criar um ambiente relaxante no qual você vai cozinhar, a opção por tons mais tradicionais e frios acaba sendo a melhor saída. Mais uma vez, branco, preto, cinza e marrom dão as caras para oferecer sobriedade e elegância.
24. Preto nunca sai de moda
O luxo veste preto e marcenaria nesta cor tem a incrível capacidade de adicionar requinte de maneira instantânea ao ambiente. Escolher o revestimento correto para a parede vai dar um toque especial à sua decoração, cultive esta ideia.
25. Coberto de vinho
O bordô não é a cor mais tradicional quando se pensa em decorar um espaço, mas usá-lo de maneira correta (especialmente junto do branco) pode transformar um cômodo da sua casa. E tudo isso vai mundo bem na cozinha.
26. Rústico e retrô
Esta mistura entre rústico, com paredes cruas, com o retrô — móveis, portas, eletrodomésticos — também pode cair muito bem. Se você tiver uma boa entrada de luz, a tendência é que tudo ganhe ainda mais vida.
27. O charme do cinza
Se você pensa em um ambiente mais discreto, mas ainda assim não quer optar pelo branco, o cinza é o que você procura. A combinação com o amarelo nas portas do armário torna a dica acima absolutamente inspiradora.
28. Mármore, inox e os detalhes
O mármore é outro elemento que traz elegância para qualquer lugar. Quando você combina móveis brancos com ele e opta por um fogão em inox, a coisa ganha contornos ainda mais requintados.
29. Paleta verde como base
Às vezes, a decoração vem de onde menos se espera. As portas dos armários seguindo a paleta de cores junto com a pia e bancada de inox dão um aspecto quase futurista para a cozinha. As linhas retas em tudo criam uma harmonia perfeita por aqui.
30. Estilo com discrição
O tom amadeirado dos móveis inferiores dá um contraste sensacional ao branco adotado tanto na parte superior quanto no piso. Este tipo de combinação também é ainda mais válido quando as tonalidades se complementam com a cor usada na parede.
31. Modernidade colorida
Quando você pensa em um ambiente moderno, as linhas retas e o inox têm sempre um lugar especial. Os móveis de cor brilhante, apesar de típicos de decorações vintage, também podem compor muito bem este ambiente.
32. Vermelhou
Móveis vermelhos são uma ótima opção e funcionam tanto em ambientes retrôs quanto naqueles mais contemporâneos. Aqui, a combinação das pastilhas, do revestimento dos armários e até da torradeira criam um aspecto bem interessante.
33. Industrial para ninguém botar defeito
Decorações industriais combinam muito com o conceito aberto, algo muito em voga atualmente. Lógico que nem todo mundo dispõe de tanto espaço assim na cozinha, mas um pouco de criatividade pode ajudar na hora de combinar esses elementos.
34. Misturando estilos e cores
Mais uma vez o vermelho dando as caras. Adotá-lo da forma correta vai garantir muito estilo à sua cozinha. E uma vantagem: ele vai bem com diversas outras cores, sem sobrecarregar o ambiente.
35. Madeira de sobra
Eis aqui uma combinação incrível: a madeira crua, tradicional, com móveis revestidos de superfície lisa. Neste caso em especial, a divisão quase simétrica de ambientes dentro da cozinha resulta em algo simples e moderno.
36. Uma combinação charmosa
Os detalhes contam muito, o que não deve ser uma novidade para quem acompanha o Tua Casa. O contraste gerado entre verde, preto e branco aqui resultam em um ambiente aconchegante e bem contemporâneo.
37. Mais vermelho do que nunca
Novamente o vermelho, e desta vez acompanhado de papel revestimento preto e branco e detalhes em inox. As escolhas desta cozinha foram altamente acertadas, passando inclusive pela adega, que adiciona ainda mais charme ao espaço.
38. O inusitado tem seu apelo
Combinar uma tonalidade de azul com outro tom madeira não parece algo que daria certo, mas deu. Assim, pensar em uma combinação de cores pouco convencional às vezes pode resultar em algo incrível para a sua cozinha.
39. No estilo candy colors
Delicadeza e aspecto retrô em uma cozinha que quase se parece tão clarinha como um quarto de bebê. Aqui, as tonalidades aplicadas e o estilo dos móveis criam um ambiente extremamente convidativo.
40. Azul é a cor mais quente
41. Pastilhas e espelhados
42. Combinando estilos
43. Muito estilo e espaço de sobra
44. Conceito aberto
45. Madeira e alumínio
46. Espelho para ampliar a sensação de espaço
47. A suavidade do branco
48. Industrial e colorido
49. Aproveitando bem cada canto
50. Cru e moderno
51. O charme inigualável do azujelo decorado
52. Sofisticação discreta
53. Preto e amarelo sempre caem bem
54. Toque amadeirado
55. A ousadia do roxo
56. O aspecto industrial com um novo charme
57. Sanduíche de cores
58. Cinza, cerâmica e 3D
59. Marrom requintado
60. Mundo cinza
61. Combinando madeira e granito
62. Estilo escandinavo
63. Parede de lousa
64. Cozinha com pastilhas
65. Ponte entre o passado e o futuro
66. Tudo em um
67. O calor dos detalhes
68. Marcenaria preta não falha
69. Se atente às paredes
70. Luz na passarela
71. Espaçosa e funcional
72. Cores, cores e cores
73. Toque dourado
74. Beleza acessível
75. Ousadia vermelha
76. Não abandone o cinza
77. Prateleiras para temperos
78. Aurinegro
79. Cozinha pequena com ilha
80. Praticidade e elegância
81. Cobre e abóbora
82. Matéria escura
83. Personalidade retrô
84. Preto & branco
85. Decorada e integrada
86. Clássicos não morrem
87. Cozinha da vovó repaginada
88. Cinquenta tons de laranja
89. Vida nova com tijolinhos
90. Piso também é decoração
91. Base preta, azulejo colorido
92. Base branca e pastilha
93. Uma piscina na cozinha
94. Aberta e integrada
95. Escama de peixe
96. Clássico, moderno e iluminado
97. Diálogo entre ambientes
98. A praticidade dos aramados
99. Estilo industrial nunca é demais
É cozinha que não acaba mais — mas a lista acabou. Uma centena de fotos (literalmente) para você se inspirar na hora de criar a sua própria decoração. Combinar elementos, cores e estilo usando coerência e pensando sempre naquilo que você quer para o seu espaço, nunca vai sair de moda.