5 erros comuns que deixam sua casa com cara de bagunçada

TT Interiores


Em 02.07.25

Nem sempre é fácil manter a casa organizada, especialmente para quem vive na correria. Muitas vezes, logo depois de arrumar tudo, parece que a bagunça volta sozinha. Nem sempre o problema está na falta de tempo ou de espaço. Na maioria das vezes, hábitos e erros acabam atrapalhando e deixando a casa com um visual mais bagunçado. Veja os deslizes mais comuns e saiba como evitá-los para facilitar a sua rotina.

Conheça a especialista

Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista especialista no cultivo de plantas em casa e com experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.

1. Acumular itens sem uso ou repetidos

Acumular coisas que não têm mais utilidade é um dos erros mais comuns da organização. Roupas que não servem, utensílios quebrados, peças esquecidas e papéis antigos acabam ocupando espaço precioso e podem deixar o visual da casa bagunçado, mesmo que tudo esteja no lugar. O segredo é fazer uma limpeza regular, não ter resistência em descartar e desapegar de tudo que não é usado. Além disso, evite comprar ou acumular itens repetidos. Assim, sobra espaço para o que realmente importa e a organização fica muito mais fácil.

2. Não ter um lugar específico para cada coisa

Guardar objetos temporariamente em qualquer lugar pode parecer prático no momento, mas rapidamente vira bagunça. Deixar objetos em cima da mesa, cadeiras ou em bancadas achando que vai arrumar depois, podem dificultar a organização geral da casa. Além disso, sem um lugar certo para cada item, fica fácil esquecer onde guardou e perder tempo procurando depois. Para evitar, o ideal é definir um local fixo para cada coisa e, depois de usar, devolver para o lugar certo. Com o tempo, esse hábito simples facilita a rotina e deixa a casa mais organizada.

3. Ter um espaço ou quarto da bagunça

Ter um cantinho da bagunça, ou até um quarto inteiro, pode parecer uma solução prática, mas na verdade só adia o problema. Esses espaços viram depósitos improvisados e, com o tempo, ficam cada vez mais difíceis de lidar. Além de atrapalhar a funcionalidade da casa, acumulam itens que muitas vezes nem fazem mais sentido guardar. O ideal é evitar esse acúmulo e dar um destino real para cada objeto. Esse espaço pode até ganhar uma nova função dentro da casa, como um home office, uma brinquedoteca ou um cantinho da leitura.

Publicidade

4. Falta de rotina para organização

Querer organizar tudo de uma vez, sem criar hábitos diários, faz a bagunça se acumular e pode desmotivar a manutenção da casa em ordem. A dica é separar de 10 a 15 minutos por dia para pequenas ações, como guardar objetos fora do lugar ou organizar uma gaveta. Essas tarefas simples geram impacto visual rápido e ajudam a manter o ritmo da organização de forma mais leve e constante.

5. Usar organizadores sem planejamento

Caixas, cestos, nichos, ganchos e divisórias ajudam muito na organização, mas só quando são usados com critério. Usar organizadores sem planejamento pode acabar escondendo a bagunça em vez de resolver o problema. Em alguns casos, armazenam coisas que nem precisavam mais estar ali e acabam ocupando mais espaço, do que ajudando. Antes de comprar, pense na real necessidade, no tipo de item, no espaço disponível e se os organizadores realmente vão facilitar sua rotina.

Pequenos erros no dia a dia podem comprometer a organização dos ambientes. Mas, com pequenas mudanças, sua rotina pode ganhar mais leveza, clareza e praticidade. Que tal começar agora? Confira como organizar a casa em 7 dias, com dicas simples, divididas por ambiente, para facilitar sua semana e colocar tudo nos eixos sem estresse.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments