Considerado como uma técnica artística para decoração e correção de paredes e pinturas, o grafiato é uma textura de parede com efeito de ranhura que proporciona uma aparência rústica de bastante elegância. Com gramaturas variáveis, as mais grossas formam riscos mais profundos de aparência marcante e as mais finas deixam riscos mais sutis e suaves.
Utilizado como acabamento em paredes de ambientes internos e externos, nas internas esta textura demanda moderação, com aplicação apenas em algumas ou em parte delas, enquanto é mais comum nas áreas externas, em muros ou paredes de fachadas, protegendo contra infiltrações e umidade.
A massa do grafiato é encontrada em lojas de materiais de construção, em cores variadas ou branca – para que cores específicas sejam aplicadas posteriormente, sendo um dos acabamentos mais baratos do mercado devido a possibilidade de aplicação ao estilo “faça você mesmo”.
relacionadas
Como fazer grafiato na parede
A renovação de um ambiente nem sempre demanda grandes reformas e a aplicação de textura nas paredes se apresenta como uma ótima solução. Abaixo seguem orientações para a preparação da superfície e da escolha correta das ferramentas para o efeito decorativo do grafiato.
Materiais necessários
Para fazer a textura em casa, você vai precisar de:
- Fita crepe;
- Plástico ou lona para proteção do piso;
- Espátula;
- Balde;
- Mexedor;
- Ferramenta risca fácil;
- Primer acrílico;
- Pincel ou rolo de pintura;
- Massa própria para grafiato;
- Desempenadeira plástica.
Passo a passo para fazer grafiato
Conversamos com o empreiteiro Dalcio Vieira Leite para saber com exatidão quais são os passos necessários para realização de grafiato nas paredes, confira:
Passo 1: proteja molduras de gesso e rodapés com fita crepe, assim como pisos e paredes laterais com plástico ou forração.
Passo 2: “verificar tintas soltas escamando e realizar raspagem com espátula, assim como corrigir trincas e fissuras antes da aplicação da massa de grafiato”, recomenda o empreiteiro Dalcio Vieira Leite.
Publicidade
Passo 3: para que não fiquem vestígios de sujeira que prejudiquem a aplicação da massa é importante “limpar da parede a poeira, óleo ou qualquer outro tipo de problema que ela possa ter”, complementa Dalcio.
Passo 4: em um balde ou bandeja própria para pintura, dilua o primer acrílico com cerca de 5 a 10% de água e mexa até virar uma mistura homogênea. Aplique com uma trincha ou rolo de lã e espere de 4 a 6 horas para que ele seque.
Passo 5: no balde, dilua a massa própria para grafiato com 5 a 10% de água e obedeça a proporção caso faça o uso de mais de uma embalagem de massa.
Passo 6: com a massa uniforme, coloque uma camada sobre a desempenadeira de plástico, ela evita que ferrugens deixe a massa amarelada. Comece a aplicação da massa na parede de maneira uniforme e mantendo a espessura.
Passo 7: sobre a massa aplicada, passe a ferramenta risca fácil, que consiste em uma espécie de pente, de cima para baixo, sempre mantendo a direção.
Passo 8: após a passagem do pente, a parede ficará com um aspecto rugoso e o excesso de massa será retirado com a desempenadeira, deslizada verticalmente e no mesmo sentido em que foi utilizado o pente.
Passo 9: aguarde de 24 a 48 horas para que a massa seque completamente.
Publicidade
Compre online os materiais para fazer grafiato em casa
Encontre em lojas online as ferramentas necessárias para que você mesmo faça a aplicação do efeito decorativo do grafiato.
1. Fita Crepe Branca 25mm x 50m Adere
2. Lona Plástica 3x3m Preto Plasitap
3. Espátula Plástica Lisa 10cm Dexter
4. Balde Plástico para Concreto 12L Nove54
5. Mexedor para Tinta Tigre
6. Riscadeira Grafiato Risca Fácil
7. Selador Primer Acrílico Elegance Branco 0,5L Ibratin
8. Pincel para Paredes 3” Simples 500 Tigre
9. Rolo Antirrespingo 23cm 1376 Tigre
10. Textura Riscado Premium Graffiato Palha 6kg Hydronorth
11. Desempenadeira Plástica para Grafiato 16x8cm Dexter
Estilizando e compondo decorações, o grafiato apresenta versatilidade de aplicação, adicionando personalidade aos mais variados ambientes. Quanto a sua limpeza e manutenção, sua massa é composta de propriedades laváveis e o empreiteiro Dalcio Vieira Leite recomenda a utilização de vassouras novas e macias para o procedimento de conservação. Outra textura que faz sucesso é o marmorato, veja!