A câmera de segurança pode ser usada tanto internamente, dentro de casa, para cuidar dos pets, bebês e crianças, quanto externamente, para fazer a vigilância de possíveis visitantes indesejados. Neste guia, você encontrará as principais recomendações de câmeras internas e externas, perfeitas para proteger e monitorar diferentes ambientes e reforçar a proteção do seu lar, confira!
Câmera de Segurança Dome ABQ-A8
- Visão noturna de 30m
- Resistência à água
- Resolução Full HD
- Imagem de 20FPS
- Armazenamento de 64GB
Câmera de Segurança Intelbras IM3
- Visão noturna de 10m
- Resistência à água
- Resolução Full HD
- Imagem de 20FPS
- Armazenamento de 64GB
Câmera de Segurança Intelbras IM4
- Visão noturna de 10m
- Resolução Full HD
- Imagem de 20FPS
- Armazenamento de 256GB
Câmera de Segurança Intelbras IM7
- Visão noturna de 23m
- Resistência à água
- Resolução Full HD
- Imagem de 20FPS
- Armazenamento de até 256GB
Kit Câmeras de Segurança Dome A8
- Visão noturna de 10m
- Resistência à água
- Resolução Full HD
- Armazenamento de 64GB
- Visão noturna de 10m
- Resolução Full HD
- Imagem de 15FPS
- Armazenamento de 128GB
Câmera de Segurança NovaDigital CS360B
- Visão noturna de 10m
- Resistente à água
- Resolução Full HD
- Imagem de 20FPS
- Armazenamento de 128GB
Câmera de Segurança Motorola MFABH022
- Visão noturna de 20m
- Resolução Full HD
- Resistente à água
- Imagem de 30FPS
Câmera de Segurança Dome EKJS-T1268
- Visão noturna de 20m
- Resistente à água
- Resolução 2K
- Armazenamento de até 128GB
Tipos de câmera de segurança
Antes de comprar a sua câmera de segurança, é interessante que você conheça os principais tipos, assim fará uma escolha bem informada e certeira. São eles:
- Câmera Bullet: perfeita para espaços externos, esse modelo tem o formato parecido com uma bala de arma de fogo. Geralmente é usada para mostrar que se tem uma câmera e aquele ambiente é monitorado, para inibir invasores. Também conta com infravermelho para melhor visualização à noite e são mais comuns de encontrar no mercado, além de mais baratas.
- Câmera Dome: com formato de doma, esse modelo é pequeno e discreto. É uma opção versátil, pode ser usada externa ou internamente (dependendo das informações do fabricante). Elas costumam contar com infravermelho ou luz auxiliar para a noite e são fáceis de instalar.
- Câmera Speed Dome: essa é uma variação da câmera Dome, porém, conta com zoom óptico e movimentos, que podem variar até 360º, além de poderem ser controladas via aplicativo, permitindo maior tecnologia.
Nos três casos, você encontrará opções mais caras e mais baratas, dependendo das funções e estrutura ofertadas. A principal questão a ser pensada é se você prefere um modelo discreto ou mais exposto, ou se ela se movimenta ou não para fazer a escolha da melhor câmera de segurança.
Como escolher uma boa câmera de segurança?
Além do tipo da câmera, você também deve se atentar a alguns pontos cruciais em relação às características gerais. Veja os principais pontos a seguir para garantir uma câmera de segurança de boa qualidade:
- Ambiente: para garantir uma vigilância eficaz e um bom funcionamento do seu aparelho, se atente a qual ambiente você deseja instalar sua câmera de vigilância. Se for um ambiente externo, é necessário que ela tenha um material resistente à água, poeira e sol. Caso você more em regiões de temperaturas extremas, verifique com o fabricante qual a faixa de temperatura que a câmera suporta sem danificar. Já se você pretende usar internamente, pode ser um modelo com material menos robusto e mais simples.
- Instalação: algumas câmeras de vigilância possuem instalação facilitada, principalmente aquelas para serem usadas em ambientes internos. Decida onde sua câmera será instalada, no teto ou na parede, para então escolher o modelo ideal da melhor câmera de segurança.
- Resolução: quanto melhor a resolução da sua câmera, mais nítidas serão as imagens capturadas, e isso pode ser crucial em momentos de utilização das imagens. Por isso, evite modelos abaixo de HD, sempre priorizando HD, Full HD e até 4K para melhor qualidade possível.
