Micro-ondas não é pra tudo: 8 itens comuns que você nunca deve colocar lá

Canva


Atualizado em 04.08.25

O micro-ondas facilita, e muito, o dia a dia, mas alguns objetos e alimentos podem causar verdadeiros desastres quando colocados lá dentro. Queimaduras, faíscas, derretimentos, incêndios e até pequenas explosões podem acontecer por simples descuido ou desconhecimento. Neste guia, descubra o que não pode ir ao micro-ondas de jeito nenhum e como evitar acidentes na cozinha.

Conheça a especialista

Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista especialista no cultivo de plantas em casa e com experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.

1. Papel alumínio e objetos metálicos

Metais e micro-ondas não combinam. Quando você coloca papel alumínio, talheres, tampas metálicas, canecas térmicas, garrafas de inox ou até uma louça com filetes dourados no micro-ondas, pode causar faíscas e até um princípio de incêndio. Isso acontece porque o metal reflete as ondas eletromagnéticas em vez de absorvê-las, o que pode danificar o aparelho e causar queimaduras e acidentes. Por isso, sempre transfira alimentos ou bebidas para recipientes adequados ao uso no micro-ondas antes de aquecê-los.

2. Plásticos inadequados: potes, sacolas e embalagens comuns

Nem todo plástico pode ir ao micro-ondas. Usar o tipo errado pode liberar toxinas perigosas nos alimentos. Potes de plástico rachados ou riscados, sacolas de supermercado, sacos plásticos e embalagens comuns, como potes de sorvete ou requeijão, devem ficar longe do micro-ondas. Eles podem derreter, grudar na comida e soltar substâncias nocivas, como o BPA.

Por isso, sempre verifique se o recipiente tem o selo “próprio para micro-ondas”. Essa pequena checagem evita desde intoxicações até acidentes mais sérios.

3. Embalagens de isopor

O isopor parece prático, mas não é amigo do micro-ondas. Esse material pode derreter ou liberar substâncias tóxicas quando aquecido, contaminando a comida. Muitas marmitas vêm nessas embalagens, e em um primeiro momento, pode parecer mais prático aquecer a comida nesse recipiente. Mas, atenção, o ideal é transferir o alimento para um pote ou prato adequado antes de esquentar. Além de preservar a saúde, você evita sujeira e desperdício, já que o isopor pode deformar e estragar facilmente com o calor.

Publicidade

4. Ovos com casca

Colocar ovos com casca no micro-ondas é uma péssima ideia, e uma armadilha para quem já tentou. A casca impede que o calor escape, fazendo o ovo esquentar de dentro para fora até explodir. Além de sujeira garantida, isso pode causar queimaduras e danificar o aparelho. Para fazer um ovo no micro-ondas, o recomendado é sempre quebrá-lo antes em um recipiente.

5. Potes de vidro ou cerâmica com tampa vedada

Potes de vidro e cerâmica são ótimos para micro-ondas, desde que não estejam com a tampa bem fechada. Tampas vedadas criam pressão dentro do recipiente durante o aquecimento. Essa pressão pode causar um estouro, espalhando comida para todo lado e até quebrando o pote. Para evitar isso, deixe a tampa semiaberta ou use aquelas tampas próprias para micro-ondas, que liberam vapor com segurança.

6. Utensílios rachados ou lascados

Também evite utilizar potes ou recipientes com pequenas rachaduras ou lascas. Isso pode parecer inofensivo, mas no micro-ondas, é uma cilada. O calor intenso pode fazer com que as trincas se expandam rapidamente, causando quebra repentina do utensílio. Além disso, resíduos de cerâmica ou vidro podem acabar contaminando o alimento. Se um pote está danificado, o melhor é aposentá-lo da cozinha.

