Misturar produtos de limpeza pode parecer inofensivo, mas há combinações que podem ser extremamente perigosas. Muitas pessoas recorrem a misturas na esperança de potencializar a limpeza, sem perceber que isso pode liberar substâncias tóxicas e causar reações químicas nocivas. Assim, é essencial conhecer os perigos dessas combinações para evitar acidentes e garantir uma higienização eficaz e segura. Conheça os riscos e veja as recomendações aqui.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista especialista no cultivo de plantas em casa e com experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Misturas que você nunca deve fazer
Os produtos de limpeza, quando regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e utilizados conforme as recomendações, são seguros. Entretanto, a mistura de dois ou mais produtos pode resultar em grandes riscos. Confira combinações que você não deve fazer:
Água sanitária com amônia
A combinação de água sanitária com produtos com amônia em sua composição, como desinfetantes, desengordurantes, limpadores multiusos e limpa-vidros, é extremamente perigosa e nunca deve ser feita. Essa mistura é frequentemente utilizada por pessoas que buscam uma limpeza mais potente, especialmente em banheiros e cozinhas. Quando o cloro, presente na formulação da água sanitária, entra em contato com a amônia, ocorre uma reação química que libera cloramina, um gás tóxico. Ao ser inalado a pessoa pode ter falta de ar, tosse intensa, tontura e até perder os sentidos. Em casos graves, a intoxicação pode até levar a óbito.
Água sanitária com álcool
Há pessoas que acreditam que a combinação de água sanitária com álcool pode potencializar a desinfecção, especialmente para limpar superfícies e eliminar germes e bactérias. No entanto, essa prática representa riscos graves à saúde e à segurança. Quando a água sanitária entra em contato com o álcool, ocorre uma reação química que gera o clorofórmio, um gás com alto poder de intoxicação. A sua inalação pode causar tontura, sonolência, náusea e até perda de consciência. Além disso, pode causar ardência nos olhos, garganta e nariz, resultando em dificuldades para respirar. A exposição prolongada pode afetar sistema nervoso, fígado e rins. A mistura também pode aumentar a chance de combustão acidental, pois o álcool é altamente inflamável.
Água sanitária com vinagre
A união de água sanitária com vinagre é feita normalmente na esperança de que essa junção potencialize a ação desinfetante para limpar pisos, banheiros, cozinhas e até frutas e verduras. Entretanto, a reação entre os dois produtos libera gás-cloro, uma substância tóxica que pode causar dores de cabeça, tontura, ardência, tosse e dificuldade para respirar. A exposição prolongada pode levar à inflamação nos pulmões e até edema pulmonar. O contato com a solução também pode causar queimaduras na pele.
Publicidade
Vinagre com água oxigenada
Quando o vinagre é combinado com a água oxigenada, ocorre uma reação química que gera ácido peracético. Esse ácido pode até ser eficaz como desinfetante, mas é prejudicial à saúde e pode danificar superfícies como metal, madeira, couro e tecidos. A inalação de seus vapores pode causar tosse, falta de ar, dor de garganta e dificuldade para respirar. Já o contato direto com a pele ou mucosas pode resultar em queimaduras severas.
Em caso de exposição a qualquer uma dessas misturas, afaste-se imediatamente do local e busque um ambiente bem arejado. Se surgirem sinais como irritação nos olhos, na garganta ou dificuldades respiratórias, e esses sintomas persistirem, procure atendimento médico o mais rápido possível.
relacionadas
Recomendações para uma limpeza segura
A utilização de produtos de limpeza deve ser sempre feita de acordo com as orientações do fabricante. Informações como indicações corretas de uso, superfícies indicadas, cuidados e a necessidade de se utilizar equipamentos de proteção, como luvas, podem ser encontradas na embalagem do produto. No rótulo, também é possível certificar-se de que o produto possui registro na Anvisa e encontrar recomendações para o caso de acidentes. Na hora da limpeza, mantenha o ambiente bem ventilado e use cada produto de forma separada. Quando for necessário aplicar mais de um produto, faça isso de forma sequencial e enxágue ou limpe bem a superfície antes de aplicar um produto diferente. Quando finalizar, guarde os produtos de limpeza longe de fontes de calor e em recipientes bem fechados. Além disso, eles devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais.
Manter a casa limpa e higienizada é essencial, mas a segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Apesar de parecer uma boa ideia, misturar produtos de limpeza pode trazer consequências sérias. Para uma limpeza segura e eficaz, use sempre os produtos de forma separada e conforme as orientações. Veja também como fazer faxina e facilitar a sua rotina de limpeza.