12 erros de decoração que tornam os ambientes desagradáveis

Foto: Getty Images


Com revisão da
Atualizado em 01.04.25

Decorar parece fácil, mas basta começar para perceber que cada escolha faz diferença no resultado final. Com tantas opções de móveis, cores, texturas e objetos decorativos, é comum se empolgar e acabar cometendo deslizes que deixam o ambiente sobrecarregado ou sem harmonia.

E como a decoração influencia diretamente o bem-estar e no conforto da casa, vale a pena evitar equívocos que comprometem tanto a estética quanto a funcionalidade dos espaços. Para te ajudar a acertar em cheio, veja os erros de decoração mais comuns e como fugir deles!

1. Excesso de itens

Colocar muitos móveis, objetos e acessórios em um único ambiente pode deixá-lo visualmente pesado. Além disso, o ambiente pode ficar apertado e pouco funcional. É muito comum que as pessoas adquiram vários itens, sem nem mesmo pensar se isso realmente é necessário na sua rotina. Esse excesso de elementos pode gerar uma sensação de desordem e até tornar o dia a dia menos prático. Não é necessário adotar o estilo minimalista, apenas priorize peças essenciais e invista em soluções que otimizem o seu espaço.

2. Medo de usar cores e estampas

Foto de erros de decoracao 02 - 5

Studio Duas

Publicidade

Ficar apenas nos tons neutros por receio de errar pode deixar a decoração sem vida. Cores e estampas bem escolhidas trazem aconchego, valorizam o ambiente e refletem o estilo dos moradores. Para evitar que um ambiente fique desagradável, defina uma cor como ponto de partida, e comece aos poucos: adicione almofadas, quadros, tapetes e detalhes com o tom desejado. Uma paleta equilibrada, mesclando cores neutras com tons vibrantes, garante harmonia e deixa o espaço mais interessante. Entretanto, vale o cuidado para não exagerar, pois ambientes com muita informação de cores e estampas tornam-se carregados e visualmente cansativos.

3. Esquecer da iluminação

Um ambiente mal iluminado pode parecer frio e desconfortável para atividades do dia a dia. Para acertar na iluminação, aposte em diferentes fontes de luz, misturando pontos de iluminação geral, como lustre e plafons, com pontos indiretos como sancas ou fitas de LED para criar uma atmosfera mais aconchegante. Use também luzes pontuais, como luminárias e abajures, em espaços de trabalho, cantinhos de leitura ou para dar destaque em itens. Outro ponto importante é a temperatura de cor, para ambientes de descanso, como quartos e salas, prefira lâmpadas mais quentes, em torno de 2700 K, que trazem sensação de conforto. E, sempre que possível, aproveite ao máximo a luz natural.

4. Falta de identidade na decoração

Quando a decoração não transmite a personalidade dos moradores, o ambiente acaba parecendo impessoal e sem vida. Uma casa deve ser um reflexo de quem vive nela, trazendo conforto, memórias e elementos que fazem sentido para o dia a dia. Para evitar esse erro, não se prenda a tendências, escolha peças que tenham significado para você e façam parte da sua história e da sua família. Pode ser uma cristaleira que era da sua avó, lembrancinhas de viagens, fotos de família ou itens artesanais.

5. Falta de organização

Foto de erros de decoracao 05 - 8

Adriana Valle Patricia Carvalho

Publicidade

A bagunça e itens foram do lugar tornam o ambiente pesado e desconfortável. Defina um lugar para cada coisa e aposte em soluções de armazenamento que vão facilitar a sua rotina e organização do espaço. Itens como cestos, potes, nichos e caixas organizadoras podem ser de grande ajuda e ainda podem compor com a decoração do espaço. Manter o ambiente arrumado facilita a rotina e cria um espaço mais agradável para viver.

6. Negligenciar a funcionalidade

Escolher peças apenas pela estética, sem considerar o conforto ou a praticidade, pode comprometer a usabilidade dos ambientes e dificultar a rotina. Opte por móveis que cumpram com a sua função e sejam práticos para sua rotina. Por exemplo, de nada vale adquirir um sofá muito bonito, mas com um estofado desconfortável e que pode acabar se tornando um problema na hora de relaxar. Em muitos casos, itens multifuncionais, como mesas dobráveis, sofás-cama e camas-baús podem aproveitar cada metro quadrado de forma prática e acolhedora.

