Existem diversas opções práticas e funcionais de dividir os ambientes sem erguer uma parede. Não faltam modelos de divisórias leves e modernas que garantem a intimidade necessária com a particularidade de cada ambiente, sem isolar o espaço.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Dá para utilizar como divisória de ambiente: estruturas de madeira, estantes vazadas, painéis de vidros, cobogós e muito mais. Cortinas e biombos são opções baratas e práticas. Assim, é possível a integração de ambientes e aproveitamento máximo do espaço existente.
Veja como usar divisória de ambiente e planeje os espaços da sua casa para uma atmosfera mais ampla, agradável e lindamente decorada:
relacionadas
1. Integração total
O painel vazado divide os ambientes da cozinha e estar, mas mantém a integração total entre os espaços. Além disso, sua aparência gráfica se destaca na decoração.
Publicidade
2. Painel ripado de madeira
A madeira traz sempre a sensação de aconchego. Além da mesa de madeira, ela também é utilizada em um painel ripado como divisória de ambiente.
3. Painel de triângulos
Aqui a divisória de ambiente é composta por triângulos que criam um jogo de nichos que atendem aos dois ambientes divididos. O painel alia funcionalidade e beleza na varanda.
4. Divisória com vidros
Uma ótima opção para quem quer dividir, mas sem esconder nada. Nesse espaço totalmente integrado, a área íntima é delimitada por uma divisória com vidros transparentes.
Publicidade
5. Sala de jantar com divisórias
Aqui os painéis pretos contrastam com a decoração toda branca e separam de forma parcial as duas salas sem o fechamento completo do vão.
6. Cozinha com cobogós
Nesse projeto, os cobogós dividem os ambientes. Além disso, esse elemento permite a passagem de luz e favorece a circulação de ar. Tudo isso com muito charme!
7. Biombo para dividir com muito estilo
Nesse projeto, o biombo faz mais do que dividir espaços. É uma linda peça que atrai o olhar com a sofisticação da sua estrutura.
8. Sala de estar com divisória de ambiente
O painel com perfis verticais divide as salas de estar e jantar com elegância. A cor escura do painel cria contraste com os tons claros no ambiente.
9. Divisória de ambiente com arabescos
No décor das duas salas predominam cores claras e suaves, inclusive na divisória com arabescos, que separa os ambientes de forma extremamente sutil e sofisticada.
10. Divisória com jardim vertical
Nesse projeto, a divisória de ambiente é também um interessante jardim vertical com vasinhos de madeira. O encanto do verde fica acessível aos dois espaços.
11. Estante como divisória
Nesse loft, as cores escuram predominam. Uma estante vazada divide os espaços e se comunica com os dois ambientes, servindo para armazenar objetos e expor decorações.
12. Divisória em apartamento pequeno
Em espaços pequenos, a fim de evitar paredes e aumentar a sensação de amplitude, a solução é utilizar divisórias de ambiente. Aqui o painel ripado separa a área íntima da área social.
13. Sala moderna com elemento vazado
Os elementos vazados geométricos criam um painel divisor de ambientes. O formato da estrutura com linhas inclinadas é valorizado ainda mais pela iluminação.
14. Painel vermelho
O painel vermelho como divisória cria um pequeno hall de entrada e embeleza a sala de estar com o tom marcante.
15. Divisória de madeira no quarto
O painel ripado pode ser usado como divisória em praticamente qualquer ambiente. Nos quartos, ele deixa o ambiente mais intimista e aconchegante.
16. Estante vazada
A estante vazada organiza os espaços e defini os limites entre os ambientes. Além disso, é um elemento funcional com a capacidade de armazenar livros e objetos decorativos.
17. Divisória de madeira suave
A divisória com ripas regulares é suave e não obstrui totalmente a visão entre os ambientes, além de permitir a passagem da claridade.
18. Varanda com divisória de ambiente
A varanda é separada da sala por uma divisória de madeira. Além de tudo, ela serve de amparo para o banco.
19. Divisória de ambiente moderna e criativa
Com design moderno e criativo, o painel vazado tem bordas arredondadas e é puro charme na decoração das salas.
20. Sala de jantar com divisória de madeira
A divisória de madeira separa a sala de jantar da cozinha e garante um espaço organizado e agradável.
21. Espaço livre com diversas divisórias
Esse espaço é totalmente livre de paredes e faz uso de diversos tipos de divisórias para demarcar os ambientes, como painéis vazados, divisórias de madeira e vidro canelado.
22. Salas com divisória de ambiente
Os elementos vazados dão continuidade ao painel da TV e ao móvel sem isolar as salas. O formato dos cobogós adiciona elegância e textura para os ambientes.
23. Prática e decorativa
A estante é uma divisória prática e, ao mesmo tempo, decorativa. O perfil metálico utilizado na estante contrasta com a madeira e traz leveza para o ambiente.
