Material nobre, o mármore Carrara é uma pedra clara, com fundo branco e veios acinzentados. Utilizado desde a Roma Antiga, o mármore possuía usos diversos, desde embelezar a arquitetura de um ambiente, revestindo chão, paredes e escadas, ou dando forma a belas esculturas Renascentistas.
De acordo com a arquiteta Iris Colella, o correto seria chamá-lo de mármore de Carrara, já que este é extraído da região com o mesmo nome, ao norte da Itália. De origem natural, possui grande durabilidade apesar da sua alta porosidade, podendo ganhar riscos ou manchas facilmente.
Tipos de mármore Carrara
De acordo com a profissional, atualmente existem diversos tipos de mármore Carrara no mercado. O que os diferencia é a quantidade de veios cinza e o tom de branco em seu material, sendo que o preço aumenta de acordo com o tom mais claro de seu fundo. Outro fator que difere um modelo do outro é a distribuição das riscas cinzas, podendo se apresentar mais espaçadas ou de forma concentrada.relacionadas
Confira a seguir os tipos mais comuns de mármore Carrara de acordo com a profissional:
Publicidade
- Mármore Carrara: “o modelo original possui fundo branco e veios acinzentados distribuídos por toda a peça”, explica Iris.
- Mármore Carrara Gióia: com fundo na cor branca e abundantes veios na cor cinza escura, os riscos se destacam sobre o tom claro. “Este é considerado um dos mais nobres modelos de mármore”, revela a profissional.
- Mármore Estatuário: com a mesma cor e desenho encontrados no modelo Carrara, este possui tonalidade branca mais clara, aumentando seu valor.
- Mármore Calacata: com desenho similar ao do mármore Carrara, seus veios possuem cor âmbar ou dourada. “Também figura entre os modelos com maior valor”, pontua a arquiteta.
- Mármore Carrarinha: também conhecido como mármore Carrara Nacional, é uma opção mais barata. “Possuindo fundo branco e veios cinzas, este modelo não é considerado Carrara, já que não é extraído da região na Itália”, esclarece.
Revestimentos que imitam o mármore Carrara
- Golden Calacata Portobello
- Bianca Carrara Portobello
- Tundra Dekton
- Bianco Covelano Portobello
- Kairos Dekton
- Bianco Paonazetto Portobello
- Calacatta POL Decortiles
- Opera Dekton
- Carrara Bianco Portobello
- Eternal Calacatta Gold Silestone
- Branco Floe Portobello
Dentre as opções de materiais que imitam a aparência do mármore Carrara, a arquiteta destaca os variados tipos de porcelanatos e o silestone, que “é um mármore industrializado, produzido à base de quartzo”, indica.
50 ambientes arrasadores utilizando mármore Carrara
Sinônimo de luxo e requinte, este material nobre garante leveza e sofisticação a qualquer ambiente. Conforme a profissional revela, este revestimento é indicado preferencialmente para ambientes internos, como salas, banheiros e cozinhas. “O material pode ser usado como revestimentos de piso e parede, em bancadas ou em móveis soltos, como mesas de jantar, por exemplo”, indica Iris.
Confira a seguir uma seleção de lindos ambientes utilizando o mármore Carrara na decoração e inspire-se:
1. Que tal uma bela mesa de centro?
Este modelo é todo esculpido na própria pedra, dispensando o uso de materiais complementares. Com veios em cinza escuro, garante charme extra para o ambiente.
Publicidade
2. Para uma mesa de jantar cheia de estilo
Aqui, enquanto o pé possui estrutura metálica pintada de branco, o tampo da mesa de jantar foi confeccionado em mármore esculpido, garantindo um móvel cheio de estilo.
3. Do chão às paredes, todo o ambiente em mármore
Ideal para um lavabo cheio de estilo, aqui tanto o piso quanto as paredes e bancada da pia ganham o revestimento deste material. Para nenhum amante de mármore botar defeito.
4. Incrementando a decoração
Esta charmosa bandeja foi confeccionada com lâminas da pedra, resultando em um objeto decorativo para marcar presença no banheiro.
5. Mudando o visual da sala
Fugindo de seu uso tradicional como revestimento de pisos, neste ambiente o mármore ganha destaque ao ser utilizado em forma de painel, como uma peça de tamanho amplo e beleza sem igual.
6. Garantindo destaque à lareira
Em locais com temperaturas mais baixas, nada melhor do que uma bela lareira para aquecer nos dias frios e deixar o ambiente ainda mais requintado.
