O micro-ondas facilita, e muito, o dia a dia, mas alguns objetos e alimentos podem causar verdadeiros desastres quando colocados lá dentro. Queimaduras, faíscas, derretimentos, incêndios e até pequenas explosões podem acontecer por simples descuido ou desconhecimento. Neste guia, descubra o que não pode ir ao micro-ondas de jeito nenhum e como evitar acidentes na cozinha.
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista especialista no cultivo de plantas em casa e com experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
1. Papel alumínio e objetos metálicos
Metais e micro-ondas não combinam. Quando você coloca papel alumínio, talheres, tampas metálicas, canecas térmicas, garrafas de inox ou até uma louça com filetes dourados no micro-ondas, pode causar faíscas e até um princípio de incêndio. Isso acontece porque o metal reflete as ondas eletromagnéticas em vez de absorvê-las, o que pode danificar o aparelho e causar queimaduras e acidentes. Por isso, sempre transfira alimentos ou bebidas para recipientes adequados ao uso no micro-ondas antes de aquecê-los.
2. Plásticos inadequados: potes, sacolas e embalagens comuns
Nem todo plástico pode ir ao micro-ondas. Usar o tipo errado pode liberar toxinas perigosas nos alimentos. Potes de plástico rachados ou riscados, sacolas de supermercado, sacos plásticos e embalagens comuns, como potes de sorvete ou requeijão, devem ficar longe do micro-ondas. Eles podem derreter, grudar na comida e soltar substâncias nocivas, como o BPA.
Por isso, sempre verifique se o recipiente tem o selo “próprio para micro-ondas”. Essa pequena checagem evita desde intoxicações até acidentes mais sérios.
3. Embalagens de isopor
O isopor parece prático, mas não é amigo do micro-ondas. Esse material pode derreter ou liberar substâncias tóxicas quando aquecido, contaminando a comida. Muitas marmitas vêm nessas embalagens, e em um primeiro momento, pode parecer mais prático aquecer a comida nesse recipiente. Mas, atenção, o ideal é transferir o alimento para um pote ou prato adequado antes de esquentar. Além de preservar a saúde, você evita sujeira e desperdício, já que o isopor pode deformar e estragar facilmente com o calor.
Publicidade
4. Ovos com casca
Colocar ovos com casca no micro-ondas é uma péssima ideia, e uma armadilha para quem já tentou. A casca impede que o calor escape, fazendo o ovo esquentar de dentro para fora até explodir. Além de sujeira garantida, isso pode causar queimaduras e danificar o aparelho. Para fazer um ovo no micro-ondas, o recomendado é sempre quebrá-lo antes em um recipiente.
5. Potes de vidro ou cerâmica com tampa vedada
Potes de vidro e cerâmica são ótimos para micro-ondas, desde que não estejam com a tampa bem fechada. Tampas vedadas criam pressão dentro do recipiente durante o aquecimento. Essa pressão pode causar um estouro, espalhando comida para todo lado e até quebrando o pote. Para evitar isso, deixe a tampa semiaberta ou use aquelas tampas próprias para micro-ondas, que liberam vapor com segurança.
6. Utensílios rachados ou lascados
Também evite utilizar potes ou recipientes com pequenas rachaduras ou lascas. Isso pode parecer inofensivo, mas no micro-ondas, é uma cilada. O calor intenso pode fazer com que as trincas se expandam rapidamente, causando quebra repentina do utensílio. Além disso, resíduos de cerâmica ou vidro podem acabar contaminando o alimento. Se um pote está danificado, o melhor é aposentá-lo da cozinha.
relacionadas
7. Frutas com casca grossa
Frutas com casca grossa, como uvas, maçãs, bananas, maracujá ou jabuticaba não devem ir ao micro-ondas inteiras. O vapor que se forma dentro delas não tem por onde sair, o que pode causar uma explosão repentina. Além da sujeira, também existe o risco de queimadura. Para aquecer alguma fruta, retire a casca se for o caso, corte ao meio ou em pedaços menores, e fique de olho no tempo.
8. Atenção com líquidos
Esquentar líquidos no micro-ondas é um hábito comum, mas pouca gente sabe que ele pode ser arriscado. Água, leite, café, feijão e caldos podem superaquecer – ou seja, passar do ponto de ebulição sem borbulhar. Quando isso acontece, basta uma pequena movimentação, como mexer com uma colher ou tirar o copo do aparelho, para o líquido “explodir” de repente e causar queimaduras graves. O ideal é aquecer em etapas curtas e sempre usar recipientes abertos, de preferência com uma colher dentro (que não seja de metal) para ajudar a dissipar o calor.
Evitar esses itens no micro-ondas é uma forma simples de garantir mais segurança na sua cozinha e garantir que os alimentos sejam aquecidos com segurança. Com atenção e os utensílios certos, você pode aproveitar tudo que o micro-ondas oferece, sem sustos. Aproveite e confira também a matéria sobre os locais proibidos para airfryer e mantenha sua cozinha ainda mais segura.
Publicidade
MAS É ÓTIMO PARA “TORRAR” OS “BOZOS”