Patrícia e Marco são amantes da natureza e, juntos com os filhos, realizaram o sonho de viverem cercados pelas belezas do campo. O casal construiu seu refúgio em um condomínio de chácaras e privilegiou materiais simples, rústicos, eficientes e econômicos. Na aconchegante casa, na zona rural, eles vivem uma vida tranquila e longe das atribulações da cidade. Veja mais:
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Tipo de residência: casa em um condomínio de chácaras
Área: 230 m²
relacionadas
Cidade: Campinas, SP
Moradores: Patrícia e Marco são gerentes de projeto em uma multinacional e vivem com o filho Gael, de 4 anos. Há também Arthur, filho de Marco, que mora fora do país, mas vem sempre passar as férias na residência. A família também divide o lar com 3 cachorros: Shiza, Shiro e Nicco.
Publicidade
Diferencial: toda a concepção do projeto partiu do casal e, com a ajuda de profissionais locais, a construção foi executada. A casa foi quase toda construída com materiais rústicos e simples, mas, para os quartos, Patrícia e Marco optaram pelo concreto celular, para garantir uma temperatura mais agradável no interior. Eles também exploraram o conceito aberto na composição dos ambientes, com pé-direito alto e estrutura aparente. Para eles, o principal desafio foi a realização da estrutura com eucaliptos: “deu bastante trabalho, levou muito mais tempo, mas, no final, acabou saindo”.
Uma casa inspiradora no campo
Patrícia e Marco sempre foram apaixonados pelo estilo rústico e pelos ambientes cheios de simplicidade, leveza e aconchego. O objetivo, segundo o casal, era construir “uma casa que te abraça quando você entra nela”. Para isso, apostaram em materiais como tijolos, madeira e ladrilhos hidráulicos. Além disso, os dois também priorizaram a iluminação natural, ambientes arejados e a integração dos espaços.
Materiais rústicos e simples
“Tijolos de barro tipo colonial na cor palha, toras de eucalipto tratado e forro de madeira cedrinho” são os principais materiais listados pelo casal para a composição do espaço social da casa.
Móveis de madeira e tons terrosos
Já para a decoração, a escolha foram móveis de madeira e tons terrosos, que deixam o ambiente mais acolhedor.
Integração visual com a natureza
Outro material que se destaca é o vidro. Conforme Patrícia, é um dos grandes protagonistas do projeto e responsável por “trazer luz natural para dentro da casa e permitir essa integração visual com a natureza pulsante do lado de fora”.
Ambientes amplos e arejados
O casal também fala sobre o pé-direito elevado, com 5 metros no ponto mais alto, e conta que essa escolha foi feita “justamente para deixar os ambientes mais arejados e iluminados.”
Espaço social integrado
Toda a área social é integrada, e os ambientes da cozinha, da sala e da área gourmet se inter-relacionam de forma fluida e uniforme.
Publicidade
Cozinha com fogão a lenha
Patrícia e Marco não abrem mão de uma boa comida caseira e, assim, a cozinha ganhou um fogão a lenha que conquista todos os olhares e paladares.
Área gourmet para toda a família
Anexada à cozinha, está a área gourmet, que proporciona bons momentos de descontração para a família. Nesse espaço, a comida boa também está garantida com uma moderna churrasqueira de vidro e o tradicional forno a lenha.
Cantinho das bebidas
A vida no campo também pede uma pausa! Em um cantinho do espaço social, o casal preparou um balcão para o café e outras bebidas para qualquer ocasião. A cristaleira azul traz um toque leve e alegre para a decoração.
Cores vivas no lavabo
No lavabo, as cores vivas e intensas chamam a atenção. Mas o detalhe que rouba a cena é a fonte de pedra utilizada como cuba.
Um banheiro colorido para o casal
Alegria e simplicidade aparecem em todos os ambientes da casa, inclusive no banheiro do casal. Para o piso, Patrícia e Marco escolheram ladrilhos hidráulicos coloridos. O toque rústico fica por conta da belíssima bancada de madeira.
Quarto rústico e aconchegante
O quarto de casal esbanja charme rústico com um antigo baú, um banquinho de madeira e um espelho no chão. Estampas, revestimentos de madeira e toques de cores quentes adicionam uma dose essencial de aconchego.
Uma charmosa mesa de cabeceira
Ao lado da cama, Patrícia colocou uma mesinha de cabeceira com aspecto envelhecido que é puro encanto. Um arranjo floral simples e uma luminária complementam, de forma simples, a decoração.
Verde por todos os lados
A casa é cercada pela natureza pelo lado de fora. No lado de dentro, plantas como as incríveis orquídeas vanda levam um pouco do verde para o interior também.
Um amplo quintal para aproveitar
Ter um amplo quintal para curtir ao ar livre era o desejo do casal: “tanto o Marco quanto eu somos amantes da natureza e, por isso, nosso sonho era vivermos cercados por ela”, aponta Patrícia.
Piscina para nadar e relaxar
Para otimizar o espaço externo e aproveitar a topografia do terreno, eles contam que optaram “por fazer um piscina em formato de raia, com uma prainha.” Assim, é possível nadar, se divertir ou apenas relaxar na água.
Canteiros perfumados de lavandas
Perfumadas lavandas são usadas nos jardins laterais da residência e trazem todo o charme do campo.
Caminhos pelo jardim
Já para compor os caminhos e guiar os passos pelo jardim, foram usados pedriscos e dormentes de madeira.
Amantes dos animais
A família adora animais e, além dos 3 cachorros de estimação, eles também cuidam de um galinheiro com cerca de 25 galinhas e dois galos.
Uma vida completa no campo
Patrícia e Marco escolheram um lugar no campo para chamar de lar e, assim, rodeados pelas belezas do campo, vivem uma vida feliz e tranquila!
O estilo rústico e cheio de simplicidade domina todos os ambientes dessa adorável casa. E, se você sonha em ter seu refúgio no campo, confira mais ideias encantadoras de casa rústica!
Belíssima casa! Que lugar mágico. Parabéns pelo bom gosto. 😍
Casa com cara de casa, adoramos 😍
Uma casa linda, bem que podia ter colocado a planta pra nos inspirar