7. Peças desproporcionais

O tamanho dos móveis e objetos decorativos faz toda a diferença na harmonia do ambiente. Um tapete muito pequeno pode desvalorizar o espaço, enquanto um muito grande pode parecer desproporcional. O mesmo acontece com móveis muito grandes em ambientes pequenos, que deixam a área apertada, dificultam a circulação e causam uma sensação de confinamento. Por isso, é importante escolher peças com tamanho adequado para seu espaço. Antes de comprar qualquer item, meça o ambiente e os móveis já existentes para garantir que tudo se encaixe de forma equilibrada. Assim, você cria um espaço funcional, bonito e bem distribuído!

8. Paredes sem vida

As paredes são grandes aliadas na decoração e oferecem uma ótima oportunidade para trazer personalidade ao ambiente. Deixá-las vazias pode fazer com que o espaço pareça frio e sem graça. Aposte em uma cor diferente, componha quadros e fotografias que tenham significado para você, ou use espelhos para ampliar a sensação de espaço. Prateleiras também são boas opções para ajudar na organização e adicionar charme.

9. Não considerar seu estilo de vida

Uma decoração bonita precisa ser compatível com a rotina de quem vive no espaço. Por isso, na hora de definir a decoração leve em conta o seu dia a dia e as preferências de quem mora com você. Afinal de nada adianta compor lindamente um espaço que nunca será utilizado. Se você recebe visitas com frequência, invista em assentos extras e móveis versáteis. Se gosta de cozinhar, aposte em uma cozinha integrada. Já se busca um ambiente mais relaxante, escolha cores e materiais que transmitam conforto.

Publicidade

10. Não deixar espaço livre para circulação

Muitas vezes, na hora de mobiliar, as pessoas acabam se esquecendo de que é preciso deixar um espaço para a circulação no ambiente. Aí o resultado é um espaço apertado, desconfortável e pouco prático no dia a dia. Antes de posicionar os móveis, pense na fluidez do ambiente, e isso vale tanto para ambientes pequenos, como grandes. Uma boa regra é garantir pelo menos 60 cm de espaço livre entre os móveis para uma circulação confortável. Assim, sua casa fica mais organizada, convidativa e funcional.

11. Falta de manutenção

Tudo na vida tem que ser cuidado, e isso vale para o lar. Não adianta investir em uma decoração impecável se, com o tempo, móveis e objetos começam a apresentar desgastes e não recebem a devida atenção. Prefira adquirir peças com manutenção prática e que se adequem à sua rotina. Além disso, faça revisões periódicas e faça uma lista dos consertos e substituições necessárias. Cuidar do seu espaço garante que ele continue agradável e acolhedor por muito mais tempo.

12. Acumular e não desapegar

Manter objetos sem utilidade, quebrados ou que já não combinam mais com seu estilo pode deixar a decoração sobrecarregada e o ambiente desorganizado. Muitas vezes, os ambientes da casa acumulam papéis, móveis, lembranças e acessórios apenas por apego emocional, mas isso pode acabar prejudicando a harmonia do espaço. Avalie periodicamente o que realmente é útil e o que pode ser doado, vendido ou reciclado, pode até ser naquela faxina de final de ano. Lembre-se que liberar espaço ajuda a criar um lar mais leve, funcional e receptivo a novas energias.

Com essas dicas, você pode evitar os erros mais comuns na decoração e criar um ambiente mais harmônico, funcional e acolhedor. Lembre-se de que a decoração não é apenas sobre estética, mas também sobre como ela pode melhorar sua qualidade de vida no dia a dia e transformar uma casa em um verdadeiro lar. E para aprender mais dicas de decoração, veja também como escolher sofá!

comentários
guest
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge diniz
Jorge diniz

Boas dicas gostei

Joilma Andrade
Joilma Andrade

Ótimas dicas gostei está precisando.

Maria Madalena M.Tavares
Maria Madalena M.Tavares

Parabéns, excelente dicas,vou ficar atenta

Marina Eduarda
Marina Eduarda

Muito obrigada pelas indicações, eu agradeço.

MARIA
MARIA

Amei as dicas

Sara Maria
Sara Maria

Gostei muito destas dicas. Parabéns.

Fatima
Fatima

Obrigada, gostei das dicas !!

Alda
Alda

gostei das dicas

SANDRA
SANDRA

Concordo com tudo..tem k haver harmonia em tudo.

Ellen
Ellen

Amei as dicas

Helbe
Helbe

Gostei demais. Agradecida por compartilhar.

Leila Ricchetti
Leila Ricchetti

Perfeito ,adorei 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Antonieta
Antonieta

Ótimas as Dicas.
Obrigada