7. Uma cuba esculpida para o lavabo
Apesar de ser utilizada mais comumente como bancada no lavabo, adicionar uma cuba esculpida na própria pedra pode ser a aposta ideal para um visual de tirar o fôlego.
8. Mesclado com outros materiais
Enquanto a bancada recebeu a pedra com pia esculpida, o restante do ambiente ganha outros dois revestimentos diferentes, porém com visual semelhante para manter a harmonia do banheiro.
9. Para quem não tem medo de ousar
Com visual ousado, este lavabo ganha revestimento de mármore Carrara em três momentos diferentes: na parede, no piso e na cuba vertical.
10. Bancada ou penteadeira?
Este cantinho do banheiro reservado para a beleza é um charme só. Com bancada em mármore com formato de U, garante espaço de sobra para os produtos de beleza.
11. Beleza nos pequenos detalhes
Apesar de pequena, a bancada em mármore faz a diferença neste lavabo com medidas discretas. O material ainda é utilizado como revestimento do piso, formando uma dupla de estilo.
12. Transformando o visual da varanda
Esta varanda gourmet ganhou ainda mais charme ao receber bancada e rodabanca em mármore Carrara. A elegância do material faz o contraponto ideal com a mesa rústica.
13. Como uma peça só
Neste ambiente, a parede que recebe a bancada também é revestida com a mesma pedra da peça, garantindo a sensação de continuidade.
14. Embelezando até os menores espaços
Este pequeno lavabo recebe uma bancada com cuba esculpida na própria pedra. O tom escolhido para a pintura das paredes é a aposta ideal para harmonizar-se com os veios do mármore.
15. Ganhando destaque no espaço
Utilizar fitas de LED embutidas nos móveis é uma boa opção para garantir mais destaque à beleza da pedra.
16. Fugindo do óbvio
Aqui, somente a área interna do box recebe revestimento com a pedra. Para garantir um visual contemporâneo, os metais utilizados possuem acabamento fosco, na cor preta.
17. Em formatos variados
O charme desta rodabanca está no formato em que as pastilhas, feitas com o mármore Carrara, foram recortadas e posicionadas. O resultado final é de encher os olhos.
18. Que tal uma ampla sala de banho?
Proposta ideal para quem possui espaço de sobra e deseja ter um verdadeiro spa em casa, este amplo banheiro é completamente revestido em mármore.
19. Uma mesa de estilo
Possuindo modelo com pé tulipa, esta mesa de jantar faz par ideal com as cadeiras em madeira. O tampo de mármore no formato de elipse garante espaço de sobra para os convidados.
20. Integrando ambientes com muito charme
Aqui a pedra desenhada foi a escolhida para revestir os degraus e a parte debaixo da escada. Esta é uma ótima opção para quem deseja variar o revestimento do piso.
21. Contraste de materiais no hall de entrada
Enquanto a parede de tijolos aparentes e a parede com cimento queimado garantem visual rústico, o aparador com tampo em ferro equilibra a composição.
22. Jogo de jantar com cadeiras descombinadas
Adicionando descontração à sala de jantar, enquanto a mesa redonda com tampo de mármore garante requinte, utilizar cadeiras diferentes garante mais personalidade ao ambiente.
23. Modelos diferentes em um mesmo ambiente
Opção ideal para quem deseja utilizar a pedra mas não quer um visual neutro, este ambiente demonstra toda a beleza do mármore ao utilizar dois modelos diferentes.
24. O mesmo revestimento por toda a residência
Os amantes da pedra podem ficar tranquilos: é possível utilizá-la como revestimento em toda a residência. Para isso, basta adicionar uma escada em mármore Carrara para manter o estilo.
25. Para um ambiente claro
O modelo com o fundo em branco e veios em cinza claro é ideal para quem deseja decorar um ambiente com luminosidade. Aqui, a pedra é vista como revestimento do piso e no tampo da mesa.
26. Ampliando ambientes
Truque que garante um ambiente mais amplo, vale adicionar a pedra como revestimento de espaços integrados, garantindo charme e estilo.
27. Embelezando o ambiente, aqui e ali
A maior parede do banheiro ganha revestimento em mármore, assim como a bancada, borda da banheira e até mesmo o nicho para produtos de higiene pessoal.
28. Uma bancada de respeito
O desenho natural dos veios na pedra garante destaque para a bancada. Na região interna do box, pastilhas quadradas com os mesmos desenhos do mármore, em um tom mais claro.
29. Mármore e madeira: uma dupla de arrasar
Como a pedra natural transmite certa frieza, nada melhor do que adicionar elementos em madeira para garantir aconchego ao ambiente, especialmente se a peça possuir tons claros, equilibrando a composição.
