O muxarabi é um tipo de treliça utilizado como decoração em fachadas, móveis e divisórias. O elemento arquitetônico tem conquistado cada vez mais adeptos, pois garante privacidade, favorece a luz natural e facilita a ventilação. A seguir, a arquiteta Camila Cavalheiro compartilha diversas informações sobre o elemento.
O que é muxarabi e onde ele pode ser aplicado no projeto
A arquiteta conta que o muxarabi possui origem árabe e chegou “ao Brasil pelos portugueses, se tornando um dos elementos mais característicos da nossa arquitetura colonial”. Ele pode ser instalado na parte externa e interna da casa, como em fachadas, janelas, portas, divisórias e móveis. “Haverá um impacto visual causado pela entrada de luz ao longo do dia, jogo de luz e sombra que mudará com a trajetória do sol”, afirma.
Em sua tradição, o muxarabi era usado para que as mulheres não fossem vistas pelos homens, já que a sua estrutura garante privacidade. Além disso, o elemento concede um melhor conforto térmico, pois “pode ventilar e sombrear no verão e reter calor no inverno”, explica a profissional. Por fim, o material conta também com um conceito sustentável, perfeito para pessoas engajadas no assunto.
relacionadas
Muxarabi X cobogó: como diferenciar cada um deles
Os dois são facilmente confundidos, já que eles possuem as mesmas funções: privacidade, ventilação e entrada de luz natural. Apesar da semelhança, eles contam com design e materiais diferentes. Cavalheiro explica que “o muxarabi é feito de ripas de madeira sobrepostas” e, o cobogó, “é um elemento arquitetônico vazado, produzido originalmente em concreto, resultando em grandes paredes vazadas”.
Vantagens e desvantagens para considerar antes de apostar no muxarabi
Como qualquer outro elemento arquitetônico, há o lado positivo e o negativo de instalar um muxarabi. A seguir, confira alguns pontos que você precisa considerar antes de apostar no material.
Vantagens
- Promovem maior privacidade e sua estrutura garante que você enxergue as pessoas que estão ao lado de fora e não o contrário;
- Por sua característica vazada, o muxarabi permite a entrada parcial de iluminação natural e ventilação, deixando o ambiente mais confortável e aconchegante;
- É uma estrutura que conta com um visual bonito e leve, se adaptando em diversos estilos. Cavalheiro conta que “atualmente ele é bastante utilizado em projetos contemporâneos em diferentes formatos”;
- Versátil, o muxarabi pode ser instalado em fachadas da casa, móveis e divisórias internas, mas sem pesar a decoração;
- O visual que as sombras concedem ao longo do dia é outro ponto de destaque, pois confere charme e beleza ao ambiente;
- Muxarabi é considerado um elemento sustentável, pois proporciona conforto térmico e reduz o custo de energia.
Desvantagens
- A arquiteta explica que é preciso ficar atento com o muxarabi de madeira, visto que precisa de manutenção, como aplicar verniz para garantir maior durabilidade;
- Dependendo do lugar em que for instalado e a quantidade que precisar, o valor do muxarabi pode ser um pouco alto;
- Sua limpeza também não é uma tarefa tão simples, já que sua estrutura pode acumular pó e a limpeza de alguns cantinhos é complicada;
- Se optar em colocar na fachada, exposta ao sol e chuva, a sua durabilidade diminui bastante se não for bem cuidada;
- Por ter um grande impacto visual, é melhor não pesar na decoração com outros elementos.
É preciso pensar bastante antes de adquirir o seu muxarabi. Além disso, converse com um profissional para direcionar melhor o seu objetivo. Agora, confira o custo para instalar o material na sua casa.
Média de preço para aplicar muxarabi no seu projeto
Cavalheiro recentemente assinou um belíssimo projeto em que instalou muxarabi nas janelas e portas de uma casa. O preço foi aproximadamente R$ 7.000,00 por metro quadrado e feito com madeira cumaru. Vale lembrar que isso depende muito da empresa contratada para fazer e instalar o material. Faça uma pesquisa, mas sempre priorizando a qualidade do serviço e do material!
Publicidade
20 fotos de muxarabi para você apostar no material
Agora que você já sabe o que é muxarabi, confira uma pequena seleção de projetos que apostaram nele e garantiram um visual único e muito charmoso:
1. O muxarabi pode ser instalado dentro de um apartamento
2. Ou fora de uma casa
3. Sua estrutura vazada proporciona maior privacidade
4. Além de garantir entrada de luz solar
5. E ventilação para trazer maior aconchego ao ambiente
6. O muxarabi na fachada deixa o visual imponente
7. Madeira é o material mais utilizado para o muxarabi
8. Mas você também pode optar pelo metálico
9. Existem diversos designs e desenhos
10. Que geram um lindo jogo de sombras durante o dia
11. Aqui, o muxarabi foi escolhido para separar a cozinha da lavanderia
12. Já esse projeto utilizou o material como uma porta
13. Sua característica vazada causa impacto na decoração
14. Em simultâneo, agrega um aspecto mais leve e bonito
15. O muxarabi externo certamente não passa despercebido
16. Você pode aplicar o muxarabi em qualquer estilo
17. O elemento ficou ótimo como cabeceira de cama
18. E, aqui, como divisória do closet
19. Detalhes que fazem uma grande diferença
20. Muxarabi de madeira traz um aspecto natural e bonito
Incríveis, não é mesmo? O muxarabi tem tudo para se tornar uma grande tendência. Agora, conheça o brises, outra opção linda para colocar na fachada da sua casa.