Ervas frescas ao seu alcance: como montar uma horta na cozinha

Cilene Monteiro Lupi


Com revisão da
Atualizado em 10.04.25

Quem ama cozinhar sabe o valor de ingredientes frescos e naturais, especialmente temperos e ervas. Para garantir esse frescor no dia a dia, nada melhor do que ter uma horta na cozinha. Sim, é possível cultivar hortaliças e temperos de forma simples e prática, mesmo em espaços reduzidos.

Além de trazer mais sabor às receitas, uma horta caseira ajuda a economizar no supermercado, reduz o desperdício e garante alimentos livres de agrotóxicos. Veja como fazer uma horta na sua cozinha e ter ingredientes fresquinhos bem ao alcance das suas mãos!

Passo a passo para montar sua hortinha

Montar uma horta na cozinha é mais simples do que parece! Com os materiais certos e cuidados básicos, você pode cultivar temperos e hortaliças sempre frescos. Siga o passo a passo e transforme sua cozinha em um cantinho verde cheio de sabor e praticidade!

1. Escolha do local

O primeiro passo é definir onde sua horta vai ficar. Prefira um espaço arejado e bem iluminado, de preferência perto de uma janela e que seja de fácil acesso. A luz solar é essencial para o crescimento das plantas, então escolha um local que receba pelo menos 4 horas de sol por dia. Você pode aproveitar um espaço na bancada, utilizar prateleiras, apostar em um carrinho ou montar um horta vertical na parede.

Publicidade

2. As melhores plantas para começar sua horta na cozinha

Com o local definido, é hora de escolher o que plantar. Escolha opções que mais se adaptam ao cultivo interno e selecione ervas, temperos e hortaliças que você e sua família mais consomem no dia a dia. Para garantir uma horta prática e de fácil manutenção, uma sugestão é iniciar o cultivo com ervas como manjericão, alecrim, salsinha, cebolinha, hortelã e orégano. Com o tempo, e se houver espaço, é possível expandir sua horta para o cultivo de temperos maiores, como pimentas, frutas pequenas, como o morango e outras hortaliças.

3. O vaso certo para sua horta

O recipiente certo faz toda a diferença no desenvolvimento das plantas. Prefira vasos com furos no fundo para drenagem, garantindo que a água não fique acumulada e prejudique as raízes das plantas. Você pode usar vasos de cerâmica, plástico, jardineiras ou até reaproveitar potes e garrafas. Para quem tem pouco espaço, vasos suspensos são ótimas opções. Já para quem não tem muito tempo para a manutenção, aposte nos vasos autoirrigáveis. Para deixar o visual mais atrativo, invista em cachepôs ou cestos para acomodar os vasos.

4. Preparação do solo e plantio

A preparação do solo é um passo muito importante para que sua horta dê certo, já que é a partir da terra que as plantinhas vão adquirir os nutrientes necessários para crescer de forma saudável. Use um substrato rico em matéria orgânica, como terra adubada misturada com húmus de minhoca ou composto orgânico. Também é possível comprar substratos já prontos para o cultivo de hortas e hortaliças. Para garantir uma boa drenagem, coloque uma camada de pedrinhas ou argila expandida no fundo do vaso antes de adicionar a terra. Depois, é só plantar as sementes ou mudas escolhidas, pressionando levemente o solo ao redor para fixá-las. Após o plantio, regue com abundância.

Publicidade

5. Frequência e horários para as regas

Cada espécie demanda uma frequência específica de rega, mas para a maioria das ervas e hortaliças, regar uma vez ao dia, é suficiente. O melhor horário para irrigar sua horta é no início da manhã, quando o sol está ameno. Isso evita que a água evapore rapidamente e permite que o solo absorva a umidade de forma eficiente. Regar nesse período também ajuda a prevenir o estresse hídrico das plantas e reduz o risco de proliferação de fungos. Se possível, use um borrifador para evitar molhar as folhas e distribuir a água de maneira uniforme sobre o solo. Fique atento aos sinais, como folhas amareladas, secas e caídas que podem indicar falta de água. Um método eficaz para o controle de regas, é colocar o dedo no solo, e se sair totalmente limpo e seco é hora de colocar água.

6. Hora da colheita: aproveite o melhor da sua horta

Colher no momento certo faz toda a diferença no sabor e na qualidade dos ingredientes. Em geral, ervas e temperos podem ser colhidos aos poucos, conforme o uso na cozinha. Dê preferência às folhas mais externas e maiores e evite retirar tudo de uma vez, para que a planta continue se desenvolvendo. Já hortaliças e frutas devem ser colhidas quando estiverem bem formadas, com cor e aroma característicos. Alguns tipos como o rabanete, possuem colheita única, onde toda a planta é removida para ser consumida. Use sempre uma tesoura limpa para não danificar os caules.

7. Cuidados e manutenção

O cultivo de uma horta exige uma terra bem nutrida, por isso, é necessário fazer adubações uma vez ao mês. O adubo orgânico é o mais indicado para o plantio. Ele é feito de compostos orgânicos como esterco de galinha ou gado, húmus e sulfato de amônio. Também existem adubos caseiros, como a borra de café e a casca de ovo, que podem ser utilizados.

Mesmo as hortas instaladas na cozinha estão sujeitas a pragas. Mas, nesse caso, por acontecer em proporções e frequências menores do que grandes hortas é mais fácil controlar o problema e manter as plantas saudáveis. Uma boa dica para combater pragas é utilizar sabão ou detergente neutro ou extratos de pimenta e alho. Nunca utilize nenhum produto em spray de inseticida industrial sobre os vegetais, pois pode ser prejudicial para as plantas e também para a saúde humana

Publicidade

20 ideias criativas para montar sua horta na cozinha

Depois das dicas, veja ideias criativas para você ver como é possível cultivar temperos e hortaliças fresquinhos dentro da sua casa e ao alcance das mãos:

1. Horta em cozinha estreita


2. Vasinhos sobre a bancada

3. Uma solução com beleza e autenticidade

4. Praticidade para o dia a dia

5. Linda cozinha moderna e gourmet

6. Use a horta para disfarçar elementos

7. Caixotes para a horta

8. Pertinho da janela

9. Um vaso imponente

10. Simples e delicado

11. Cozinha rústica pequena horta

12. Vasinhos na parede são puro charme

13. Economize na compra de temperos

14. Horta suspensa

15. Um espaço cheio de vida

16. Um projeto que é pura sustentabilidade

17. Cultive com criatividade e organização

18. E que tal uma horta com jabuticabeira em vaso?

19. Cantinho dos temperos fresquinhos

20. Hortaliças prontas para o consumo e sem agrotóxicos

Uma das vantagens da horta caseira é que você sabe exatamente como os alimentos foram cultivados e tem a certeza que nenhum produto químico foi utilizado em nenhuma etapa. Quando plantadas na cozinha, as vantagens são ainda maiores pois os temperos já estão ali pertinho e podem ser manipulados de forma mais prática e rápida durante o preparo dos alimentos.

Anotou as dicas? Então comece agora mesmo a usufruir dos benefícios de ter uma horta na sua cozinha! Inspire-se nestas ideias para se aventurar nesta atividade prazerosa e tenha sempre temperos, frutas e hortaliças bem fresquinhas ao seu dispor. Vale ressaltar mais uma vez que é possível começar uma horta mesmo em espaços pequenos, tudo o que você precisa é de um cantinho que receba algumas horas de luz natural e de tempo e muito carinho para cuidar das plantinhas. E para começar a sua, veja sugestões de temperos para plantar em casa.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments