O mármore travertino é uma rocha natural de cor bege composta pelos minerais calcita, aragonita e limonita. Ela é o resultado de reações físico-químicas sofridas por outras rochas e também pela ação de águas termais, e é uma das pedras mais utilizadas em construção e revestimento no Brasil.
“O mármore é uma pedra natural muito utilizada nos projetos residenciais para revestimento de paredes, pisos, lavatórios, bancadas e outros objetos decorativos. Existem vários tipos de mármore, porém o mais usado é o Travertino, uma rocha calcária natural de cor bege que é reconhecida pelos pequenos buracos presentes na pedra que lembram pequenos ramos e folhas”, diz a arquiteta e decoradora Érica Salguero.
A arquiteta Vivian Coser ainda lembra que o mármore travertino é muito usado desde o império Romano. “O travertino reveste monumentos importantes da história, como a Basílica de São Pedro, o Coliseu e as pirâmides do Egito, por exemplo”, diz.
O preço dessa pedra possui variações, mas, no Brasil, é possível encontrar a peça por aproximadamente R$150,00 o metro quadrado.
Principais tipos de mármore travertino
O mármore travertino possui variações devido à região em que se formaram e das diferenças de formação que possuem. Existem diversos tipos de mármore travertino e os italianos, geralmente, são os mais conhecidos, como: Romano ou Clássico, Navona, Turco, Toscano, Itamarati, Tivoli, Gold, Silver e Negro. A seguir, você confere detalhes sobre os três tipos mais populares no Brasil.
Mármore travertino Romano Clássico
A opção mais procurada devido à sua tradição e presença na história, é o mármore travertino Romano Clássico. Esse modelo é extremamente resistente e possui alta durabilidade, foi ele a escolha de revestimento para o Coliseu e para o a Basílica de São Pedro. Essa rocha apresenta uma beleza impressionante combinada com cores leves. ” O travertino Romano Clássico pode apresentar colorações que vão desde um tom palha até um bege mais amarelado”, aponta Vivian Coser. Érica Salguero ainda destaca mais uma característica que diferencia esse modelo dos demais: “ele tem os veios horizontais mais marcados e mais naturais.”
Mármore travertino Navona
O mármore travertino Navona é mais claro, possui uma coloração voltada para o laranja e para o creme. De acordo com as profissionais, os veios desse modelo são mais leves e menos marcados. Além disso, essa pedra é importada diretamente da Itália.
Mármore travertino nacional
“O Bege Bahia, também conhecido como travertino Nacional, tem os veios mais escuros, mais arredondados e mais manchados”, diz a arquiteta Vivian Coser. Esse modelo, como o nome já diz, vem direto das pedreiras brasileiras e, de acordo com Érica Salguero, tem desenhos de formato rústico que variam entre o marrom e o bege, que são mais sutis e normalmente feitos sobre uma superfície mais clara.
Conheça os acabamentos do mármore travertino
Antes de definir onde vai colocar a rocha e qual modelo será escolhido, é preciso considerar as características do acabamento. Existem quatro tipos de acabamento principais, confira as vantagens e desvantagens de cada um:
• Bruto ou natural
“O tipo Bruto, como o nome já diz, é a pedra direto da natureza, com acabamento opaco e veios aparentes”, aponta Salguero. Coser ainda acrescenta ao dizer que “a rocha é apenas cortada nas dimensões certas para aplicação, não possui nenhum outro tratamento”. As profissionais indicam esse acabamento para aplicações em paredes, principalmente, mas não indicam a peça para banheiros, cozinhas e pisos.
• Resignado ou estucado
O acabamento resignado ou estucado é feito com a aplicação de uma resina na pedra. A resina tem a mesma cor do mármore e cobre os poros e buracos existentes na superfície. “Após a aplicação da resina, a superfície fica lisa”, diz Coser. Assim, essa é uma das formas mais utilizadas do mármore travertino e pode revestir diversos ambientes.
Publicidade
• Levigado
O levigado tem um aspecto opaco e é lixado até que a superfície do mármore fique lisa, facilitando a limpeza e a manutenção, ao mesmo tempo em que mantém a cor natural. “Esse acabamento é liso e opaco e pode ser usado em todos os tipos de ambientes internos ou externos”, aponta Érica Salguero.
• Polido
O acabamento polido tem um aspecto liso e com brilho. De acordo com Vivian Coser, “pode ser usado em pisos e paredes, mas não é recomendado para pisos externos devido à baixa aderência”.
Como utilizar o mármore travertino na decoração
O mármore travertino está presente na decoração, na construção e no revestimento de diversos cômodos. Os principais ambientes que usam essa rocha são o banheiro, a cozinha e a sala, mas a pedra também está presente em pisos, escadas e paredes. Confira, então, dicas sobre a aplicação do mármore travertino nesses espaços:
Mármore travertino usado no banheiro
É possível criar uma decoração elegante, moderna e despojada no banheiro utilizando o mármore travertino nas paredes, na bancada ou até mesmo na cuba. “Nos banheiros, não é recomendado o uso do travertino bruto, já que podem ocorrer infiltrações”, diz Vivian Coser. A rocha, nesse acabamento, possui veios aparentes e não passa por nenhum tratamento, por isso, é preciso tomar cuidado. A profissional ainda lembra de outro ponto importante: “caso decida utilizar o travertino no piso, não escolha o acabamento polido, que é mais escorregadio, uma característica que deve ser evitada nos banheiros”.
