Com folhas que parecem pintadas à mão, misturando nuances de verde, rosa e vermelho, a maranta tricolor é cheia de charme e delicadeza. Essa planta nativa do Brasil fica linda em canteiros, na decoração de jardins ou vasos. Veja dicas para cuidar dessa espécie e inspirações ornamentais.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Como cuidar de maranta tricolor
Cultivar a maranta tricolor é mais simples do que você imagina! Até quem não tem muita prática com jardinagem pode se arriscar e ter um exemplar dessa planta ornamental em casa. Confira os principais cuidados:
- Rega: deve ser feita de 2 a 3 vezes na semana, porém, antes de colocar a água, certifique-se com o dedo se o solo está seco.
- Iluminação: luz difusa ou meia-sombra.
- Vasos: antes de plantar, verifique se o vaso para plantas escolhido possui buracos na parte inferior, pois a maranta precisa de uma boa drenagem. Assim, coloque também uma camada de pedras no fundo para facilitar o escoamento da água e evitar o encharcamento do solo.
- Adubação: coloque adubo caseiro, como húmus de minhoca, a cada 15 dias, durante a primavera e verão.
- Mudas: as mudas podem ser feitas por divisão. Basta separar um ramo inteiro, com suas folhas e raízes, e plantar em outro vaso.
- Folhas secando: se as folhas estiverem ressecando ou enrolando nas pontas para dentro, pode ser sinal de falta de água. Faça uma boa rega para manter a planta úmida, mas sem encharcar o solo.
- Folhas queimadas: essa aparência na planta pode ser sinal de ar seco, excesso de regas ou até mesmo exposição direta ao sol. Observe sua planta e, se preciso, mude-a de local ou aumente o intervalo entre as regas.
- Maranta morrendo: caso sua planta esteja morrendo, a primeira solução é fazer a troca de vaso. Escolha um recipiente maior, assim, as raízes têm espaço para expandir. Se a planta estiver muito seca, faça uma rega de imersão e retire as folhas queimadas.
A maranta tricolor também é conhecida como rezadeira, pois, durante o dia, suas folhas estão bem abertas e, ao entardecer, elas se recolhem, lembrando o juntar das mãos para rezar. Uma verdadeira graça! Além disso, essa folhagem, apesar do seu visual exótico, não é venenosa, por isso, é uma opção segura para quem tem pets ou crianças em casa.
Saiba mais sobre a maranta tricolor e tenha sucesso no seu cultivo
Além dos principais cuidados citados acima, a seleção de vídeos abaixo traz mais dicas e curiosidades sobre a maranta tricolor. Acompanhe:
Publicidade
Curiosidades sobre a maranta tricolor
Aprecie de perto a beleza das folhas da maranta tricolor e aprenda a identificar a espécie. Além disso, o vídeo traz dicas, curiosidades e sugestões dos melhores lugares para colocar o vaso e acertar no cultivo.
Como cuidar e fazer mudas
Aprenda mais sobre os principais cuidados que a maranta tricolor exige, incluindo iluminação, regas e adubação adequadas. Além disso, a youtuber fala sobre o curioso movimento da folhagem e explica como fazer mudas corretamente.
Coisas que você NÃO deve fazer com sua maranta tricolor
Há 3 coisas que você não deve fazer com sua maranta tricolor: deixá-la ao sol, usar borrifador nas folhas e regar pouco. A youtuber explica cada uma delas e ainda dá dicas para corrigir os eventuais erros. Assista!
Publicidade
O fácil cultivo, a pouca necessidade de iluminação direta e o incrível visual da folhagem fazem da maranta tricolor uma ótima opção para decorar sua casa. Então, coloque as dicas conferidas em prática e comece o seu urban jungle.
relacionadas
10 fotos de maranta tricolor para colorir a decoração
A beleza da maranta tricolor não passa despercebida. Abaixo, confira ideias para decorar sua casa com essa folhagem estampada:
1. As folhas da maranta tricolor possuem uma beleza sem igual
2. A planta é perfeita para decorar qualquer cantinho da casa
3. Você pode destacar suas cores em um visual clean
4. Usá-la como um belo arranjo de mesa
5. Ou fazer uma composição com outras espécies
6. Uma ótima folhagem para colorir a varanda
7. Ou embelezar a bancada de banheiro
8. A maranta tricolor fica linda sozinha
9. Mas também exibe seu charme ao lado de outras plantas
10. Escolha um espaço e cultive a folhagem rezadeira!
O pequeno porte da maranta tricolor permite que ela seja cultivada em qualquer cantinho da casa. Além disso, suas folhas trazem um colorido todo especial para sua decoração. Se você gosta de folhagens diferenciadas, aproveite e veja também dicas para cultivar uma begônia maculata, a famosa planta com bolinhas.