24. Divisória e cortinas
Nesse quarto, a divisória leve de vidro e espelho amplia o espaço com a reflexão, e ainda é acompanhada de cortinas para preservar a privacidade no banheiro anexo ao quarto.
25. Sala de jantar com cobogós
A divisória com elementos vazados impede parcialmente a visão da cozinha, mas permite a passagem de luz natural entre os ambientes.
26. Sala com estante como divisória
Uma dica certeira como divisória de ambientes é a estante. Além de servir para armazenar caixas, livros e expor objetos decorativos, ela divide os ambientes sem atrapalhar a integração.
27. Cozinha com divisória de ambiente
Os tons cinza e azul prevalecem na cozinha e na divisória. O painel vazado permite a visão parcial dos ambientes e a passagem de luz e ventilação natural.
28. Cobogós como destaque
Os cobogós são ótima escolha para delimitar os ambientes e, mesmo assim, manter os espaços integrados. Seu formato é sempre destaque na decoração.
29. Varanda e sala integradas
Uma varanda fechada integrada com toda a área social da casa. O painel delimita e divide as salas. No painel e na decoração prevalecem os tons escuros e sóbrios.
30. Divisória e painel decorativo
O painel vazado tem um belo efeito decorativo, além de dividir os ambientes. A sua cor e seu formato se destacam na sala de jantar de tons neutros e claros.
31. Cozinha com cobogós
A divisória de cobogós cria um anteparo entre a cozinha e a entrada do apartamento. Assim, a privacidade dos ocupantes é preservada e uma textura diferente é adicionada na decoração.
32. Sala moderna com divisória de madeira
A decoração das salas ganha ares modernos e original com os pontos de cor nas cadeiras e na parede. Para delimitar as salas foram utilizadas divisórias de madeira.
33. Divisória no estilo industrial
A grade como divisória segue a linha do estilo industrial, que dá o tom na decoração desse apartamento.
34. A favor da luminosidade
Apesar de separar os espaços, a divisória permite que a luminosidade chegue até a área social – e deixa o espaço agradável e convidativo.
35. Tons neutros e divisória de MDF
Os tons neutros prevalecem nessa sala, que é separada do hall de entrada por uma divisória de MDF madeirado.
36. Blocos de concreto vazado
Blocos de concreto vazados dividem os ambientes desse apartamento e garantem a passagem de iluminação e ventilação natural por todo o espaço.
37. Elegância atemporal da madeira
Nessa sala predomina a elegância atemporal dos tipos de madeira, também presente na sofisticada divisória que alia conforto e funcionalidade.
38. Cobogós coloridos
Os cobogós se destacam com o uso da cor forte e delimitam melhor o espaço da entrada, criando um pequeno corredor.
39. Tons terrosos na decoração
Os cobogós em seu estilo tradicional dividem o espaço e trazem um ar retrô para a sala. Destaque para os tons terrosos na decoração.
40. Hall de entrada com divisória de ambiente
A divisória esconde parcialmente a cozinha e garante um hall de entrada com aparência sofisticada e elegante. Os perfis brancos da divisória são realçados pela iluminação.
41. Sala de jantar com painel vazado
Nessa linda sala de jantar, o painel vazado esconde a cozinha, mas mantém a integração, assim o espaço fica muito mais sofisticado.
42. Sala luxuosa com divisória
As faixas brancas posicionadas em curvas delimitam essa luxuosa sala, criando um hall de entrada. A iluminação valoriza a divisória de ambiente e a decoração elegante.
43. Quarto com divisória de ambiente
Além de servir como um painel para a TV, a divisória de MDF madeirado nesse quarto também tem um nicho que serve de apoio e amplia a visão dos ambientes.
44. Casa pequena com cobogós
A decoração desse pequeno espaço é original, com móveis e objetos de design descolados. A divisória com cobogós pretos, além de dividir os espaços, se destaca no décor.
45. Quarto com divisória de madeira
Sobre a cabeceira, faixas de madeira decoram o ambiente, dividem o quarto, trazem aconchego e deixam o espaço mais intimista.
46. Decoração e privacidade
Os desenhos geométricos na divisória de ambiente decoram e deixam a sala mais reservada. A cor branca harmoniza com o painel de madeira.
47. Leveza e transparência
Nesse pequeno espaço, a divisória de faixas verticais de vidro trazem leveza e transparência, além disso, são acompanhadas de uma estante vazada que serve de apoio aos dois ambientes.
48. Sala pequena com divisória preta
A divisória preta separa a área íntima da social nesse pequeno apartamento, e permite que a luz natural ilumine todo o espaço.
49. Muxarabi para separar a sala do hall de entrada
50. Tijolo de vidro entre a lavanderia e a cozinha
Os diversos modelos de divisórias são utilizados para dividir e integrar ambientes. São perfeitas para serem usadas em casas pequenas, espaços reduzidos ou ambientes integrados. Escolha o material e o estilo que estejam de acordo com as suas necessidades. Elimine as paredes e ouse com estas sugestões para divisória de ambiente na sua casa!