A iluminação de jardim permite que os espaços externos sejam funcionais também durante a noite, além de embelezar o espaço e proporcionar mais segurança. As luzes dão um toque todo especial e transformam o paisagismo, com a produção de um visual diferente do período diurno.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Com a aplicação de luzes, é possível usufruir do seu jardim à noite com festas, jantares e atividades de lazer, assim como dar destaque para árvores, arbustos e caminhos. Para isso, confira como dar vida e adicionar encanto a decoração de jardim quando escurece, com uma lista de tipos de iluminação para ambientes externos e várias fotos de jardins iluminados para você se inspirar:
Tipos de iluminação para jardim
Os equipamentos de iluminação devem ser indicados para utilização em áreas externas e conviver de forma harmoniosa com o paisagismo, por isso, conheça tipos de iluminação para jardim para você utilizar no seu:
Postes
São colunas médias ou altas que fornecem iluminação. Ideais para iluminar de forma geral, difundindo luz pelo espaço. Existem diversos modelos que se destacam no jardim com suas formas e estilos. Alguns são sustentáveis e econômicos com a utilização de energia solar. Podem ser de ferro, alumínio ou metal.
Cordões de luz
São acessórios estilosos em que as luzes ficam penduradas. Podem ser dispostos de variadas maneiras, pendurados em árvores, pergolados ou colunas no jardim. Criam um efeito incrível na decoração e iluminação geral de ambientes externos. Diversos tipos de lâmpadas podem ser utilizados, como coloridas ou brancas.
Balizadores
São indicados para iluminar e marcar caminhos, degraus e escadas. Com um facho de luz direcionado para baixo, adicionam segurança, visibilidade e beleza para a circulação no jardim. Podem ser de piso, de parede ou pequenos bastões. Sua utilização é perfeita para criar harmonia nos níveis de iluminação e proporcionar uma visão clara dos trajetos.
Luminárias espetos
Existem diversos estilos de luminárias espetos, algumas com facho direcionado. São ótimas para serem utilizados como iluminação decorativa para destacar plantas em áreas de jardim com forrações, pedriscos ou solo aparente. Apresentam como vantagem a praticidade na instalação com um sistema de fixação no solo tipo “espeto”, que entra facilmente na terra.
Refletores
Amplamente utilizados na iluminação decorativa de jardins, são indicados para iluminar um ponto específico, pois emitem uma luz forte e focada. Normalmente são instalados no chão, com a luz partindo de baixo para cima em direção a um ponto. Ideais para destacar objetos como estátuas, vasos, arbustos e árvores.
Embutidos de solo
São instalados em pequenos buracos no jardim, por isso requerem um maior planejamento para sua instalação. Possuem características resistentes, com vida útil elevada. Iluminam de baixo para cima e são indicados para realçar detalhes arquitetônicos, como texturas e revestimentos. Também podem iluminar corredores e passagens pelo jardim.
Arandelas
São luminárias fixadas exclusivamente na parede e são bastante práticas para serem utilizadas em áreas externas e jardins. Fornecem uma iluminação vertical indireta e suave. Indicadas para iluminar passagens, varandas, muros e paredes ao redor da casa.
Publicidade
Luminárias de chão
São adequadas para iluminar o jardim de forma geral. Distribuídas pela extensão do espaço, deixam todo o ambiente claro. Com seu tamanho pequeno, podem ser facilmente dispostas pelo chão e canteiros, colocadas sobre o gramado, terra ou piso.
Luminárias subaquáticas
São feitas com materiais apropriados para serem instaladas dentro de piscinas, fontes e espelhos d’água no jardim. Além de auxiliarem na iluminação do ambiente, também criam destaque para a água com um visual impactante.
Lanternas
Além de iluminar o ambiente, também servem como peças decorativas no jardim. Podem ser dispostas com facilidade pela área externa tanto pelo chão, como penduradas em árvores ou pergolados, já que dispensam fiações elétricas. Possuem variados estilos e dão um toque acolhedor ao jardim. São ótimas para decorar festas e receber os amigos ao ar livre na sua casa.
Os diferentes tipos de iluminação de jardim permitem a criação de variados efeitos luminosos e são perfeitos para deixar o seu jardim ainda mais bonito, elegante e encantador.
35 fotos de iluminação de jardim
Transforme seu jardim durante a noite com várias formas de iluminação. Inspire-se com diversas imagens de áreas externas iluminadas e cheias de encanto:
1. Realce plantas e texturas com a iluminação de jardim
2. A luz transforma o cenário do jardim durante a noite
3. Crie um clima aconchegante com a iluminação
4. Encante com maravilhosos cordões de luz
5. Balizadores de piso para iluminar e indicar os caminhos
6. Ilumine canteiros e árvores para criar destaques
7. Arandelas produzem um efeito especial na iluminação do jardim
8. Valorize cores e texturas de plantas com a iluminação
9. Mais charme para a sua casa com a iluminação de jardim
10. A composição de luzes deve integrar estética e segurança
11. Use embutidos de solo para iluminar árvores e caminhos
12. Mescle diferentes tipos de iluminação para criar efeitos incríveis
13. Valorize e destaque entradas, degraus e caminhos
14. Crie pontos de interesse iluminando árvores
15. Aproveite ao máximo o jardim também durante a noite
16. Iluminação suave e cheia de estilo
17. As luminárias de chão dão um toque moderno ao jardim
18. Proporcione uma visão clara da escadaria com a iluminação
19. Ilumine as plantas nos vasos com luminárias espetos
20. Dê um toque especial ao jardim com arandelas externas
21. Para um jardim grande espalhe diversos tipos de iluminação
22. Acentue o paisagismo e ilumine a passagem ao mesmo tempo
23. Em jardins menores, destaque vasos com a iluminação
24. Sofisticação no jardim com a iluminação de plantas e estátuas
25. Um jardim para relaxar e aproveitar a noite
26. Explore a iluminação em fontes, espelhos d’água e piscinas
27. Jardim deslumbrante com piscina iluminada
28. Luminárias espetos para iluminar pequenas plantas no jardim
29. Um jardim encantador também durante a noite
30. Crie contrastes de luz e sombra com a iluminação de jardim
31. Balizadores de chão combinados com embutidos de solo
32. Iluminação suave, com pontos de interesse em destaque
33. Iluminação de destaque nas palmeiras
34. Mais beleza para o jardim com a iluminação
35. Combine arandelas e refletores para um efeito incrível
A iluminação de jardim combina funcionalidade e beleza, ao realçar formas, cores e texturas no ambiente externo da casa. Com ela, você pode transformar seu jardim, valorizar seu imóvel, garantir visibilidade e aproveitar muito mais a noite ao ar livre. E para aproveitar ainda mais o seu jardim durante a noite, veja também ideias de lareira externa!