A poinsétia (Euphorbia pulcherrima), também conhecida como flor de Natal ou bico de papagaio, faz as decorações da época natalina ficarem mais espirituosas e incríveis. A planta é originária do México, e embora pareça uma flor, na verdade é um conjunto de folhas modificadas coloridas. Que tal conhecer mais sobre essa planta tão usada na decoração de Natal? Veja só dicas para cultivar em casa e lindas ideias de arranjos:
Como cuidar da flor de Natal
A poinsétia é uma planta comum em floriculturas e gardens centers na época do final de ano. E se você adquiriu uma e deseja cultivá-la em casa, seja em um vaso ou canteiro do jardim, veja as principais dicas:
- Iluminação: para se desenvolver bem, deve ser cultivada a pleno sol, ou em locais com bastante iluminação solar. Apesar de se adaptar a meia-sombra, quando cultivada em locais de baixa luminosidade, suas partes vermelhas ficam mais esverdeadas.
- Regas: molhe a planta de 2 a 3 vezes na semana.
- Adubação: para garantir um crescimento saudável, faça a adubação duas vezes por ano, especialmente no final da floração, e borrife fertilizante líquido sobre suas folhas.
- Mudas: a multiplicação é feita por estaquia, ou seja, faça a divisão da plantas através de pedaços de galhos e plante no solo para enraizar.
- Toxicidade: é considerada uma planta tóxica com presença de seiva venenosa em todas as suas partes. O contato com o seu látex pode causar reações como náuseas, vômitos e diarreia, por isso, deve-se ter cuidado com o seu cultivo em locais com animais de estimação e crianças.
Aprenda mais com os vídeos abaixo:
Dicas práticas para cultivar a flor de Natal
Publicidade
Nesse vídeo, além de aprender sobre a origem da poinsétia, você também confere dicas exclusivas de como cultivar a planta. Como a Nô informa, deixe as crianças e bichinhos longe dela, pois ela é uma planta tóxica.
Veja na prática como fazer muda de poinsétia
Aqui você aprende como fazer muda da flor de Natal e também a cuidar dela. No vídeo, o youtuber começa pela adubação e mostra tudinho para que você consiga assistir todo o processo de plantio da planta. Confira!
Como fazer a flor do Natal durar ao máximo
Se você quer que sua flor do Natal dure o máximo possível, esse vídeo é para você. Com muito cuidado, ela pode durar até 9 semanas em casa. O youtuber também dá dicas sobre a iluminação que a planta deve tomar e a frequência de regas que ela necessita. Confira!
relacionadas
20 fotos de arranjos e decoração com a mágica flor de Natal
Além de ser uma planta linda, a flor de Natal pode ser usada para enfeitar as árvores natalinas, guirlandas, vasos decorativos e muito mais. Confira a nossa seleção especial de fotos com essa peça única da natureza e inspire-se:
Publicidade
1. A poinsétia é conhecida como flor do Natal
2. Por florir próxima ao solstício de inverno no hemisfério Norte
3. Suas partes coloridas, na verdade são folhas
4. Embora a cor vermelha seja a mais comum
5. A flor também pode aparecer em outras cores
6. Deixando os arranjos ainda mais coloridos!
7. Com o seu arranjo de flores de Natal em mãos
8. É só usá-lo em sua casa
9. Deixando a decoração de Natal ainda mais festiva
10. Ou enfeitando toda a base da árvore!
11. Não é mesmo um detalhe incrível?
12. A flor de Natal com outras decorações
13. Verdadeiros charmes natalinos!
14. Se quiser, cultive-as no jardim
15. Veja só como fica com os pisca-piscas!
16. E também de seus arranjos, não é mesmo?
17. Ela traz o espírito natalino para qualquer cenário
18. Ou o destaque na mesa de jantar
19. O clima natalino em todo lugar!
20. E leva a magia e simplicidade do Natal por onde passa!
Deu para ver que a flor de Natal fica incrível em qualquer lugar, não é mesmo? Para conferir mais dicas, continue a leitura no tópico a seguir!
Que a flor de Natal é um elemento essencial para essa época festiva, você já sabe. Que tal aprender também como cultivar a tuia holandesa, o famoso pinheirinho de Natal!
Como retirar mudas da planta
Para fazer mudas, basta cortar um pedaço do galho de aproximadamente 10 centímetros de comprimento da planta mãe, retire as folhas e plante no solo ou em um vaso com substrato adequado. Cuidado ao fazer os cortes e manusear o galho, pois a planta solta uma seiva tóxica. Use luvas ou lave bem as mãos depois.