Considerado como uma técnica artística para decoração e correção de paredes e pinturas, o grafiato é uma textura de parede com efeito de ranhura que proporciona uma aparência rústica de bastante elegância. Com gramaturas variáveis, as mais grossas formam riscos mais profundos de aparência marcante e as mais finas deixam riscos mais sutis e suaves.
Utilizado como acabamento em paredes de ambientes internos e externos, nas internas esta textura demanda moderação, com aplicação apenas em algumas ou em parte delas, enquanto é mais comum nas áreas externas, em muros ou paredes de fachadas, protegendo contra infiltrações e umidade.
A massa do grafiato é encontrada em lojas de materiais de construção, em cores variadas ou branca – para que cores específicas sejam aplicadas posteriormente, sendo um dos acabamentos mais baratos do mercado devido a possibilidade de aplicação ao estilo “faça você mesmo”.
relacionadas
Como fazer grafiato na parede

Foto: Reprodução / Textura & Cia
A renovação de um ambiente nem sempre demanda grandes reformas e a aplicação de textura nas paredes se apresenta como uma ótima solução. Abaixo seguem orientações para a preparação da superfície e da escolha correta das ferramentas para o efeito decorativo do grafiato.
Publicidade
Materiais necessários
Para fazer a textura em casa, você vai precisar de:
- Fita crepe;
- Plástico ou lona para proteção do piso;
- Espátula;
- Balde;
- Mexedor;
- Ferramenta risca fácil;
- Primer acrílico;
- Pincel ou rolo de pintura;
- Massa própria para grafiato;
- Desempenadeira plástica.
Passo a passo para fazer grafiato

Foto: Reprodução / Textura & Cia
Conversamos com o empreiteiro Dalcio Vieira Leite para saber com exatidão quais são os passos necessários para realização de grafiato nas paredes, confira:
Passo 1: proteja molduras de gesso e rodapés com fita crepe, assim como pisos e paredes laterais com plástico ou forração.
Passo 2: “verificar tintas soltas escamando e realizar raspagem com espátula, assim como corrigir trincas e fissuras antes da aplicação da massa de grafiato”, recomenda o empreiteiro Dalcio Vieira Leite.
Passo 3: para que não fiquem vestígios de sujeira que prejudiquem a aplicação da massa é importante “limpar da parede a poeira, óleo ou qualquer outro tipo de problema que ela possa ter”, complementa Dalcio.
Publicidade
Passo 4: em um balde ou bandeja própria para pintura, dilua o primer acrílico com cerca de 5 a 10% de água e mexa até virar uma mistura homogênea. Aplique com uma trincha ou rolo de lã e espere de 4 a 6 horas para que ele seque.
Passo 5: no balde, dilua a massa própria para grafiato com 5 a 10% de água e obedeça a proporção caso faça o uso de mais de uma embalagem de massa.
Passo 6: com a massa uniforme, coloque uma camada sobre a desempenadeira de plástico, ela evita que ferrugens deixe a massa amarelada. Comece a aplicação da massa na parede de maneira uniforme e mantendo a espessura.
Passo 7: sobre a massa aplicada, passe a ferramenta risca fácil, que consiste em uma espécie de pente, de cima para baixo, sempre mantendo a direção.
Passo 8: após a passagem do pente, a parede ficará com um aspecto rugoso e o excesso de massa será retirado com a desempenadeira, deslizada verticalmente e no mesmo sentido em que foi utilizado o pente.
Passo 9: aguarde de 24 a 48 horas para que a massa seque completamente.
Quanto a sua limpeza e manutenção, sua massa é composta de propriedades laváveis e o empreiteiro Dalcio Vieira Leite recomenda a utilização de vassouras novas e macias para o procedimento de conservação. Outra textura que faz sucesso é o marmorato, veja!
Publicidade