As flores roxas são lindas e vão elevar a decoração do seu lar, assim como as flores negras! Além de trazer mais vida ao ambiente, a cor roxa está ligada ao místico, à magia e pode transmitir tranquilidade e espiritualidade. Dessa forma, é uma ótima escolha para quem quer deixar o ambiente mais especial. Veja a seguir alguns tipos de flores roxas e como usá-las na decoração.
10 tipos de flores roxas que vão deixar o ambiente mais encantador
Antes de escolher qual planta irá cultivar, é necessário conhecer as necessidades de cada uma para mantê-las sempre saudáveis. Então, confira abaixo algumas opções de flores roxas:
relacionadas
Alamanda-roxa
Conhecida também como rosa-do-campo, a alamanda-roxa possui o centro da flor amarelo, que cria um belo contraste com o roxo. Geralmente é mais utilizada em jardins verticais, já que é uma espécie trepadeira e possui uma floração duradoura. Ela prefere os meses mais quentes e não suporta frio intenso. A alamanda gosta de sol pleno, solo rico em nutrientes e regas regulares. Além disso, é uma planta tóxica, então não deixe próximo de crianças e animais
Publicidade
Agapanto roxo
O agapanto é mais comum na cor azul, mas entre as suas variedades, as flores roxas encantam a todos! Ela floresce durante a primavera com lindas flores globulares em longas hastes. Essa espécie é ótima para o jardim na área externa, pois aguentam baixas temperaturas e preferem sol pleno. Além disso, o agapanto não exige muitas manutenções, a fertilização anual no final do inverno já é o suficiente.
Azaleia-roxa
Essa flor é de fácil cultivo, ou seja, qualquer pessoa terá facilidade para cultivá-la. O solo deve ser composto com terra vegetal e terra de jardim. Já as regas, precisam ser regulares para manter o solo úmido. Além de ter um preço acessível, a floração da azaleia é abundante e superbonita!
Glória-da-manhã
A glória-da-manhã ou Ipomoea purpurea é uma planta trepadeira de rápido crescimento. As flores são grandes, bem arroxeadas e em formato similar a um trompete. Costumam florescer durante a primavera e verão, porém abrem pela manhã e fecham ao entardecer. Para cultivá-la, é necessário um solo fértil, sol pleno ou meia-sombra. Ela pode tolerar períodos de seca, mas não se dá bem com o frio intenso.
Publicidade
Flor-de-São-Miguel
Também chamada viuvinha ou capela-de-viúva, essa espécie é nativa brasileira. As flores são pequenas, delicadas e em formato de estrela. Elas preferem um clima quente e também devem ser cultivadas em sol pleno, porém podem suportar as temperaturas baixas do inverno.
Hortênsia
Muito famosa por sua coloração azulada ou rosa, a hortênsia roxa também encanta! Para obter a cor, é preciso deixar o pH do solo neutro, ou seja, igual a 7. Assim as flores ficarão com uma cor roxa suave. Os solos devem ser bem adubados e regados periodicamente. Além disso, são ótimas para regiões mais frias e necessitam de poda anual para auxiliar na floração.
Lavanda
A lavanda é a queridinha de muitas pessoas, pois é muito perfumada. Com várias espécies do gênero Lavandula, essa planta é ótima para canteiros de jardins ou vasos. Os arranjos feitos com a flor encantam e deixam a decoração mais sofisticada. Se você está pensando em cultivar a lavanda, separe um cantinho com luz direta.
Orquídea roxa
As orquídeas são ótimas para vasos que decoram a casa. De fácil cultivo, essa planta encanta com sua beleza marcante. Prefira deixar a sua orquídea em locais iluminados, mas sem a luz direta do sol. Ao regar, cuidado para não encharcar o solo! O excesso de água pode matar a flor. Fora isso, faça uma adubação com nutrientes NPK mensalmente ou compre adubos próprios para orquídeas.
Quaresmeira
A quaresmeira é uma árvore com flores roxas lindíssimas! Ela recebeu esse nome porque geralmente floresce no período da quaresma cristã. Porém, algumas árvores podem ter uma segunda floração entre junho e agosto. Ela não reque muitos cuidados e é facilmente encontrada em calçadas, praças públicas e jardins por todo o Brasil.
Violeta
Essa flor reconhecida pelo seu intenso tom de roxo. A violeta possui um cultivo fácil e se adapta muito bem a vasos decorativos expostos à luz difusa. Além disso, não suporta frio intenso, prefere solo fértil e regas regulares.
Agora é só escolher a flor que mais de adapta a sua rotina e região! Veja no próximo tópico como usar as flores roxas na decoração.
50 fotos de flores roxas que vão te ajudar a incluí-las na decoração
As flores roxas vão deixar o seu lar ainda mais belo! Confira abaixo projetos incríveis e veja como é fácil utilizá-las em arranjos ou na decoração:
1. As flores roxas conseguem transformar a decoração
2. Pois, trazem alegria e personalidade ao ambiente
3. O tom marcante pode simbolizar a tranquilidade
4. Assim como a espiritualidade e o místico
5. Impressione com lindos arranjos
6. Dê cor a um cantinho simples
7. Crie um ponto de destaque
8. Combine os elementos do ambiente com a flor
9. Que tal algo bem mais simples?
10. Se quiser, se jogue nas cores vibrantes
11. E impressione seus convidados
12. Você pode colocá-las na área externa
13. Pois, as flores roxas no jardim são muito charmosas
14. Um cantinho para as orquídeas é ótimo para quem ama a flor
15. Ou que tal escolher alguns vasos com lavandas?
16. Em casa, elas combinam com o hall de entrada
17. Deixam o banheiro mais aconchegante
18. Trazem sofisticação à penteadeira de maquiagem
19. E agregam cor ao quarto
20. Também é possível colocá-las na cozinha
21. Ou na sala de estar
22. Deu para perceber como elas são versáteis, né?
23. O importante é acertar nos vasos decorativos
24. O vaso Murano é elegante
25. A porcelana branca combina com tudo
26. E o espelhado é uma opção supermoderna
27. Solte a criatividade e use um bule como vaso
28. Fica diferente e fofo ao mesmo tempo
29. Aposte em decorações com madeira
30. O espaço fica muito aconchegante
31. E o tom das flores se torna um diferencial
32. Se preferir algo minimalista, um ambiente todo branco é ideal
33. Inclua poucos elementos
34. E deixe o destaque para as flores
35. Invista em diferentes tipos de arranjos
36. Adicione outras plantas
37. Ou então capriche na composição do aparador
38. As flores amarelas criam um contraste
39. As vermelhas trazem harmônia
40. E as folhagens deixam o arranjo mais rústico
41. Valorize a sua decoração
42. Deixe o ambiente com mais vida
43. E cheio de personalidade
44. Atente-se às necessidades de cada espécie
45. Cuidado com o sol e não se esqueça das regas
46. Marque o início da primavera
47. Ou coloque as flores apenas pela sua beleza
48. Não tenha medo de usá-las
49. Elas são perfeitas para inovar na decoração
50. E ótimas para transformar a casa em um local perfumado!
O roxo é uma cor marcante, não é mesmo? Com certeza o seu lar ficará ainda mais belo e aconchegante com as flores roxas! Aproveite e confira as espécies ideais de flores de inverno.