O lambari roxo (Tradescantia zebrina) é uma espécie herbácea com folhas pequenas e arroxeadas. Conhecida também como trapoeraba, seus ramos atingem entre 15 a 25 cm, se espalhando facilmente e embelezando o ambiente. Além de ser bastante utilizado no paisagismo como forração, o lambari fica lindo em vasos, floreiras e jardins verticais. Confira dicas e fotos para saber mais sobre essa plantinha!
Como cuidar de lambari roxo
O lambari roxo é de fácil cultivo e pode ser utilizado como forração no jardim ou em vasos pendentes. Como toda planta, necessita de cuidados para que cresça bonito e saudável. Veja dicas e aprenda como cuidar:
- Iluminação: pode ser cultivado com recebimento de luz solar direta e meia-sombra, pois é uma planta muito resistente. Não suporta geada e por isso, não é recomendado para regiões frias.
- Rega: devem acontecer de duas a três vezes por semana. É ideal que o solo seque completamente entre as regas. Caso necessário, coloque o dedo na terra para sentir a umidade, antes de fazer a rega.
- Solo: o substrato ideal é uma mistura de terra e areia, que facilita a drenagem, evitando que a raiz apodreça e que o solo fique com alta umidade, facilitando o ataque de pragas.
- Poda: por ser um planta de rápido crescimento, e até mesmo considerada invasora, pode ser necessário realizar podas para sua contenção. A recomendação é que seja feita na primavera e que os cortes sejam acima do nó de onde surgem as folhas.
- Muda: é realizada através de estaquia, ou seja, por meio de um galho da planta. O ramo deve ter cerca de 10 centímetros e ser plantado sem as folhas. Pode ser feito em um vaso com terra adubada ou deixado em um recipiente com água para criar raízes.
- Adubação: deve acontecer em intervalos de três a quatro meses, ou sempre que a planta parecer enfraquecida. Fertilizante orgânico ou adubo mineral são os ideais. Para isso, cave um buraco em volta da planta, coloque o adubo e em seguida cubra com a terra que foi retirada anteriormente.
- Toxicidade: a planta é considerada tóxica por conter oxalato de cálcio e pode causar intoxicação se for ingerida por pets ou crianças. Apesar disso, há estudos sobre seu uso medicinal em forma de chás ou cozida que eliminam o oxalato de cálcio. Entretanto, qualquer forma de consumo deve ser orientada apenas por médicos.
Ao cultivar o lambari roxo, é importante atentar-se aos cuidados com a planta. Com as dicas acima sobre rega, plantio e adubação seu cultivo fica muito mais simples.
15 fotos de decoração com lambari roxo que enchem o ambiente de beleza
O lambari roxo é muito utilizado no paisagismo para decorar os ambientes. Suas folhas mescladas de verde e roxo criam um destaque e enchem de beleza qualquer lugar. Veja fotos dessa planta na decoração!
1. O lambari roxo é uma ótima planta para usar na decoração
2. Com suas folhas em tons verde e roxo criam um belo destaque
relacionadas
3. Utilizadas juntamente com outras plantas também ficam lindas
4. E decoram espaços externos, como neste caso
5. Se receber bastante sol, suas folhas ficam completamente roxas
6. O lambari roxo geralmente é usado de forma pendente na decoração
7. Em vasos elaborados ou simples
8. Seus ramos caem para fora do vaso, formando um lindo efeito
9. Quando cultivado dentro de casa, precisa estar pelo menos em meia-sombra
10. O jardim suspenso é um ótimo espaço para ele
11. Deixa a decoração da sala mais bonita
12. Que tal um lambari pendente em sua prateleira?
13. Ou então na mesa, fazendo parte de seu dia a dia
14. O jardim vertical combina muito
15. Além de deixar o ambiente lindo, vai chamar atenção de todos
O lambari roxo pode ser usado de várias formas para decorar diversos locais, como jardins verticais, estantes e vasos. Cultive e desfrute da beleza dessa planta. Gostou das dicas? Veja também flores roxas e conheça mais espécies nessa cor!