7. Frutas com casca grossa

Frutas com casca grossa, como uvas, maçãs, bananas, maracujá ou jabuticaba não devem ir ao micro-ondas inteiras. O vapor que se forma dentro delas não tem por onde sair, o que pode causar uma explosão repentina. Além da sujeira, também existe o risco de queimadura. Para aquecer alguma fruta, retire a casca se for o caso, corte ao meio ou em pedaços menores, e fique de olho no tempo.

8. Atenção com líquidos

Esquentar líquidos no micro-ondas é um hábito comum, mas pouca gente sabe que ele pode ser arriscado. Água, leite, café, feijão e caldos podem superaquecer – ou seja, passar do ponto de ebulição sem borbulhar. Quando isso acontece, basta uma pequena movimentação, como mexer com uma colher ou tirar o copo do aparelho, para o líquido “explodir” de repente e causar queimaduras graves. O ideal é aquecer em etapas curtas, mexendo entre os intervalos e sempre usar recipientes abertos.

Evitar esses itens no micro-ondas é uma forma simples de garantir mais segurança na sua cozinha e garantir que os alimentos sejam aquecidos com segurança. Com atenção e os utensílios certos, você pode aproveitar tudo que o micro-ondas oferece, sem sustos. Aproveite e confira também a matéria sobre os locais proibidos para airfryer e mantenha sua cozinha ainda mais segura.

Publicidade

comentários
guest
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Donald
Donald

Colher para dissipar calor? Plastico não dissipa, metal não pode. O melhor é tomar os devidos cuidados.

Andressa Oliveira
Tua Casa
Andressa Oliveira
Respondendo a  Donald

Realmente, colher de metal não deve ir ao micro-ondas, e plástico também não resolve o problema. Por isso, o mais seguro continua sendo: aquecer em etapas curtas, não tampar o recipiente totalmente e, se possível, mexer o líquido entre os intervalos. Se necessário, utilize uma colher de madeira para ajudar a quebrar a tensão superficial do líquido durante o aquecimento.

JOAO ALBERTO RICHTER
JOAO ALBERTO RICHTER

MAS É ÓTIMO PARA “TORRAR” OS “BOZOS”

Rico mansur
Rico mansur
Respondendo a  JOAO ALBERTO RICHTER

Parecem que não aprenderam com a fala absurda do prof. Da UFRJ sobre a filha do justo…. Brasil melhor é um Brasil Unido, não criando ainda mais muros…

Silvio
Silvio
Respondendo a  JOAO ALBERTO RICHTER

Detestam lulas tb

ale
ale
Respondendo a  Silvio

kkk! perfeito.

Reginaldo Pupo de Azevedo
Reginaldo Pupo de Azevedo
Respondendo a  Silvio

KKKKKKKKKKKK…boa

EILSON
EILSON
Respondendo a  JOAO ALBERTO RICHTER

concordo

Sergio murilo
Sergio murilo

Papel aluminio e marmitex, podem sim ir ao micro ondas.
Desde q cumpram algumas regras.
Ex. O marmitex nao deve tocar as laterais do aparelho, deve esta cheio ou quase cheio, e manter no minimo dez centimentros do teto do aparelho.

Andressa Oliveira
Tua Casa
Andressa Oliveira
Respondendo a  Sergio murilo

Se usado corretamente, marmitex de alumínio pode ser aquecido com segurança em micro-ondas. Mas é algo que exige atenção. Para a maioria das pessoas, a recomendação mais segura é transferir o alimento para um recipiente apropriado

Ratin
Ratin

Tantos pequenos cuidados que nos deixam mais seguros, não usarmos o M-O, tá?!

Camila
Camila

Meu Deus, a que ponto chegamos. Que coisa doentia, tudo tem que envolver político, ou melhor, Lula ou Bolsonaro, a sociedade realmente esta doente. Último lugar que achei que teria o desprazer de ler essas asneiras seria aqui. Mas, pelo visto em todos os lugares tem pessoas alienadas.

Éder David De Castro
Éder David De Castro

Temos que nos concretizar de fazermos td corretamente