Estrela da decoração da sala, quem nunca desejou chegar em casa e poder relaxar em um sofá confortável? Invenção burguesa, tem sua origem provável dos tronos dos governantes árabes, mancando presença dentre os nobres do Oriente Médio.
Tornou-se popular somente na época da industrialização, onde deixou de atender somente as casas dos mais abastados e figurou nos lares da população de classe média e baixa.
A arquiteta Melisa Dallegrave Afonso ainda revela que na sociedade romana existia uma versão deste móvel que era utilizada como assento para as refeições, chamado triclínio, onde cerca de três peças eram dispostas ao redor de uma mesa, garantindo conforto enquanto seus ocupantes saboreavam o banquete.
relacionadas
Suas formas, tamanhos e materiais foram explorados desde então, dando ares nas salas dos lares mundo afora, complementando a decoração e proporcionando momentos de relaxamento àqueles que se dispõe a experimentar tal conforto. Esta aí a única característica imprescindível deste móvel: independente do modelo, o sofá deve ser confortável.
Tipos de sofá que você pode ter em casa
As variações de modelos são inúmeras e a cada dia surgem novos modelos na indústria moveleira. A profissional revela que os mais comuns são os sofás tradicionais e a opção com chaise. Confira particularidades dos tipos de sofás mais encontrados à venda:
Publicidade
Sofás tradicionais
Geralmente disponível em opções de 2 ou 3 lugares, este modelo é o mais procurado na hora de decorar salas de tamanhos variados. “Sua profundidade varia de 0,95 a 1,00m”. Pode ser encontrado em tamanhos variados, podendo inclusive ser encomendado sob medida para o seu ambiente.
Tradicionalmente utilizado com a combinação das duas peças, hoje a tendência é misturar o sofá com poltronas de design diferenciados. “Quanto ao tamanho, este deve ser proporcional ao espaço disponível, não sobrecarregando o ambiente”, recomenda a arquiteta.
Sofás retráteis ou reclináveis
“Sua característica principal é possuir uma profundidade maior do que os convencionais, tendo seu uso recomendado em salas de TV ou home theater”, revela Mellisa. Opção ideal para salas com pouco espaço disponível, este pode manter-se na posição tradicional no dia a dia, com sua parte expansível escondida, e ser “aberto” na hora de assistir a um filme, por exemplo, proporcionando maior conforto.
Sofá de canto ou em L
Este modelo é basicamente dois sofás modulares justapostos e emendados por um assento ou apoio. “O sofá de canto é uma ótima saída para otimizar a circulação dos espaços e até mesmo a divisão dos ambientes”, ensina a profissional. Modelo ideal para quem gosta de reunir amigos e família, seu tamanho avantajado acomoda confortavelmente várias pessoas ao mesmo tempo.
Sofá com chaise
Opção parecido com o sofá em L, este diferencia-se por não ter encosto na região do chaise. “Este sofá possui um assento com maior profundidade que os outros assentos em uma de suas extremidades”, explica Mellissa.
Com sua utilização recomendada em ambientes que se primam pelo conforto, este item adicional proporcionará maior aconchego para seu ocupante. É válido lembrar que por ter uma extensão avantajada e fixa, é indicado para ambientes mais amplos, não atrapalhando o trânsito no cômodo.
Sofá cama
Opção preferida para aqueles que não dispensam receber visitas e não dispõe de um quarto próprio para isso, este modelo possui as características do sofá tradicional, com o diferencial de possuir uma cama interna, sendo montada quando necessário. “Pode ser disposto tanto na sala quanto no home office, acomodando as visitas”, adiciona a arquiteta.
Sofá redondo
Sofá com formato inusitado, não é muito comum, mas com certeza embeleza qualquer ambiente. Com uso recomendado para ambiente mais amplos, seu formato único garante uma união, aconchegando um número maior de pessoas garantindo integração entre as mesmas.
Quais tecidos mais comuns para sofás?
Agora que você já conhece os formatos mais comumente encontrados, que tal aprender sobre os diferentes tecidos para sofá utilizados para a confecção deste móvel? Confira algumas de suas principais características:
Couro
Um dos materiais mais dispendiosos, o couro é também o mais clássico e marcante. Este material confere requinte a qualquer ambiente, compondo uma decoração mais sóbria e refinada. Sua manutenção é necessária, hidratando-o de tempos em tempos e evitando contato com objetos perfurantes para que não estrague facilmente. Vale lembrar que este é um material quente, não recomendado em regiões muito tropicais ou com a indicação para ambiente climatizados.
Corino ou couro sintético
Este tecido sintético possui sua aparência semelhante a do couro natural, porém com um preço mais acessível e maior facilidade em sua manutenção. Diferentemente do couro, este material é impermeável, facilitando sua limpeza, além de ser mais resistente.
Chenille
Tecido extremamente confortável, possui uma textura canelada, proporcionando macies ao móvel. Devido a possuir vincos como característica principal, não é recomendável para pessoas alérgicas e possui manutenção um pouco dificultosa, sendo necessário o auxílio de um aspirador de pó para se livrar de toda a poeira possivelmente acumulada.