30. Embelezando os nichos do banheiro
Neste projeto, além de ser utilizado na bancada, a parede lateral ao espelho ganha moldura em mármore Carrara, garantindo nichos mais belos e estilosos.
31. O bar também merece este requinte
Utilizando marcenaria em tons escuros, o espaço reservado para o bar ficou ainda mais belo graças à bancada em mármore Carrara.
32. Que tal uma cuba diferenciada?
Foi-se o tempo em que as cubas dos banheiros eram todas iguais e com design sem graça. Buscando utilizar a pedra também neste elemento, é possível esculpi-la no próprio mármore.
33. Ideal para um banheiro contemporâneo
Apesar de ser um material clássico, é possível utilizar o mármore em projetos com visual contemporâneo. Para isso, basta apostar em mix de materiais e metais na cor preta.
34. Uma lareira cheia de charme
Possuindo tamanho considerável, esta lareira foi elaborada com amplas placas de mármore. Desta forma, o espaço fica mais belo, sem as juntas aparentes.
35. Que tal inovar no visual?
Elaborada em dois níveis diferentes, esta cuba esculpida na própria pedra tem tudo para ser o destaque do banheiro ou lavabo.
36. Combina muito bem com tons de dourado
Como seus veios na cor cinza garante o visual mais neutro, nada melhor do que adicionar elementos em tom dourado para garantir mais glamour ao ambiente.
37. Decorando o cantinho do café
Juntamente com marcenaria na cor cinza, o mármore deixa o cantinho reservado para o café ainda mais belo.
38. A dupla queridinha: preto e branco
Outra forma de garantir uma decoração sóbria e muito requintada é apostar no duo preto e branco. Ao adicionar o mármore Carrara, a composição fica ainda mais interessante.
39. Emoldurando o espelho
Mais um belo exemplo de como o mármore pode incrementar o visual de um ambiente: aqui ele é utilizado na bancada e na parede que emoldura o espelho.
40. Para uma lareira de visual marcante
Possuindo pé direito alto e visual arrasador, esta lareira ganha revestimento em mármore Carrara, destacando-se no ambiente com decoração em preto.
41. Destacando-se no ambiente sóbrio
Em uma cozinha moderna repleta de tonalidades escuras, adicionar uma bancada em mármore Carrara foi aposta certeira para equilibrar o ambiente.
42. Ajudando a ampliar o espaço
Ao ser utilizado em conjunto com a marcenaria em tons claros, o mármore garante a impressão de espaço mais amplo, simulando medidas maiores.
43. Associado à elementos naturais
Outra forma inteligente de contrapor a frieza da pedra natural é adicionar elementos vivos ao ambiente, como flores ou folhagens em tons vibrantes.
44. Em meio à madeira abundante
Novamente o uso do mármore faz a diferença em um ambiente decorado com madeira abundante. Seu tom claro ainda garante destaque à mesa de jantar.
45. Destacando a ampla banheira
Neste banheiro de medidas abundantes, o mármore com veios marcantes figura em dois momentos: como revestimento da área da banheira e na bancada da pia.
46. Um móvel cheio de requinte
Aparador ideal para ser adicionado ao hall de entrada e garantir requinte desde a entrada da residência, esta peça conta com pintura em dourado envelhecido e tampo em mármore Carrara.
47. Presente também na mesinha lateral
Apesar de suas medidas reduzidas, este móvel pode ser o elemento que faltava para uma decoração marcante e cheia de estilo.
48. Belos degraus em mármore
Incrementando o visual da escada, os degraus receberam revestimento em mármore Carrara e guarda-corpo em vidro, dupla ideal para um ambiente requintado.
49. Fazendo as vezes de móvel
Aqui o mármore compõe o amplo rack, substituindo sua versão tradicional em madeira, garantindo uma decoração mais interessante e com mais personalidade.
50. Utilizado apenas no piso
Uma boa opção para quem deseja adicionar o mármore de forma discreta é apostar na pedra como opção de revestimento do piso, mesclando outros materiais no restante da cozinha.
Como este material possui certa porosidade, a profissional indica certos cuidados com a limpeza e manutenção. “É recomendável aplicar um impermeabilizante em sua superfície, e a limpeza deve ser feita com água e detergente neutro, aplicados com um pano macio”, comenta a arquiteta. Cuidados comuns a qualquer tipo de mármore, estes pequenos passos podem garantir a longevidade e beleza deste material natural. Atente-se. Conheça também o mármore Travertino e encante-se com sua beleza!