Coloridos, perfumados, resistentes e fáceis de cuidar, os gerânios são perfeitos para dar mais vida ao ambiente. Esse é o nome popular dado a plantas que contemplam duas espécies: Geranium e Pelargonium. Essas flores são ótimas para decoração de jardins, principalmente em vasos e floreiras! Abaixo, confira os tipos de gerânio mais comuns para ter em casa, além dos cuidados e lindas fotos de inspiração. Siga a leitura!
Significado
O gerânio é um flor que simboliza harmonia, gentileza e carinho, por isso é um ótima espécie para presentear alguém querido. Além disso, é uma planta que floresce o ano todo, muito perfumada e fácil de cuidar. Acompanhe as dicas!
Cuidados com os gerânios
Exuberantes, os gerânios são resistentes e contam com um cultivo fácil, mas, mesmo assim, precisam de cuidados específicos. A vantagem é que as dicas valem para todas as espécies. Veja a seguir como cuidar desse tipo de planta:
Publicidade
Como fazer muda
A maneira mais comum de fazer muda de gerânios é através da técnica de estaquia. Esse método consiste em cortar um pedaço do caule e colocá-lo em um recipiente com água ou substrato. No último caso, mantenha-o sempre úmido.
relacionadas
Regas
Assim que os gerânios forem plantados, capriche nas regas. Depois disso, molhe a planta apenas quando o substrato estiver seco. É preciso tomar cuidado com as regas, pois água em excesso pode apodrecer tanto as raízes quanto o caule.
Iluminação
O gerânio é uma planta que precisa ficar a pleno sol para se desenvolver bem e gerar uma boa floração. Por isso, a planta deve ser posicionada em um ambiente em receba sol direto de 4 a 6 horas por dia. Se for deixá-lo dentro de casa, fique de olho em qual local recebe essa quantidade de luz diária. Caso necessário, coloque a planta do lado de fora.
Substrato
O substrato deve ser permeável e rico em matéria orgânica. A dica é usar na mesma medida terra ou substrato pronto, areia de construção e húmus de minhoca. Para uma floração intensa, inicie a adubação no fim do inverno e continue até o fim do verão.
Publicidade
Como cultivar
Os gerânios podem ser cultivados em vasos, floreiras e plantados diretos no solo. A escolha pode depender da espécie escolhida, já que há tipos que crescem para cima, enquanto outras formam lindos pendentes.
Além de seguir os cuidados acima, lembre-se de fazer podas de limpeza, que consistem em retirar as folhas secas e amareladas. Essa dica ajuda a afastar pragas e doenças.
Tipos de gerânios
Existem diversas espécies de gerânios, porém, são dois os tipos mais comuns no Brasil. Abaixo, você pode saber um pouco mais sobre eles. Assim, fica mais fácil escolher entre eles ou até mesmo optar por usar ambos em sua decoração, afinal, cada um tem suas particularidades.
Gerânio-ferradura (Pelargonium hortorum)
Esse é o tipo mais comum de gerânio. Ele conta com um pequeno arbusto, tem crescimento ereto, ramificado e conta com folhagem densa. Devido ao seu formato, ele fica bem tanto em vasos, floreiras, plantado no chão e também como pendente.
Gerânio-pendente (Pelargonium peltatum)
Essa é uma espécie com aroma marcante, com flores coloridas pendentes, folhagem recortada e bem ornamental. Suporta climas mais frios e é perfeito para ser pendurado, devido ao formato de cascata que suas flores formam.
Ambos os tipos de gerânio citados acima garantem um lindo paisagismo. Se você quiser a planta no chão, a primeira opção é a mais indicada. Para vasos pendentes, ambas as opções são boas escolhas, porém, a segunda gera um visual mais charmoso devido ao formato.
Saiba mais sobre gerânios para manter a planta saudável e bonita
Para tirar de letra os cuidados com os gerânios, veja os vídeos a seguir. Eles contam com diversas informações úteis que vão te ajudar desde o plantio até os cuidados necessários para a planta viver bem.
Como cultivar gerânios
Esse é um vídeo bem completo para quem quer ficar por dentro do cultivo de gerânios. Se é isso que você está procurando, confira todas as dicas do vídeo. Vale a pena!
Como plantar gerânios em vaso
Quer colocar seu gerânio ereto em um vaso? Então, assista os detalhes desse vídeo. Aqui, o passo a passo é bem completo para que você consiga facilmente um resultado de sucesso.
Como replantar gerânios
Se sua planta não estiver com um aspecto muito bom e você quiser replantá-la, esse tutorial é perfeito para você. A dica é usar uma técnica de estaquia que você pode conferir no vídeo.
Como plantar gerânios em vasos pendentes
Já essa é uma alternativa para quem quer plantar em vasos os gerânios pendentes, aqueles que ficam com um aspecto de cascata. Eles são perfeitos para uma decoração área e repleta de charme. Veja todos os detalhes no vídeo.
Independente do tipo de gerânio escolhido, com as dicas acima, você consegue plantar e cuidar da sua planta. Como você pode ver, esse não é um trabalho difícil.
12 fotos de decoração com gerânios que vão te fazer querer ter a planta
Agora que você já conferiu muitas dicas para cuidar da planta, confira ideias para incluí-la na sua decoração e deixar a sua casa ainda mais bonita.
1. Um vaso com gerânios pode dar mais vida para ambientes internos
2. Assim como para os externos
3. Vale combinar diferentes cores
4. Ou escolher apenas um tom
5. Um jardim com gerânios fica encantador
6. Como prova esta imagem
7. Os vasos pendentes também são uma alternativa
8. Vale decorar um cantinho perto da janela
9. Assim como a mesa de jantar
10. Independente do local escolhido
11. O gerânio é perfeito para decorar o ambiente
12. E trazer a natureza um pouco mais perto de você!
É fácil se apaixonar pelos gerânios, não é mesmo? Se você adora bastante cor, conheça também a planta primavera, outra opção de planta para embelezar o seu jardim.