Existem diversas linhas decorativas que podem ser usadas para deixar o seu canto com a sua cara. Uma delas é o estilo vintage, caracterizado pelo resgate de peças de mobiliário originais que não sofreram modificações e modernizações.
Segundo Solange Barbanini, designer de interiores atuante no escritório Sol Barbanini, não há uma data específica que delimite o início desse estilo, mas sim o uso daquilo que parece ser de outros tempos. Normalmente, quando é feita referência ao estilo vintage, demarcam-se os anos 20 até a década de 80. Esse tipo de decoração é perfeito para quem gosta de delicadeza, tons sóbrios e aquele toque “antiguinho”. A especialista afirma que móveis, lustres e produtos das décadas de 50, 60, 70 podem ser contrastados com ambientes modernos, clean, arrojados, e compor espaços únicos, cheios de charme e história.
Quando o assunto são as vantagens dessa linha decorativa, Millena Miranda, arquiteta e proprietária do escritório que leva seu nome, afirma que as principais são a originalidade das peças e a exclusividade conferida na maioria dos casos.
Saiba como integrar a influência vintage em diferentes ambientes, por meio das dicas das especialistas Millena Miranda e Solange Barbanini e inspire-se com fotos incríveis do estilo.
Vintage x Retrô
Além do estilo vintage, há também o estilo retrô. Por ambos se referirem à influências antigas, é comum a confusão entre os termos.
Apesar disso, a diferença está justamente no tempo. “O vintage é um resgate de mobiliário original de uma época, já o retrô é a releitura atual de um estilo passado.”, ensina Millena. A designer Solange conta que as peças retrô são normalmente mais caras que as atuais, mas mais acessíveis que as peças vintage por serem produzidas pela indústria atual.
Millena orienta ainda sobre como usar cada estilo: “peças do estilo vintage podem ser usadas em meio à uma decoração mais clássica, provençal, onde se quer resgatar estilos passados, já o retrô pode ser inserido em uma decoração moderna, pois ele é lúdico”, afirma.
Como aplicar o estilo vintage em cada ambiente
“O estilo já conquistou a moda e a decoração, os ambientes ficam extremamente charmosos sem que seja preciso gastar muito para criá-los. Garimpar objetos em antiquários, feiras, lojas de móveis antigos e até na casa da sua vó muitas vezes é a solução para adicionar o estilo na decoração da sua casa”, explica Sol Barbanini.
Veja dicas e inspirações para adicionar essa linha decorativa em diferentes ambientes da casa e deixá-la ainda mais charmosa.
Publicidade
Salas vintage
A sala é um ambiente normalmente ligado ao aconchego e relaxamento, portanto o estilo vintage pode ser uma boa inspiração para decorar o espaço, já que traz consigo tons sóbrios e a delicadeza nostálgica do antigo.
Millena aconselha adicionar o estilo à sala através de quadros com molduras antigas e peças como luminárias, mesas, cadeiras e aparadores originais de época. “Abajures, relógios e rádios antigos, retratos antigos de família e arranjos de flores do campo em garrafas velhas também ajudam a compor um clima”, acrescenta Solange.
Quartos vintage
Novamente, o aconchego é parte essencial da composição do ambiente. Como é um espaço bastante pessoal, o vintage pode ser adicionado de forma bastante livre, ficando a seu critério adotar um estilo mais sutil (com apenas alguns objetos-chave) ou completo (com a influência nos móveis, cores e decoração).
Publicidade
De acordo com a arquiteta Millena, os tons pastel podem ajudar. “Adote o estilo através do uso de cores como rosa, azul, verde e amarelo claro, seja nas paredes, roupa de cama ou almofadas. Aquela cômoda da vovó também pode ser utilizada”, indica.
Cozinhas vintage
Na cozinha é possível investir no design dos eletrodomésticos e da mesa de jantar. No entanto, é um pouco complicado encontrar eletros antigos que ainda funcionem ou ainda que cumpram com todas as necessidades de uma cozinha atual. Nesses casos, talvez seja mais fácil investir em peças retrô.
Quanto aos móveis, já é possível encontrar mais facilmente peças realmente vintage. A especialista Solange comenta que as mesas e cadeiras podem ser garimpadas de um antiquário.
Banheiros
No banheiro, a decoração vintage fica encantadora e é até uma solução para quem curte o estilo, mas não deseja empregá-lo em toda a casa.
Millena conta que é possível investir em ladrilhos antigos, cores vintage, torneira e acessórios na cor dourada. Além de um espelho com uma bela moldura e um armário característico do estilo.
Áreas externas
Em áreas externas, a aplicação deste estilo traz muitas possibilidades e é uma ótima alternativa para deixar sua varanda, jardim ou quintal mais romântico e aconchegante.