Suede
Este foi o tecido que desbandou o chenille como o queridinho dos sofás. Possui um custo mais baixo que o anterior, além de limpeza facilitada – e ainda existe a possibilidade de impermeabilizá-lo, garantindo uma vida útil mais longa. As opções de cores e texturas são inúmeras, sendo o material mais utilizado na confecção de sofás hoje em dia.
Sarja
Tecido que já foi muito utilizado para a fabricação de sofás e possui uma trama parecida com jeans. Hoje em dia é utilizado na confecção de capas para sofás, garantindo uma maior vida útil ao móvel, especialmente se este possui material delicado ou fácil de sujar.
Jacquard
Com modelagem clássica, este tecido é frequentemente encontrado em ambientes com uma decoração mais refinada. Possui ótima durabilidade, com limpeza facilitada devido a sua trama fechada, além de estampas delicadas e únicas realizadas durante o próprio processo de tecelagem.
60 modelos de sofás para você se inspirar
Que tal se inspirar com lindos e diferentes sofás para deixar o seu ainda mais belo e confortável? Então confira a sequência a seguir e tente visualizar qual dos modelos melhor se encaixa no seu lar, no seu orçamento, além de qual finalidade você busca para este móvel:
1. Linda capa de sarja para este sofá de 3 lugares
2. Que tal um sofá em jacquard off-white para uma sala cheia de estilo?
3. Composição com dois sofás tradicionais e uma poltrona
4. Ótimo exemplo de como sofás em tons claros ampliam o ambiente
5. Elaborar uma composição com almofadas de tamanhos e tecidos diversos deixa o sofá mais encantador
6. E por que não misturar dois modelos diferentes em um só ambiente?
7. Uma mistura de estilos e tecidos garantem um visual contemporâneo ao cômodo
8. Aqui, além de formato em L, o sofá ainda possui uma suave curva
9. Com design diferenciado e muito conforto
10. Lindo e sofá em capitonê branco com detalhes em preto
11. Tons claros e estrutura em madeira
12. Sofás e almofadas no mesmo tom e tecido
13. Um toque de cor vibrante transformando o ambiente
14. Este tecido apresenta um visual de jeans lavado
15. Aqui acompanhado de uma manta e almofada de rolo
16. Para equilibrar um ambiente colorido, um sofá neutro
17. Design moderno para uma sala cheia de estilo
18. Sofá estilo divã para aproveitar o pouco espaço disponível
19. Lindo sofá em L acompanhado de moderno divã
20. Modelo tradicional, mas sem perder o estilo
21. Sofá de 2 lugares para um visual clássico e clean
22. Design moderno com uma curva sutil
23. E que tal um sofá de trama sintética para o ambiente externo?
24. Lindo sofá cinza confeccionada todo em capitonê
25. Este inusitado modelo deixa o ambiente mais descontraído
26. Mais uma opção em trama rattan para relaxar no ambiente externo
27. Ideal para receber convidados, este grande sofá acomoda a todos confortavelmente
28. Decorando o ambiente pequeno com muito estilo
29. Amplo sofá de 3 lugares para esta elegante sala
30. Mix de estilos: capitonê e base listrada
31. Aqui as almofadas em rolo fazem a função de encosto
32. Dois ambientes diferentes, dois modelos diferentes
33. O mix de tons neutros deixou o ambiente ainda mais elegante
34. Outro belíssimo exemplo de como o sofá em L aproveita casa espaço do ambiente
35. Para um ambiente luxuoso, este sofá é a opção ideal
36. Aqui, além do sofá ainda foi confeccionada um apoio para os pés no mesmo material
37. Amplo e confortável sofá para momentos de relaxamento
38. Neste ambiente o sofá branco é ideal para compor com as poltronas cheia de estilo
39. Design diferenciado, este sofá nos remete ao modelo divã
40. Este sofá retrátil é opção ideal para o ambiente pequeno
41. Sofá em tom azul vivo, em harmonia com o quadro a parede
42. Aqui o sofá deixa o destaque para a poltrona colorida
43. Com linhas simples e muita elegância
44. Aqui o assento com design diferenciado é o destaque do móvel
45. Mais uma vez o sofá deixa as poltronas coloridas em evidência
46. Amplo – e confortável sofá de canto
47. E por que não um sofá em L e ainda retrátil?
48. Tons neutros e modelo tradicional, com linhas retas
49. O modelo sem braço garante o charme do ambiente
50. Tecido fino e tom sóbrio trazendo beleza ao ambiente
51. Lindo opção de sofá retrátil em corino
52. Este delicado sofá verde é muito amor!
53. Já pensou neste sofá cheio de estilo na sua sala?
54. Com tecido semelhante ao moletom, garantindo o conforto do móvel
55. Para harmonizar com as poltronas em madeira, um discreto sofá branco
56. A varanda ganhou um lindo sofá de canto em capitonê
Com estas informações ficou ainda mais fácil escolher o sofá ideal para um dos ambientes mais aconchegante do seu lar. Na hora da compra, lembre-se de levar em consideração tanto o modelo desejado, o tamanho do ambiente onde o sofá será disposto e qual o material com melhor custo-benefício para você. E se quiser inovar, que tal um sofá curvo?