Lírio: significado, tipos e como cultivar essa delicada flor

Marilia Veiga


Atualizado em 15.02.24

Com mais de dezenas de espécies espalhadas por todos os cantos do mundo, o lírio é uma flor que encanta através de sua beleza singular, de suas variadas tonalidades e incomparáveis perfumes. Além de ser bem fácil de cultivar e cuidar, a planta também pode compor lindos arranjos para decorar o ambiente. Confira as espécies mais populares, bem como dicas de cuidados para cultivar essa linda flor!

Significado do lírio

Além de ser uma flor cheia de beleza, o lírio simboliza romantismo e amor puro. O lírio branco, em especial, significa pureza e inocência. Por esse motivo, a flor é muito usada na decoração de casamentos e buquês de noivas. Os lírios amarelos, por sua vez, representam prosperidade e alegria, enquanto os lírios vermelhos são associados ao sentimento de paixão.

Tipos de lírios

Como foi dito, há dezenas de espécies de lírios espalhados pelo mundo inteiro, porém três delas merecem destaque: lírio oriental, asiático e longiflorum. Além de conhecer um pouco mais sobre estes três tipos, saiba também como cuidar de cada variedade:

espécies de lirios

Publicidade

  • Lírio oriental: caracterizado por suas flores grandes com as pétalas curvadas para baixo, essa espécie é marcada por um aroma forte e único. Originário do Japão, o lírio oriental pode chegar até 1,20 metro de altura e possui folhas alongadas e espessas. A planta, que gosta de um clima com temperaturas amenas, pode ser encontrada em diversos tons, além de poder ser cultivada em vasos e canteiros, à meia-sombra.
  • Lírio asiático: esse lírio aprecia mais o frio e não apresenta muito perfume. Originária da China, a espécie, que chega até 50 centímetros de altura, é caracterizada por suas flores alaranjadas que são menores, porém bastante numerosa, além de poder ser reproduzida facilmente através da distribuição dos bulbos. A flor é cultivada, geralmente em vasos, à meia-sombra, com um solo rico em matéria orgânica.
  • Lírio longiflorum: diferente dos dois apresentados, essa variedade só floresce em tom branco. Podendo chegar até 1,2 metros de altura, essa espécie conta com flores em formato de trompetes. Com folhas distribuídas ao longo do caule, a planta conta com um suave aroma. Você pode cultivar essa planta a pleno sol em canteiros.

Como todas outras plantas, é preciso ter um cuidado extra na hora de irrigar, para não exagerar e acabar prejudicando o desenvolvimento da flor. Além disso, é importante lembrar que a seiva do lírio é venenosa, portanto a flor deve ser mantida longe do alcance de crianças e pets. Veja agora algumas dicas de como cuidar do seu lírio.

Lírio: como cuidar

Dependendo do cuidado que você terá com o lírio, a planta pode durar muito tempo. Em arranjos, elas duram um pouco mais de duas semanas. Por serem flores de jardim, é recomendado que elas sejam plantadas diretamente no solo, em canteiros ou em vasos grandes. Confira abaixo dicas essenciais que te ajudarão a manter as flores bonitas e saudáveis.

  • Iluminação: a maioria dos lírios aprecia luz difusa, mas depende do tipo de lírio que você for adquirir. A variação longiflorum se desenvolve melhor à meia-sombra, por exemplo.
  • Rega: em regiões mais quentes, regue de 3 a 4 vezes por semana. Já em épocas úmidas, 1 até 2 regas por semana. Evite encharcar o solo.
  • Substrato: essas flores apreciam um substrato que permite boa drenagem. Uma boa opção é fazer uma mistura de terra vegetal e areia em porções iguais.
  • Adubação: o adubo orgânico, como o húmus de minhoca, é o mais indicado para o lírio. Fertilize o solo a cada 15 dias.
  • Propagação: os lírios podem ser replantados a partir dos caules, folhas, sementes e bulbos, sendo esse último o método mais comum e um dos mais rápidos. A recomendação é plantar entre outubro e novembro.
  • Poda: realize uma poda para remover galhos e folhas secas a cada 3 meses.
  • Floração: normalmente entre a primavera e o verão, podendo ocorrer até 2 vezes ao ano.
  • Pragas: algumas pragas comuns são os ácaros e pulgões. Você pode utilizar pesticidas naturais e sabão neutro para resolver o problema.

Para o plantio de bulbos, você deve colocar uma pequena camada de cascalho fino no fundo para facilitar a drenagem de água. Além disso, é indicado que o bulbo esteja deitado de lado. Dessa forma, a água não ficará parada no colo da planta, reduzindo a probabilidade de apodrecer.

Como cuidar de lírios no vaso?

Como você já viu, as flores plantadas no vaso devem ficar em áreas com iluminação indireta – com exceção da longiflorum. Quando forem mantidos no vaso por muito tempo sem a drenagem adequada, há uma grande chance de os lírios não florescerem. Porém, veja a seguir como evitar que isso aconteça:

  1. Depois que as flores morrerem, continue regando o lírio por mais três meses;
  2. Pare de regar e, quando o caule estiver bem seco, retire o bulbo da terra;
  3. Coloque o bulbo dentro de um saco plástico limpo e com pequenos furos, e deixe-o dentro da geladeira (coloque na gaveta em que vão os legumes);
  4. Depois dos quatro meses, retire-os da geladeira e plante novamente no vaso com substrato, cascalho fino e matéria orgânica e deixe em um espaço arejado;
  5. Quando completar uma semana e meia, mova o vaso para um espaço com mais iluminação solar e regue quando a terra estiver seca (cuide para não encharcar).

Passando um tempo, você verá que o seu lírio florescerá tão lindo quanto antes! É de extrema importância que, enquanto estiver na geladeira, o bulbo não entre em contato com outras comidas, para não prejudicar o seu desenvolvimento depois.

Publicidade

30 fotos de lírios para você se apaixonar

Confira a seguir uma seleção de imagens de diferentes lírios para você se inspirar e incluir essa belíssima planta em seus arranjos florais! Vai ser difícil você não querer comprar um para decorar a sua casa ou o seu jardim.

Foto de lirio x6 - 11

Larbello

Publicidade

Agora que você já conheceu os três tipos mais populares desta planta e ainda conferiu dicas para cuidar e cultivar a flor, só falta você dar um pulo na floricultura mais próxima e adquirir um lírio tão lindo quanto esses que foram apresentados! Aproveite e aprenda também como cuidar de tulipas.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments