MDP ou MDF: arquiteto explica as diferenças e onde usar


Com revisão da
Atualizado em 24.10.23

Se você já pesquisou sobre móveis para a sua casa, provavelmente se deparou com as siglas MDP ou MDF. Agora, quais são as diferenças entre esses materiais? Quando usar cada um deles? Quais as vantagens? O arquiteto Emílio Boesche Leuck, do escritório Leuck Arquitetura esclarece essas e outras dúdivas. Acompanhe!

Índice do conteúdo:

O que é MDF

Foto de mdp ou mdf 01 - 1

De acordo com o Emílio, os dois materiais são feitos de composto de madeira reflorestada (pinus ou eucalipto) de média densidade. O MDF, porém, “é composto por fibras de madeira mais finas misturadas à resina, resultando em um material mais homogêneo”, comenta o arquiteto.

O MDF é indicado para projetos de móveis onde serão usados cantos boleados, curvos ou com baixo relevo e móveis que irão receber pintura. Em comparação ao MDP, o MDF permite mais criatividade no design, visto que, por ser um material mais homogêneo, permite acabamentos boleados e usinados em baixo relevo. Boa opção para cozinhas planejadas e roupeiros.

Publicidade

O que é MDP

Foto de mdp ou mpf 02 - 5

Diferente do MDF, “o MDP é feito em camadas de partículas de madeira prensadas com resina em 3 camadas distintas, uma mais grossa no centro e duas mais finas nas superfícies”, explica Emílio. O arquiteto comenta que é importante não confundir o MDP com aglomerado: “o aglomerado é formado por uma mistura de resíduos de madeira como pó e serragem, cola e resina. Tem baixa resistência mecânica e baixa durabilidade”.

Conforme o arquiteto, o MDP é indicado para móveis de projeto de linhas retas e planas e não é indicado para receber pintura. Sua principal vantagem é a resistência mecânica – e, por essa razão, pode ser utilizado em estantes e prateleiras, por exemplo.

MDP X MDF

Ficou em dúvida sobre o que escolher? Saiba que tomando os devidos cuidados com umidade, MDF e MDP têm durabilidade semelhante. O que muda são as aplicações e os valores. Confira:

Foto de TCS 2021 IMG MADEIRA 2 - 6

Vale lembrar, ainda, que você pode utilizar tanto MDP quanto MDF em um mesmo projeto, aproveitando os benefícios que cada material oferece.

Publicidade

Além de móveis, o MDF também é muito utilizado em peças de artesanato. Gostou da ideia e quer fazer artes com essa matéria-prima? Então solte sua criatividade e confira dicas de como pintar MDF.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments