Procurando uma suculenta para sua casa? A echeveria pode ser a escolha ideal! Também conhecida como rosa de pedra, pelo seu formato que se assemelha ao da famosa flor, a echeveria traz muita beleza para o ambiente. Como existem diversos tipos, você ainda pode escolher uma ou mais para cultivar. Veja agora diferentes espécies e fotos para se encantar!
7 tipos de echeveria para cultivar e enfeitar sua casa
Como existem diversos tipos de echeveria, é importante conhecer as diferenças entre cada um deles para saber qual planta te agrada mais. Conheça as principais espécies de echeverias que são mais populares!
relacionadas
- Elegans: também conhecida como bola-de-neve mexicana, a echeveria elegans possui numerosas folhas em forma de rosetas com uma coloração verde-azulada. Esse tipo de echeveria geralmente mede entre 5 e 20 centímetros de altura. Nos meses mais quentes do ano, ela pode dar pequenas flores de um amarelo rosado.
- Glauca: existe muita confusão sobre qual é a verdadeira echeveria glauca, já que ela é bastante confundida com a peackokii. Para fazer a identificação, basta reparar nas folhas, pois as da glauca são mais arredondadas. Além disso, a glauca tem crescimento rápido e pode atingir tamanhos “gigantes” (entre 8 e 12 centímetros de diâmetro).
- Lilacina: a lilacina também é conhecida como echeveria fantasma, devido à sua coloração branca acinzentada. Ela é uma echeveria de pequeno porte, sendo que atinge no máximo 20 centímetros de altura. Por isso, é uma boa opção para quem não tem muito espaço. Na primavera, ela pode produzir flores tubulares amareladas.
- Orion: esse tipo de echeveria possui folhas bem características, pois elas têm uma coloração verde acinzentada e pontas avermelhadas. A orion pode chegar a 20 centímetros de altura. Assim como as demais echeverias, essa também possui um formato semelhante ao de uma rosa quando vista de cima.
- Stolonifera: a echeveria stolonifera possui folhas verdes e pontudas. Essa é uma opção da planta que se multiplica bastante, e também pode dar flores rosas por dentro e amareladas por fora.
- Shaviana: essa é mais uma echeveria que possui folhas bem características, pois essas são onduladas nas pontas, como um repolho. As folhas ainda possuem uma cor azulada com tons rosados nas bordas. Nos meses mais quentes do ano, a shaviana pode apresentar flores rosadas e bem delicadas, que chegam até 30 centímetros de altura.
- Imbricata: além de apresentar folhas verdes levemente azuladas, a echeveria imbricata é bem simétrica. Dificilmente essa variação da planta dá flores, mas elas podem aparecer na primavera e no verão. Essas têm longas hastes, são alaranjadas e possuem formato de sino.
A echeveria possui mais de 1000 variações, porém essas 7 listadas são tipos mais fáceis de serem encontrados no mercado. Independente de qual opção escolher, você estará embelezando seu espaço ao colocar essa plantinha nele!
Publicidade
Como cuidar de uma echeveria
Depois de escolher a variação da echeveria, é preciso conferir como cultivá-la, para que a planta receba os cuidados necessários e cresça forte em sua casa. Por isso, assista vídeos que abordam os principais cuidados no cultivo da planta com informações relevantes para o crescimento adequado da echeveria. Confira!
Dicas de cuidados básicos com a echeveria
Para que uma planta cresça de forma adequada, ela precisa receber vários cuidados específicos. Ao assistir esse vídeo, você vai aprender justamente quais são os cuidados básicos necessários para cultivar a echeveria, como a frequência da rega e a exposição ao sol ideal.
Como fazer a poda e o replantio da echeveria
Como a echeveria cresce a partir de seu centro, ela pode extrapolar a área do vaso ou canteiro em que foi plantada. Por isso, em alguns casos, é preciso realizar a poda e até o replantio. Nesse vídeo, você vai aprender a fazer essas duas atividades e, ainda, a criar mudas dessa suculenta!
6 tipos de echeverias fáceis de cuidar
Publicidade
Nesse vídeo, você vai conferir particularidades de 6 tipos de echeverias: perle von nurnberg, pumila, gilva, orion, pálida e glauca. Apesar de serem de fácil cultivo, assim como é mencionado no vídeo, é importante lembrar que o clima da região influencia nessa facilidade. Então, o mais importante é guardar as particularidades de cada tipo e cultivá-los de acordo com essas características.
Como plantar echeveria lilacina
Esse vídeo ensina especificamente o passo a passo do plantio da echeveria lilacina. Mas, mesmo que essa não tenha sido a escolhida para sua casa, é importante assisti-lo, pois ele traz dicas sobre substrato e formas de drenagem que podem ser úteis para a sua echeveria.
Após aprender quais são os cuidados básicos com a echeveria, o modo de plantá-la, replantá-la e fazer mudas, basta seguir as dicas dadas em sua casa. Dessa forma, sua echeveria poderá crescer de forma adequada e se desenvolver lindamente!
50 fotos de suculenta echeveria que provam a beleza dessa planta
Se você ainda não sabe onde colocar essa linda planta em sua casa, veja essas fotos pra ter inspirações. E, é claro, para comprovar a beleza da echeveria!
1. A echeveria é uma planta tão linda
2. Que pode ser cultivada em casa
3. E até usada em eventos
4. Em casa, ela pode ser cultivada em vários lugares
5. Como em um jardim
6. Para embelezar a área externa
7. Na área interna, ela pode ficar na janela
8. Decorar o centro de uma mesa
9. Ou até um local menos óbvio
10. Ou seja, não é preciso ter muito espaço para cultivá-la
11. Uma pequena estante é ótima para suas echeverias
12. E que tal um candelabro?
13. Você pode deixá-la até pendente
14. Já que fica charmoso e não ocupa espaço
15. Outra ótima forma de cultivar a echeveria
16. Pode até fixá-la no chão
17. E que tal cultivar essa planta em um terrário
18. Ou em forma de kokedama?
19. Independente da forma e do local escolhido
20. Lembre-se de deixar sua planta no sol
21. Porque ela precisa pelo menos de algumas horas de luz
22. Para crescer linda assim
23. Alguns tipos de echeveria dão flores
24. E deixam seu ambiente ainda mais bonito
25. Veja como elas coloriram esse vaso!
26. E esse jardim também
27. Além de escolher uma echeveria com flores
28. Você pode plantar várias echeverias juntas
29. Ou cultivá-la com outras plantas
30. Para deixar seu espaço mais encantador
31. Cactos combinam com echeverias
32. E outros tipos de suculentas também
33. Você pode plantá-las em um mesmo vaso
34. E colocá-las, por exemplo, no centro da mesa
35. Ou fazer um cantinho das plantas
36. Fofo, não acha?
37. Escolher bem o vaso também é importante
38. Para aprimorar sua decoração
39. Ele pode ser chamativo
40. Divertido
41. Ou delicado
42. E até uma xícara… Por que não?
43. Lembre-se de escolher bem o tipo ou tipos de echeveria
44. Para que combine com o que você imaginou
45. A shaviana é ótima para locais delicados
46. Com suas bordas onduladas
47. A black prince é mais escura e sóbria
48. Então, é só pensar em seu objetivo
49. Para encontrar a echeveria perfeita
50. E cultivar uma linda suculenta
Depois de ver essas fotos, já sabe qual echeveria vai cultivar? Independente do tipo escolhido, ela não vai te dar muito trabalho e ainda vai trazer charme para seu ambiente! Se você quiser conhecer outras suculentas para plantar, confira outros tipos de suculenta para ter em sua casa.
Muito lindo