A iluminação de cozinha é um aspecto muito importante do projeto. Por isso, antes de começar a planejar o tipo ideal para a sua cozinha, confira a seguir dicas indispensáveis para acertar na escolha. Veja também inspirações e tutoriais que vão te ajudar com a iluminação ideal!
Como planejar uma boa iluminação na cozinha?
- Defina o tipo de iluminação: para quem busca praticidade, a melhor opção é a luz fria, que, além de econômica, facilita a rotina e deixa o ambiente bem iluminado. A luz quente é indicada para quem busca conforto e aconchego, como em cozinhas americanas ou ambientes usados para refeições mais rápidas.
- Distribua os pontos de iluminação: os pontos de iluminação devem ser distribuídos de forma que toda a cozinha fique totalmente iluminada. De acordo com a arquiteta Mariana Miranda, áreas como bancadas, pia e fogão devem contar com uma iluminação mais forte, enquanto uma luz mais fraca deve ser usada nas áreas de circulação e alimentação, compondo um ambiente mais aconchegante.
- Aposte na luz natural: antes de escolher o tipo de iluminação artificial que você vai usar, entenda como a iluminação natural impacta no ambiente e faça bom proveito dela. Além de uma bela economia, você ainda garante um ambiente mais arejado e ventilado.
- Invista na iluminação embutida: essa é uma ótima opção para quem quer uma iluminação moderna e que, de quebra, ainda evite sombras. Spots e luminárias de embutir são os modelos mais indicados para esse uso.
- Use trilhos de luz: os trilhos de luz são perfeitos para quem quer um ambiente mais moderno e com aspecto industrial. Eles garantem uma iluminação mais direcionada e são acoplados ao teto da cozinha, podendo ter seus spots direcionados para diferentes direções.
- Diversifique com as fitas de LED: as fitas de LED são uma ótima alternativa para iluminar bancadas, prateleiras e armários. Além de ficarem visualmente incríveis, elas são funcionais, pois ajudam a iluminar espaços de menor alcance.
A iluminação precisa ser pensada para cada tipo de cozinha. Por isso, avalie a sua necessidade antes de escolher a solução ideal para o seu projeto.
relacionadas
35 projetos de iluminação de cozinha para facilitar a rotina
Confira a seguir diferentes maneiras de iluminar cozinhas, desde as mais compactas até as mais amplas, usando o tipo de iluminação que mais se adapta ao espaço:
1. Seja usando pendentes
2. Ou luminárias embutidas
3. A iluminação varia de acordo com a necessidade do ambiente
4. Luzes frias acentuam
5. E destacam os detalhes
6. Além de serem mais econômicas
7. Luzes quentes têm um apelo mais moderno
8. E deixam o ambiente mais confortável e aconchegante
9. Pendentes deixam o resultado mais bonito
10. E criam focos de iluminação
11. Assim como as luminárias de trilho
12. Que, além de lindas
13. Ajudam a distribuir a luz pela cozinha
14. Recortes podem ser feitos no forro
15. Para o uso dessa proposta
16. Além de elegante
17. Pode ser combinada com outros modelos
18. Além desse tipo de iluminação
19. Vale apostar na luz indireta
20. Geralmente, são usadas fitas de LED
21. Em prateleiras e armários
22. Para destacar bancadas e partes que exigem mais luz
23. Em cozinhas amplas
24. Ou mais compactas
25. Esse é, definitivamente, o toque final
26. Aproveite a iluminação natural
27. Para um espaço mais arejado
28. Que, além de garantir uma economia de energia
29. Vai impressionar pelo visual
30. Distribua bem os pontos
31. Principalmente em cozinhas americanas
32. Que integram ambientes
33. E pedem uma luz mais marcante
34. Capriche na escolha
35. E surpreenda-se com o resultado!
A iluminação da cozinha deve ser funcional e facilitar a sua rotina. Por isso, além de considerar o aspecto visual, aposte na opção que mais se adapta ao seu estilo de vida.
Dicas extras para uma iluminação de cozinha perfeita
Separamos vídeos explicativos com dicas essenciais para te ajudar a entender qual o tipo ideal de iluminação para cada tipo de cozinha. Fique atento aos detalhes e às explicações para avaliar o seu espaço:
Tipos de iluminação: quente ou fria?
Esse vídeo vai te ajudar a identificar qual é o tipo de iluminação ideal a ser usado em cada tipo de cozinha. Veja também a maneira como cada uma interfere no ambiente.
Como planejar a iluminação da cozinha
As especialistas descrevem cada etapa necessária no planejamento da iluminação da cozinha. Desde o aspecto estético até o funcional, elas explicam a importância de cada um e como aproveitá-los juntos.
Como colocar LED na marcenaria
Esse vídeo traz explicações práticas de como usar o LED na marcenaria, contando ainda com desenhos para explicar como a iluminação é afetada por cada parte do móvel. Aprenda a evitar sombras e mal aproveitamento do LED!
Como usar pendentes no balcão
Se você quer incluir pendentes na sua iluminação, mas não sabe como, não deixe de assistir a esse vídeo. Você vai saber como e quantos pendentes usar para tirar o máximo proveito desse tipo de iluminação.
Agora, você já pode começar a planejar a iluminação da sua cozinha para garantir um ambiente bem destacado e funcional. E se você precisa de mais inspirações, veja lindos modelos de pendentes para cozinha.