As dicas da arquiteta Millena Miranda são investir em cadeiras, bancos, mesas e vasos originais da época. Já a designer Solange lembra a possibilidade de se usar elementos com ares nostálgicos, como gaiolas e bicicletas antigas.
5 dicas bacanas para não errar ao adotar o estilo
Depois de aprender como aplicar o estilo vintage em cada cômodo da casa, confira algumas dicas para não errar ao adotar essa linha decorativa.
- Defina uma inspiração: “a principio, escolha uma década do passado como inspiração. Quem gosta de móveis escuros, de jeitão pesado, barroco, escolha as décadas de 20 e 30. Se a ideia é conferir aos ambientes um clima mais romântico, aposte em peças dos anos 50 e 60, mas se o gosto é mesmo pelas cores vibrantes e formas diferenciadas de moveis e complementos a melhor aposta é garimpar itens dos anos 70 e 80, pois linhas maximalistas estão fortemente presentes nessas décadas”, define Solange.
- Use as cores como aliadas: as cores são uma forma consideravelmente rápida de trazer o ar vintage para um cômodo ou peça. “Abuse das cores vintage, como rosa e azul claro, seja nas paredes, nas almofadas, tapetes, quadros, mantas”, aconselha Millena. Padrões como o floral, listras, corações e poá também são ótimas alternativas.
- Aprecie e aprenda a arte do garimpo: conquistar uma peça vintage para trazer charme ao seu lar possivelmente exigirá algum esforço. “Atualmente, o resgate de peças de família e incansáveis visitas a brechós de móveis, bazares e feiras têm sido frequentes na vida dos clientes e decoradores que amam esse estilo”, conta Sol.
- Selecione objetos com personalidade: segundo a designer Solange Barbanini, ao ouvir a expressão “vintage”, os móveis de pés palito tão usados nas décadas de 50 e 60 são logo lembrados, assim como eletrodomésticos coloridos e com ar futurista. Na hora de adquirir um móvel ou eletrodoméstico vintage, leve em consideração textura, estampa, cor e o design da peça, mas principalmente se ela irá dialogar com o resto da casa e agradará aos seus olhos. A peça deve ter personalidade suficiente para chamar atenção de quem olha, mas sem causar incômodo pelo exagero.
- Não pese a mão: a arquiteta Millena aconselha não utilizar muitos objetos vintage de uma vez, assim a peça ganha um destaque e um tom de exclusividade e o ambiente não fica carregado. Portanto, mescle os objetos com uma decoração atual e use sempre o equilíbrio e a harmonia como palavras de ordem.
8 ideias de decoração vintage para fazer em casa
Como alternativa à dificuldade de acesso aos objetos vintage ou retrô é possível optar pelos famosos projetos DIY (objetos feitos artesanalmente por você mesmo). Veja 8 tutoriais de ideias vintage para você testar e usar em casa.
1. Parede de quadros vintage
Esse vídeo, na verdade não ensina a criar algo, mas dá a dica para montar uma composição de quadros na parede, com muito charme e sem furos desnecessários. Veja o passo a passo completo aqui.
2. Centro de mesa com palito de sorvete
Esse vaso é perfeito para quem adora o toque romântico da decoração vintage. Os materiais são super acessíveis e o passo a passo facílimo. Aprenda!
3. Aparador com pé de máquina de costura
Aqui vai uma ideia para quem ainda tem em casa aquela máquina de costura da vovó. É possível criar uma peça vintage incrível usando os pés da máquina. O resultado é uma peça exclusiva, forte e muito charmosa. Veja o tutorial.
4. Vaso de flor e porta-lápis com pote de vidro
Versátil e fácil, esse vaso é uma forma de reaproveitar os potes de vidro da sua casa e fazer deles decorações lindas e personalizadas. A ideia serve como vaso de flores ou para armazenar o que você quiser (lápis, pincéis de maquiagem, entre outras coisas). Saiba como criar os seus aqui.
5. Luminária de abacaxi
Essa luminária traz consigo o toque vintage e uma pitada de diversão. O passo a passo é bastante simples, afinal consiste apenas na combinação de elementos prontos. Confira o tutorial aqui.
6. Abajur retrô
Essa é uma ideia super fofa e fácil de ser feita em casa, além de ser totalmente adaptável ao seu gosto. Para aprender a produzir esse abajur super charmoso é só clicar aqui.
Onde comprar decoração vintage
Além da opção de criar suas próprias peças vintage/retrô, também é possível adquiri-las em antiquários e lojas de móveis usados em geral. Caso não queira sair a procura de uma loja bacana na sua cidade, há uma infinidade de produtos vintage incríveis para adquirir online. Veja algumas opções:
Seja vintage ou retrô, com essas dicas e inspirações é só você encontrar os objetos que traduzam esse estilo e, principalmente, combinem com você e deixar sua casa esbanjando charme. Aproveite e veja dicas para esbanjar charme com móveis retrô.