1. Destaque para o brilho natural da pedra
2. O bege polido fica perfeito usado junto com peças de madeira
3. Destaque para a rodabanca que sobe a parede
4. Nichos com molduras de mármore
5. O uso do mármore pode criar um ambiente com aspecto rústico chique
6. Cai super bem no lavabo!
7. Invista em uma peça só, com a cuba esculpida
8. A bancada pode servir como armário também
9. O uso da pedra polida é garantia de requinte
10. Pia esculpida na mesma pedra da bancada
Cozinhas com mármore travertino
“O uso do travertino na cozinha é bem restrito”, alerta Coser. “É um material poroso e que pode manchar ao entrar em contato com óleo e gordura”. Ainda que a rocha seja um material bastante resistente, é preciso tomar cuidado. Se optar pelo uso do mármore travertino na cozinha, deve-se fazer a impermeabilização da peça. A arquiteta Érica Salguero acredita que as bancadas, feitas para comer ou para guardar alguns condimentos, são uma boa opção de móvel para receber o revestimento de mármore travertino.
11. Cores naturais que ornam com todo o revestimento e decoração da cozinha
12. A ilha é o destaque da cozinha
13. Pia esculpida
14. Na sala de jantar, como revestimento
15. Espaço para refeições cheio de personalidade
Mármore travertino na sala
“Na sala, o uso do travertino é muito bem recebido, criando um ambiente sofisticado e moderno. Pode ser usado no piso, no rodapé, em painéis de TV, em aparadores ou revestindo paredes”, diz a arquiteta Vivian Coser. Ela ainda aconselha sobre o uso da rocha nos pisos: “não é indicado utilizar o travertino em sua forma bruta, pois acumula sujeira nos orifícios e vasos da pedra, dificultando a manutenção”.
16. O tom clarinho ajuda a criar uma atmosfera clean
17. A cor natural da rocha combina com tons terrosos
18. Móveis nesse material ajudam a criar a sensação glam
19. No piso, para ninguém colocar defeito
20. E até revestindo a lareira
No piso, nas escadas ou nas paredes
Nos pisos, o mármore travertino traz um aspecto elegante e sofisticado ao ambiente. Escolha um piso que combine com o restante da decoração e que não traga um peso visual negativo ao cômodo. Érica Salguero defende o uso da forma polida nos pisos, enquanto Vivian Coser lembra que devemos evitar o uso do acabamento bruto, devido à dificuldade de limpeza e manutenção.
Já nas escadas, é preciso escolher um modelo que combine com o piso do ambiente. O mármore travertino é responsável por criar uma escada nobre e muito fina. De acordo com Coser, “o ideal é não usar o travertino polido, pois tem menos aderência. Os acabamentos retos ou em meia esquadria são os mais usados nas escadas e possuem também o melhor resultado estético”.
Por último, nas paredes, a flexibilidade de revestimento é maior. É possível utilizar modelos diversos, em inúmeros formatos e acabamentos. Érica Salguero indica o uso dos acabamentos bruto e polido e também o uso de ladrilhos de mármore travertino.
21. Manchas naturais
22. Escada imponente
23. Na fachada, como moldura para a porta de entrada
24. A área de lazer também pode receber a rocha
25. Perfeita para trabalhar com uma paleta de cores claras
26. Sala de jantar com revestimento luxuoso
27. No hall de entrada, porque a primeira impressão é a que vale
28. Abraçando a área da piscina
29. Deixa qualquer ambiente mais sofisticado
30. Uma escada de dois tons
Como conservar e fazer a manutenção do mármore travertino
O mármore travertino é uma peça que precisa de cuidado e atenção na hora de realizar sua limpeza. A superfície deve ser aspirada pelo menos uma vez por semana, evitando que as partículas de pó se fixem nos veios da pedra. Caso a superfície em questão seja o piso, utilize aspirador de pó portátil, sem rodinhas que podem arranhar o piso, ou use uma vassoura macia para varrer.
Você pode usar um pano úmido e macio para limpar a rocha. Utilize uma solução de água com sabão de coco ou um detergente de pH neutro, e lembre-se de secar com outro pano, dessa vez seco, mas ainda macio. Não deixe a água secar sozinha, pois isso pode resultar em manchas. Evite limpar o mármore com produtos corrosivos e abrasivos, que podem diminuir sua durabilidade, criar manchas, arranhar e desgastar a rocha.
O mármore travertino é o revestimento ideal para ambientes modernos e elegantes, mas é preciso analisar o espaço em que a rocha será aplicada, levando em consideração os elementos decorativos e os usos do espaço, para, assim, escolher o melhor modelo e acabamento para seu cômodo. Conheça também outro pedra lindíssima e encantadora, o mármore Carrara.