Existem diversas linhas decorativas que podem ser usadas para deixar o seu canto com a sua cara. Uma delas é o estilo vintage, caracterizado pelo resgate de peças de mobiliário originais que não sofreram modificações e modernizações.
Segundo Solange Barbanini, designer de interiores atuante no escritório Sol Barbanini, não há uma data específica que delimite o início desse estilo, mas sim o uso daquilo que parece ser de outros tempos. Normalmente, quando é feita referência ao estilo vintage, demarcam-se os anos 20 até a década de 80. Esse tipo de decoração é perfeito para quem gosta de delicadeza, tons sóbrios e aquele toque “antiguinho”. A especialista afirma que móveis, lustres e produtos das décadas de 50, 60, 70 podem ser contrastados com ambientes modernos, clean, arrojados, e compor espaços únicos, cheios de charme e história.
Quando o assunto são as vantagens dessa linha decorativa, Millena Miranda, arquiteta e proprietária do escritório que leva seu nome, afirma que as principais são a originalidade das peças e a exclusividade conferida na maioria dos casos.
Saiba como integrar a influência vintage em diferentes ambientes, por meio das dicas das especialistas Millena Miranda e Solange Barbanini e inspire-se com fotos incríveis do estilo.
Vintage x Retrô

Foto: Reprodução / Apartment Therapy
Publicidade
Além do estilo vintage, há também o estilo retrô. Por ambos se referirem à influências antigas, é comum a confusão entre os termos.
Apesar disso, a diferença está justamente no tempo. “O vintage é um resgate de mobiliário original de uma época, já o retrô é a releitura atual de um estilo passado.”, ensina Millena. A designer Solange conta que as peças retrô são normalmente mais caras que as atuais, mas mais acessíveis que as peças vintage por serem produzidas pela indústria atual.
Millena orienta ainda sobre como usar cada estilo: “peças do estilo vintage podem ser usadas em meio à uma decoração mais clássica, provençal, onde se quer resgatar estilos passados, já o retrô pode ser inserido em uma decoração moderna, pois ele é lúdico”, afirma.
Como aplicar o estilo vintage em cada ambiente

Foto: Reprodução / The design files
“O estilo já conquistou a moda e a decoração, os ambientes ficam extremamente charmosos sem que seja preciso gastar muito para criá-los. Garimpar objetos em antiquários, feiras, lojas de móveis antigos e até na casa da sua vó muitas vezes é a solução para adicionar o estilo na decoração da sua casa”, explica Sol Barbanini.
Veja dicas e inspirações para adicionar essa linha decorativa em diferentes ambientes da casa e deixá-la ainda mais charmosa.
Publicidade
Salas vintage
A sala é um ambiente normalmente ligado ao aconchego e relaxamento, portanto o estilo vintage pode ser uma boa inspiração para decorar o espaço, já que traz consigo tons sóbrios e a delicadeza nostálgica do antigo.
Foto: Reprodução / Garrinson Hullinger
Foto: Reprodução / The every girl
Millena aconselha adicionar o estilo à sala através de quadros com molduras antigas e peças como luminárias, mesas, cadeiras e aparadores originais de época. “Abajures, relógios e rádios antigos, retratos antigos de família e arranjos de flores do campo em garrafas velhas também ajudam a compor um clima”, acrescenta Solange.
Quartos vintage
Novamente, o aconchego é parte essencial da composição do ambiente. Como é um espaço bastante pessoal, o vintage pode ser adicionado de forma bastante livre, ficando a seu critério adotar um estilo mais sutil (com apenas alguns objetos-chave) ou completo (com a influência nos móveis, cores e decoração).
Publicidade
Foto: Reprodução / The every girl
Foto: Reprodução / Amanda Watters
Foto: Reprodução / House of turquoise
Foto: Reprodução / Lawler Design Studio
Foto: Reprodução / The house that lars built
Foto: Reprodução / Garrison Hullinger
De acordo com a arquiteta Millena, os tons pastel podem ajudar. “Adote o estilo através do uso de cores como rosa, azul, verde e amarelo claro, seja nas paredes, roupa de cama ou almofadas. Aquela cômoda da vovó também pode ser utilizada”, indica.
Cozinhas vintage
Na cozinha é possível investir no design dos eletrodomésticos e da mesa de jantar. No entanto, é um pouco complicado encontrar eletros antigos que ainda funcionem ou ainda que cumpram com todas as necessidades de uma cozinha atual. Nesses casos, talvez seja mais fácil investir em peças retrô.
Foto: Reprodução / The every girl
Foto: Reprodução / Ikea
Foto: Reprodução / Ikea
Foto: Reprodução / Johanna Vintage
Foto: Reprodução / Johanna Vintage
Foto: Reprodução / Planete Deco
Quanto aos móveis, já é possível encontrar mais facilmente peças realmente vintage. A especialista Solange comenta que as mesas e cadeiras podem ser garimpadas de um antiquário.
Banheiros
No banheiro, a decoração vintage fica encantadora e é até uma solução para quem curte o estilo, mas não deseja empregá-lo em toda a casa.
Foto: Reprodução / Bower power blog