- Fixa ou móvel: existem modelos com imagem fixa e outros com a possibilidade de mover e detectar e seguir movimentos. O modelo móvel, com rotação horizontal e vertical são os mais completos, uma vez que acompanham a movimentação e cobrem um maior espaço. Entretanto, os especialistas recomendam ambas para a vigilância de uma casa, uma vez que enquanto a câmera móvel se mexe, ela pode criar pontos cegos, que seriam cobertos pela câmera fixa.
- Visão noturna: certifique-se que o modelo escolhido possui visão noturna, assim como luzes infravermelhas e, se possível, iluminação LED. Esses pontos podem ser importantes em uma possível necessidade de uso da imagem. No caso da iluminação infravermelha, a imagem será preta e branca e, com LED, colorida. Quanto melhor a resolução de imagem que você tiver, mais nítidas serão as gravações.
- Armazenamento: a maior parte das câmeras atuais possuem dois tipos de armazenamento, sendo eles por cartão de memória ou em nuvem. Em ambos os casos, é possível que você precise pagar um valor à parte para alocar esse material. Os cartões que costumam acompanhar as câmeras são de 32gb, suficiente para gravar apenas 4 dias de imagem. Por isso, escolha câmeras com maior capacidade de memória. Outro caso, é o aplicativo em nuvem, que você paga por espaço online de armazenamento. Também existem modelos que gravam apenas quando acontece alguma movimentação no ambiente, ocupando menos espaço de armazenamento.
- Conectividade: esse é um ponto crucial para uma boa qualidade na hora de transmitir e armazenar as imagens e dados da câmera. Existem opções com fio (Ethernet, PoE) e sem fio (Wi-fi). As com fio costumam ter uma conexão mais estável, mas as sem fio são mais fáceis de instalar e podem ter interferência de sinal de acordo com a qualidade da internet.
- Acesso remoto: as câmeras de segurança atuais costumam ter aplicativo próprio para que o usuário possa checar as imagens de onde e quando quiser. Essa é uma ótima opção para quem deseja usar o aparelho para vigiar pets e bebês, assim como verificar alguma movimentação estranha, já que os aplicativos enviam notificações ao filmar algo assim).
- Compatibilidade com assistentes virtuais: se você é adepto de uma casa tecnológica, busque por opções compatíveis com Alexa, Google Assistente ou outro assistente virtual que você já usa. Integrar os aparelhos eletrônicos pode facilitar o cotidiano, como, por exemplo: quando sua câmera detectar a entrada do carro na garagem, o assistente virtual já prepara a casa ligando as luzes do ambiente interno.
- Áudio bidirecional: se você deseja utilizar sua câmera como babá eletrônica, além do acesso remoto e detecção de movimento, garanta que o modelo possui áudio bidirecional, ou seja, você pode ouvir por meio de microfone no aparelho, mas também pode ser ouvido através da saída de som. Assim, você pode conversar com seu bebê para acalmá-lo remotamente.
Alguns aparelhos mais modernos também possuem funções como alarmes e reconhecimento facial, mas esses são pontos extras que você pode ou não escolher e considerar no momento da compra da melhor câmera de segurança.
Dúvidas frequentes
A seguir, confira as dúvidas mais frequentes dos compradores, assim como as respostas que o Tua Casa preparou para que você compre a melhor câmera de segurança para sua rotina e necessidades.
O que preciso saber para comprar uma câmera de segurança?
Você precisa escolher o tipo de câmera que prefere (bullet, dome ou speed dome), o ambiente que será gravado, o tipo de conectividade e armazenamento. Com esses pontos bem definidos, você fará uma escolha correta para sua casa ou estabelecimento comercial.
Qual marca de câmera de segurança é boa?
Muitas marcas de câmera de segurança do mercado são boas para diferentes necessidades, mas as recomendadas pelo Tua Casa são Intelbras, Tapo e Coibeu.
relacionadas
Com uma câmera, você já dá um bom passo em equipar sua casa para maior proteção. Outro aparelho interessante para maior segurança é a fechadura digital! Por isso, confira também o o guia de melhor fechadura digital e conheça as melhores opções do mercado.